Ter um momento só a dois depois da chegada dos filhos parece uma missão quase impossível, não é mesmo? Nem todo mundo tem uma rede de apoio para poder contar na hora de deixar os filhotes para sair com o companheiro ou companheira. Viajar, então, é mais difícil ainda.
Mas, apesar de todas essas dificuldades, acredito que um casal deva tentar se esforçar para que estes momentos aconteçam, mesmo que sejam uma raridade. Imergir a dois em novas aventuras e situações que não envolvam os filhos é totalmente saudável. São nestes momentos que relembramos nossa essência, o motivo de estarmos juntos, a origem de tudo e daí voltamos renovados para nós e para os filhos. Um casal feliz, com a energia renovada faz bem também para as crianças. Fazemos isso por nós e também por eles. Por isso, sem culpa e remorso, porque sabemos que o benefício chegará para todos.
Enfim, por aqui, tentamos fazer uma pequena viagem a dois pelo ao menos uma vez por ano. Neste ano, repetimos o destino anterior de tanto que gostamos , a linda cidadezinha de Lavras Novas. E é sobre esse vilarejo encantador que quero deixar dicas para vocês. Então...vamos lá!
Lavras Novas é um dos 13 distritos de Ouro Preto e faz parte do Caminho Novo da Estrada Real. Distante 20 km da Sede, encanta cada vez mais turistas por sua tranquilidade. Com menos de 1000 habitantes e rodeada por uma natureza estonteante, o vilarejo com clima bucólico é convidativo para quem procura desacelerar e curtir de forma despretenciosa. É tudo muito simples, não é uma cidade cheia de opções de lazer como outros destinos, mas é justamente isso que deixa a experiência mais rica: parar para contemplar a beleza nas simplicidades.
Impossível não se encantar com as flores da cidade |
Seus 1300 metros de altitude proporcionam um clima ameno em que mesmo no verão as noites são frescas. E no inverno é bastante frio!Ir com crianças ou não? Bom, a experiência que tenho das duas vezes em que estive lá foi sem as crianças. O distrito é perfeito para viagens românticas.
Mas, também vi muitas famílias por lá. Os passeios na natureza encantam as crianças , mas, além disso, não tem outras opções de lazer. E no inverno é preciso ir "bem equipado" porque faz muuuuuito frio mesmo.
Hospedagem
Embora seja bem pequena, Lavras Novas conta com mais de 30 pousadas. Há opções mais simples, intermediárias e outras bem luxuosas, mais caras.
Em nossas duas experiências, nos hospedamos na mesma pousada, a Palavras Novas. Então é sobre ela que posso falar e indicar para vocês.
A pousada conta com vários tipos de chalés e uma área externa linda de viver! Tem até igrejinha onde renovamos nossos votos (rs). Ficamos no chalé com lareira e hidro, um luxo!!
Algumas fotos que fiz na pousada Palavras Novas:
Vista da pousada do alto do nosso chalé |
O que fazer em Lavras Novas
Lavras Novas é praticamente uma rua (rsrs). A parte mais badalada do vilarejo fica nessa rua, que é a da Matriz Nossa Senhora dos Prazeres. Lá fica a maior parte dos restaurantes e barzinhos gostosos. Além dessa rota gastronômica, as atividades em meio à natureza são destaques.
Algumas coisas que você não pode de fazer em LN:
- Caminhar descompromissadamente contemplando as lindas casinhas coloridas
- Tirar foto em frente a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres
- Contemplar os jardins das casinhas
- Tirar fotos nas casinhas tortas (seguir caminhando a rua atrás da Matriz)
- Fazer trilhas e visitar cachoeiras (algumas mais famosas: Cachoeira dos Namorados, Pocinhos, Três Pingos, Falcão)
- Assistir ao espetáculo do pôr do sol na Represa do Custódio
- Visitar mirantes
- Fazer o passeio de veículo 4x4 ( recomendo a empresa Nefelibatas)
- Desacelerar e ser feliz!
Cachoeira dos Namorados |
A gente viaja sem as crias, mas pensa nelas quase o tempo todo rsrs. Casinha da bruxa |
Mirante dos Pocinhos |
Passeio de quadriciclo pela empresa Nefelibatas |
Represa do Custódio |
Onde comer em Lavras Novas
A experiência gastronômica em LN é, literalmente, deliciosa! Tem para todos os gostos e bolsos, restaurantes tipo bistrôs onde você pode optar por um delicioso foundue ou barzinhos com opções de drinks, porções, pratos a la carte...
A maior parte destes locais fica na rua principal. Mas também recomendo um restaurante um pouco mais afastado (na rua de trás da igreja), que se chama Toca do Tatu. Comida mineira feita no fogão a lenha e com preço ótimo, recomendo!
Casa do Foundue Restaurante da pousada Palavras Novas, mas que também é aberto ao público |
Mas, atenção! Lá você não vai encontrar:
- posto de combustível
- supermercados grandes (apenas pequenas mercearias)
- hospital
- bancos
- caixas eletrônicos
- drogarias (leve um kit básico de medicamentos, principalmente se for com crianças)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada!
Volte sempre!