terça-feira, 30 de julho de 2019

Você sabe o que é prática de saúde integrativa e complementar?

As PICS (práticas integrativas e complementares em saúde) compreendem terapias como acupuntura, aromaterapia, terapia floral, Yoga. O Sistema Único de Saúde, o SUS, conta hoje com 29 dessas práticas que complementam a medicina tradicional. A maioria delas são milenares ou se baseiam em conhecimentos, tradições e culturas ancestrais. Venceram o tempo, sendo transmitidas de geração em geração, foram de certa forma esquecidas, principalmente no ocidente e hoje voltaram com tudo! A procura por elas vem aumentando consideravelmente, assim como os estudos e pesquisas nesta área, que nos dão ainda mais segurança e embasamento para praticar e buscar essas terapias.

acupuntura, reiki, aromaterapia, terapia floral, yoga, florais

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o conceito de saúde não é apenas ausência de doença, e sim o bem-estar físico, mental e social. A medicina ocidental tradicional, que prevalece na nossa cultura, avançou bastante, utiliza inúmeras tecnologias, é essencial no tratamento das doenças, porém sozinha não consegue gerar a saúde integral. Além dos outros profissionais de saúde que atuam nos diversos tratamentos, as PICS, que antes eram chamadas de terapias alternativas, não competem com a medicina tradicional. Como o próprio nome diz, elas complementam e integram, com objetivo de cuidar do ser humano de forma holística.
A palavra holismo é de origem grega, significa "todo", "inteiro", "totalidade". Portanto, as PICS, como terapias holísticas, cuidam do ser humano lembrando que todas as partes do ser estão integradas (física, mental, emocional, espiritual).

medicina integrativa, pics, holismo, holística, terapia

O meu encantamento por essas práticas surgiu em um momento muito desafiante na minha vida. Eu tive uma gravidez ectópica (onde o embrião é fecundado fora do útero, no meu caso na trompa) e após, desenvolvi depressão e síndrome do pânico. Depois de passar por 3 psiquiatras diferentes, o quarto médico me surpreendeu ao me apresentar e indicar as práticas integrativas para o meu tratamento. Além dos remédios alopáticos que utilizava (Rivotril, Alprazolam e Citalopram) e da terapia com Psicólogo, comecei a me tratar com Acupuntura, Reiki, Cromoterapia, Florais e Homeopatia. Aos poucos, as dosagens dos medicamentos foram diminuindo até que depois de 1 ano, não precisei de mais nenhum. Estou livre deles desde 2013. De lá até aqui, continuei buscando as práticas integrativas tanto para mim, quanto para minha família, e sou prova de como elas facilitam e colaboram muito para o nossa saúde integral! Geram um bem estar completo!

acupuntura, yoga, reiki, cromoterapia, terapia floral, aromaterapia


Percebo um crescimento considerável da procura por terapias integrativas e complementares. Não é modinha, como já escutei algumas pessoas falarem. 
Vivemos de forma muito agitada, cheios de compromissos, atribulações, problemas e, geralmente, buscamos melhorar os sintomas dos desconfortos e doenças que vão surgindo, acumulando medicamentos. Precisamos nos conhecer melhor, descobrir  e reconhecer nossas sombras e nossas fraquezas, mudar hábitos nocivos, buscar uma alimentação de qualidade, praticar exercícios e as terapias integrativas auxiliam bastante neste processo de autoconhecimento, descobertas, administração do tempo, organização interna e externa, planejamento, disciplina, metas, sonhos! Isso porque elas nos cuidam em todos os aspectos, nos dão suporte e nos fortalecem para os desafios da vida.
O objetivo é a permanência do bem estar! Investir em prevenção e promoção da saúde e não apenas tratar sintomas e doenças.  
Hoje sou praticante de Yoga e meditação, estou cursando pós-gradação em Acupuntura, fiz o curso de Reiki I, estou me inciando como Aromaterapeuta e pretendo divulgar e promover esse movimento que oferta outros jeitos de praticar o cuidado e o autocuidado, considerando o bem estar físico, mental e social como fatores determinantes e condicionantes da SAÚDE!

pics, integrativas, complementares, saúde

Infelizmente algumas pessoas ainda consideram essas terapias como charlatanismo e negligência (infelizmente, existem profissionais assim em todos as áreas). É importante procurar um profissional qualificado e certificado, que lhe transmita segurança e confiança. 
Espero que o preconceito e discriminação que ainda existem sobre elas, sejam aos poucos substituídos pela compreensão das importantes contribuições para a saúde, que elas oferecem. 

Fico muito feliz pela crescente implantação das práticas pelo SUS, que permite o acesso de muitas pessoas às PICS! Segue uma lista das 29 que já foram incluídas:

pics, saúde, sus


Você gostaria de saber sobre alguma prática integrativa com mais detalhes? Conta pra gente!
Pretendo trazer nos próximos posts muitas informações sobre elas e os diversos benefícios!
Abraços!


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!