quinta-feira, 4 de julho de 2019

10 dicas para ajudar seu filho à estudar

Oi! Você deve ter visto aqui nos stories do blog eu desabafando sobre as dificuldades de fazer o Miguel estudar para as provas. Se você não viu, dá uma passadinha lá no Instagram do Mamãe Sortuda @mamaesortuda que eu vou deixar tudo salvo nos Destaques!





Mas então, por aqui, é o primeiro ano que temos provas que valem média de verdade pra passar de ano, e o desfio é, além de fazer entender que se não estudar, não passa de ano. Mas também descobrir a melhor forma de estudar aquelas matérias que ele não gosta e, portanto, tem mais dificuldades. 

Como eu tenho certeza que não estou sozinha nessa, dei uma pesquisada em tecnicas e dicas pra melhorar a relação das crianças com o estudo e vou postar 10 delas aqui pra vocês. 

Depois quero saber quem usou e como foi. E se você tiver alguma dica infalível que não está aqui, compartilha nos comentários com a gente. 

1 - Estabeleça uma Rotina: Tenha uma rotina de estudos diária, um pouquinho por dia, logo após o "para casa", pra já ir acosyumando e não acumular matéria pra estudar próximo às provas. 

2 - Acompanhe de perto o "para casa": Não é pra fazer com ele ou para ele, é pra ficar de olho enquanto ele faz e conferir no final. Assim você já consegue identificar os pontos onde a criança está tendo mais dificuldade. E com isso, você pode reforçar aquele pedaço da matéria na hora do estudo diário. 

3 - Busque, sempre que possível, correlacionar o conteúdo de sala de aula com algum acontecimento ou exemplo do dia-a-dia: muitos estudos de neurociência indicam que quando a gente relaciona uma imagem à um conceito, a gente guarda e internaliza o conceiro com mais eficiência, do aque apenas conceitos soltos. 

4 - Procure perguntar como foi o dia de aula do seu filho: crie um vínculo, perguntando de formas diferentes, com carinho e na amizade, para que seu filho se sinta à vontade para contar aquilo que ele gostou e também não gostou ou não se sentiu à vontade durante o dia na escola. assim, fazemos com que ele se sinta seguro para compartilhar também as dificuldades. 

5 - Organize o espaço de estudos: Crie um espaço limpo, organizado, iluminado e livre de interferências como televisão e videogame para que a criança consiga manter o foco, sem distrações, durante o momento de estudo. 

6 - Demonstre prazer na leitura: As crianças observam, e criam resitência apenas por copiar o comportamento dos adultos ao seu redor. Se você não tem o hábito de leitura e trata o atop de ler com pesar, não espere que seu filho goste. Demonstre entusiasmo e interesse que ele logo se mostrará mais disponível para a hora da leitura. 

7 - Leia junto com a criança: na hora de dormir ou em algum momento de descontração, escolham  um livro de história e leiam juntos. Pode ser você lendo para a criança um dia e ela lendo pra você no outro ou até mesmo você lê as páginas ímpares e a criança a par. O importante é ler junto, e aproveitar esse momento para conversar sobre o texto, fazer perguntas sobre a história para treinar a interpretação de texto. Conseguir interpretar bem um texto é meio caminho para um bom desempenho na hora da prova, porque não adianta nada saber a matéria se não consegue entender (interpretar) o que o enunciado da questão está pedindo. 

8 - Ajude seu filho a descobrir a fórmula ideal de estudo: ajude a sua criança a descobrir a melhor forma para estudar cada matéria. E tenha em mente que nem sempre a melhor forma de estudar matemática, por exemplo, também serve para estudar história. Aqui o importante é entender a melhor estratégia para cada caso. 

9 - Não deixe para ir à escola só quando aparecer um problema:  Não espere para ir à escola apenas quando surgir um problema. Busque conversar com os professore sobre o desenvolvimento da criança e o conteúdo dado em sala de aula. As crianças menores se sentem mais seguras quando percebem um vìnculo entre a casa e a escola.  

10 - Não espere seu filho virar adolescente para participar da educação dele: De nada adianta vir cheio de cobranças pra cima de um adolescente quando, muitas vezes o problema está lá na base. Um conhecimento que ele deixou de aprender no ensino fundamental, pode interferir muito no resultado do ensino médio. Acompanhar de perto agora, muito provavelmente vai te assegurar um adolescente com menos problemas de nota. 




á











_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!