terça-feira, 30 de outubro de 2018

Horário de Verão e a mudança na rotina do sono das crianças

O Horário de Verão começa oficialmente à meia-noite deste domingo, 4 de novembro de 2018. E pra te ajudar a ajustar o sono do seu filho ao novo horário, vamos dividir com você algumas dicas preciosas pra fazer essa transição sem traumas. Vamos lá?!






1 – MANTENHA A ROTINA DO SONO: Nesses dias que antecedem o início do horário de verão, e nos dias que seguem, procure ao máximo manter a rotina do sono da criança sem nenhuma alteração, para que ele entenda que nada mudou. Por exemplo: se a rotina do sono na sua casa é jantar, brincadeiras, escovar os dentes e hora da história, mantenha tudo isso, sem pular nenhuma etapa ou acrescentar.

2 – DEIXE A CASA CALMA E TRANQUILA PARA A HORA DA ROTINA DO SONO: Ou seja, quando chegar a hora, elimine qualquer possivel distração para a criança. Diminua as luzes, reduza ruidos e desligue a tv, por exemplo, para que se crie um ambiente propricio para o sono.

3 – NÃO CORTE AS SONECAS: Se seu filho ainda é pequeno e tira uma soneca pela manhã ou a tarde, não tire a soneca nesses dias para cansá-lo pois o tiro pode sair pela culatra. A Soneca faz parte da rotina biológica de sono dele e tirar a soneca é, também, alterar essa rotina. Ele vai acabar ficando irritado durante o dia e isso só vai estressar todos ao invés de ajudar. E ainda pode acontecer dele adormecer mais cedo do que deveria e acordar no meio da madrugada deixando vocês dois cansados e com o sono desregulado. Mantenha as sonecas normalmente com a ajuda da nossa DICA DE OURO.

4 -  DÊ O EXEMPLO: Sim, dê o exemplo. Seu filho não é bobo, ele vai notar que está indo dormir em um horário diferente. Então uma das melhoreses estratégias é colocar a sua roupa de dormir também para fazer a rotina do sono junto com ele. Assim ele vai se deitar e não vai achar que está perdendo alguma coisa já que os adultos ainda estão com as roupas do dia-a-dia. A ansiedade causada por isso pode dificultar ainda mais a criança a pegar no sono, ou fazer com que ela acorde diversas vezes, deixando todos cansados e desregulando o sono, ao invés de ajustar.

5 – EVITE COMIDAS PESADAS: Dê preferência aos alimentos mais leves nas ultimas refeições do dia como o jantar e a ceia. Dificuldades de digestão podem atrapalhar o sono dos pequeninos assim como acontece com os adultos.

DICA DE OURO: E, para que tudo isso que a gente falou aí em cima dê certo, três dia antes do início do horário de verão comece a adiantar as rotinas em 15 minutos por dia. Ou seja, se a rotina de dormir começa às 18h30 com o jantar, para dormir às 20h, adiante o jantar em 15 minutos e sirva às 18h15, para que tudo que vem depois também seja adiantado e seu filho vá dormir 19h45. Lembre-se de acordá-lo também 15 minutos mais cedo... e vá progredindo o horário, no dia seguinte, sirva às 18h e assim por diante, até que você consiga acertar o horário. E não apresse a mudança, caso você comece a ajustar no dia do horário de verão, siga a progressão dos 15 minutos em relação ao horário anterior, ok? Até que vocês alcancem o horário atual sem pressão e sem traumas. As mesmas dicas funcionam para retonar ao horário habitual, dando sempre mais 15 minutos por dia.


Depois volta aqui e me conta como foi esse ajuste de rotina aí na sua casa!







_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!