terça-feira, 24 de abril de 2018

Mesa posta, um carinho à sua família e amigos!

Se tem uma coisa que eu amo, mas ainda tenho muito a aprender, é colocar a mesa... fazer uma mesa bem linda para almoços, jantares ou ate mesmo só para o café da manhã de domingo... delicia ne?


Lembro direitinho de quando eu e Arthur "juntamos", uma das coisas mais marcantes que ele me disse, foi que queria uma mesa, para que nós fizéssemos sempre todas as refeições juntos...
Isso para mim não era novidade, uma vez que la na casa da minha mãe isso fazia parte da nossa rotina! Sempre almoçávamos juntos, e a noite também sempre comíamos juntas!
Então comprei uma mesa bem legal (na época era até cara para nosso padrão de vida) e sempre quis aprender a colocar mesas bonitas para as nossas refeições!
Eu acho que a mesa posta, arrumadinha, é uma forma de demonstrar o carinho... mostrar que você se importa com aquele momento e com as pessoas que irão comer com você!

Mas e ai? Você sabe como montar uma mesa bonita? Sabe quando usar sousplat ou jogo americano?

Vou dar algumas dicas rapidinhas aqui para você começar a montar sua mesa por ai!




Jogo Americano ou Sousplat

Para quem ainda não sabe, o Sousplat (“prato de baixo”, do francês) é um prato maior que irá servir a sua refeição, com um tamanho de 35 cm de diâmetro. Ele serve como base para os pratos, que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar. Dessa forma, o sousplat cumpre uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos, por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal.

Ambos ornamentam a mesa, mas o jogo americano surgiu para facilitar a vida da dona de casa poupando a toalha de mesa. Há ainda quem use os dois juntos, combinando estampas e texturas para receber a refeição. Já o Sousplat, que possui um formato redondo, serve apenas para aparar o prato e proteger a toalha, evitando respingos e farelos na mesa e é muito usado em festas.

O uso de cada um vai do tipo de material, do formato e da cor/estampa. Se o objetivo é praticidade no dia a dia ou a refeição será mais informal, o jogo americano é o ideal. Se for para um evento formal, use o Sousplat sobre a toalha ou na mesa direto.

Como posicionar o Sousplat de maneira correta?
  • Em primeiro lugar ele deve ficar 2,5 cm da borda da mesa.
  • Se for de vidro ou metal, para evitar qualquer tipo de ruídos ou arranhar a própria mesa você pode colocar uma toalha ou até mesmo um jogo americano.
  • Após a refeição principal deve ser retirado, pois não é correto utilizar para sobremesas.
  • Nunca se deve apoiar os talheres, pois o sousplat é apenas para o prato, copos e talheres ficam no jogo americano ou sobre a própria toalha.
  • O Sousplat não deve ser utilizado para as “finger foods”, portanto as sirva em louças próprias para degustação de petiscos.
Ordem do sousplat e pratos na mesa

Para montar a mesa com o sousplat, comece posicionando a peça no centro de cada lugar, a 2,5 cm da borda da mesa. Em seguida, deve ser colocado o prato principal sobre o sousplat. Por último, coloque o prato de entrada.

Você pode também dispor o guardanapo sobre o prato de entrada. 

Depois que você colocou os pratos, coloque a faca à direita dos pratos, com o corte virado para dentro. A colher deve ficar à direita da faca e o garfo, à esquerda dos pratos.


Confesso que aqui em casa usamos muito mais o jogo americano... mas acho que o sousplat deixa a mesa muito mais elegante!
Várias pessoas que já vieram aqui em casa, me questionam se eu sempre coloco a mesa assim tão arrumadinha... E posso ser sincera? Nem sempre...
Pro almoço dos dias de semana usamos sempre jogo americano... os mais simples que eu tenho mesmo! Mas sempre no cafe da manhã de domingo eu gosto de montar uma mesa um pouco mais bonitinha! 
O café da manhã de domingo é a unica refeição que SEMPRE fazemos em casa e todos juntos, então além de mostrar quanto à minha família o quanto me importo com eles, acredito que esses momentos irão criar memórias afetivas em meus filhos!





Agora quero dar uma dica de uma loja maravilhosa que vende souplast, jogos americanos, guardanapos, porta guardanapos...
A própria Tereza Freitas, proprietária da loja, é quem confecciona as peças, escolhes sempre os melhores tecidos, os melhores acabamentos e as combinações mais incríveis!
Ela coloca o carinho dela em todas as peças... Inclusive, todas as fotos deste post são de peças dela!


E ai? Que tal agora no dia das mães montar uma mesa bem linda para um café da manhã especial? Tenho certeza que sua mãe irá amar!
A Mesa Lino Home atende pelo proprio direct do Instagran ou Facebook!

Beijos e mais beijos



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!