domingo, 19 de março de 2017

Padrinho Mamãe Sortuda: Dr. Gui Mazzoni obstetra e fotógrafo!


Na época em quem trabalhei na Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas) conheci muitas pessoas especiais. Dentre eles o Médico Ginecologista Obstetra, Gestor, Professor, Pesquisador e Artista e Amigo: Dr. Gui Mazzoni! Todas as funções em letras maiúsculas pois ele é exímio em tudo que faz! Estamos muito felizes em recebê-lo em nosso time de padrinhos! Bem, vou deixar com que ele mesmo se apresente! Bem-vindo Gui!  

"Este ano de 2017 tem um sabor especial para mim, pois completo 30 anos de formação e atuação em Medicina. A especialidade que escolhi foi a Ginecologia e Obstetrícia, pois sempre me agradou trabalhar mais com a vida do que a morte, apesar dos difíceis momentos que vivenciamos quando ocorre um insucesso, jamais aguardado. Acredito que por influência de meu pai, que era fotógrafo e nos presenteava, frequentemente, com sessões de “cineminhas” através do inesquecível projetor de slides, quis conhecer a ultrassonografia com a qual me apaixonei e a exerço há 26 anos. Devido à minha origem na Ginecologia e Obstetrícia, atuo mais intensamente no diagnóstico por imagem ultrassanográfica da saúde da Mulher. Lidar com a vida é tão bom que a “espio” mesmo antes dela respirar o mesmo ar que nos oxigena. Aprofundei meus estudos nesta área fazendo mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina da UFMG. A atividade de ensino também me fascina, o que tem tornado minha trajetória profissional repleta de conferências em congressos médicos e em cursos, sempre abordando a ultrassonografia no campo da Ginecologia e, mais notadamente, da saúde Materno-fetal.

Gui Mazzoni, Padrinhos, Medicina, Obstetricia, Padrinhos Mamãe Sortuda, Eccos, Sonofotografia


Além de médico, sou fotógrafo, por motivos mais do que óbvios. Desde a adolescência atuei com fotografia de modo amador, quando no final do ano de 2016 iniciei uma trajetória profissional nas artes visuais. Há décadas que a palavra amador me fascina, pois, ao contrário de seu uso pejorativo na sociedade, significa aquele que faz por amor. Aí reside toda a diferença. Poder atuar numa atividade sem a necessidade de lucratividade, permite, com maior liberdade, enveredar pela essência do trabalho, realizar algo em que se acredita. Esta característica favorece a produção de trabalhos autorais, bastante condizentes com a essência de cada um. 

Ao iniciar, paralelamanete ao exercício da Medicina, o trabalho de fotografia, vejo-me um profissional das artes visuais com alma amadora. Isto porque, pelo fato de não me ater à lucratividade, busco expor minha essência através das imagens que produzo. Assim surgiu a “Sonofotografia”: técnica que criei após pesquisar durante anos um modo de adquirir imagens com equipamentos de ultrassom que exibissem uma beleza estética. 

A ultrassonografia baseia-se na reflexão sonora das ondas emitidas. Tal som, de alta frequência, silencioso ao ouvido humano, convida-nos a refletir, reverberando além do visibilizado. A imagem exibida não é especular, simplesmente expõe as interfaces refletoras. A leitura deste dialeto exige conhecimento linguístico além do abecedário. Simultaneamente, impele-nos a desbravar um universo de imagens e interpretações, criando-se novo paradigma. Caminhar para além do óbvio e do tecnicamente instituído é tarefa que conduz a outra dimensão, permitindo mergulhar num ambiente versátil, infinito e inovador.

A Sonofotografia consiste em fotografar além do diagnóstico. É imaginar as entrelinhas do método concebido para a vida orgânica a serviço da vida mental. Transdutor é transformar uma energia em outra. Usa-se tal transdutor para transformar uma imagem orgânica em mental, numa imagem para além do concreto.

Sinto-me orgulhoso de fazer parte de um time muito especial que é o Blog Mamãe Sortuda, isto porque tive a honra de ser convidado a tornar-me padrinho. Assim, terei o privilégio de compartilhar, mensalmente, minhas experiências profissionais tanto como médico, na área da ultrassonografia ginecológica e obstétrica, quanto do universo mágico da fotografia.

Atuo na Eccos – Clínica da Imagem, cujo telefone é 3224-1799 e o site é www.eccos.med.br

Podem me contactar também pelo e-mail: mazzogui@gmail.com e trocar algumas idéias pelo Facebook (Gui Mazzoni) e Instagram (gui_mazzoni)."

Felicidade em tê-lo em nosso time!





_

Um comentário:

  1. Médico excelente!!! Não tenho palavras pra descrever como sou grata a Deus por ter colocado o dr Gui no meu caminho!!! Ele foi um anjo na minha gestação e será com certeza o médico quando tiver outro... Deus te abençoe dr Gui!!

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!