terça-feira, 25 de outubro de 2016

Dentinhos - tudo o que você precisa saber sobre eles!

No final do mês de junho, Théo sofreu uma queda na escolinha e acabou machucando a boca. Além de um corte feio na gengiva, um dos dentinhos da frente (um incisivo central superior, para ser mais exata) ficou mole. Ficamos simplesmente desesperados e só pudemos dormir tranquilos depois de o levarmos ao consultório da Dra. Fernanda Guimarães, odontopediatra que atende em BH. Depois do susto, fiquei pensando em como muitos de nós, pais, somos pouco informados sobre essas questões odontológicas da infância.

Pensando nisso, resolvi convidar a Dra. Fernanda para dar uma entrevista lindinha ao nosso blog, para que todos vocês, leitores, conheçam melhor todos os cuidados que devemos ter com a saúde bucal dos nossos filhotes. Aproveitem!

tudo o que você precisa saber sobre os dentes do seu filho
Fonte: Sorrisologia


Mamãe Sortuda (MS): Pra começar nossa entrevista, Fernanda, fale um pouco sobre você. Conte para nós quando foi que você tomou a decisão por cursar odontologia, como foi o seu percurso na faculdade e quando surgiu o desejo de se especializar em odontologia pediátrica.

Dra. Fernanda Guimarães (F): Meu nome é Fernanda Alvarenga Guimarães Martins, me formei em odontologia pela PUC-MG em 1998 e logo em seguida já entrei no curso de especialização em odontopediatria, pois já sabia que só queria trabalhar com crianças. Em maio de 2000 eu recebi o diploma de odontopediatra e desde então minha relação com mundo infantil só se estreitou. Passar o dia no meio de crianças torna-o mais leve. A sensação é de que estamos sempre nos renovando. Em 2004, comecei a fazer ortodontia e hoje tenho as duas especialidades, pois acredito que uma não sobrevive sem a outra. 


MS: Vamos falar um pouquinho sobre a fase inicial da maternidade: a gravidez. São três perguntas em uma (hehehe):
  • Durante a gestação, é preciso que as mamães tomem algum cuidado especial com seus dentes? 
F: Sim. O ideal e que todas as mamães façam as consultas de prevenção odontológica em intervalos menores que os habituais durante o período da gestação. Deve ser dada uma atenção especial às medidas de higienização bucal, reforçando a escovação dos dentes e o uso do o fio dental apos as refeições. 
  • Existem problemas odontológicos relacionados à gravidez? 
F: Durante a gestação, alguns hábitos alimentares são modificados; as mulheres aumentam a frequência de se alimentar e nem sempre aumentam as condutas de higiene na mesma proporção. São comuns refluxos que aumentam a acidez da cavidade bucal. Tudo isso pode alterar as condições bucais de uma gestante, associadas também a alterações hormonais. Por isto o ideal é frequentar o dentista trimestralmente, escovar bem os dentes e usar sempre o fio dental. Os bochechos com enxaguantes bucais fluoretados também são indicados.
  • Existem hábitos da gestante que podem influenciar na saúde bucal dos bebês?
F: Sim. O inicio da formação dos dentes do bebe ocorre na oitava semana de gestação . A mãe deve manter uma dieta variada e não comer para dois. A ingestão de açúcares deve ser moderada, pois o desenvolvimento do paladar também ocorre na fase intrauterina. Há estudos recentes correlacionando a carência de vitaminas D em gestantes e má formação dentária em seus bebês .


MS: Depois que o bebê nasce, há algum cuidado que a mamãe precise tomar com sua própria saúde bucal?

F: Depois que o bebe nasce a mãe deve continuar com seus cuidados de higiene bucal, não dividir talheres com a criança e não soprar a comida muito de perto, E o mais importante, não dar beijo na boca do bebê. 


MS: Existe uma época específica para os pais começarem a higienizar os dentinhos do bebê? Quando essa higienização começa, qual é o procedimento correto a se fazer?

F: A higienização da boca do bebe começa desde o primeiro dia de vida. Faz parte da higiene corporal assim como um banho. O ideal é usar uma gaze estéril umedecida com água filtrada na gengiva, bochecha e língua do bebe após cada mamada. Passar suavemente a gaze, removendo o leite materno. A dedeira (escovinha de dedo, geralmente de silicone) também é uma opção nesta fase para ser usada na limpeza da boca do bebê e na língua.


MS: Quando é que devo começar a levar meu bebê no dentista e com que frequência ele deve ser acompanhado?

F: A partir do aparecimento dos primeiros dentinhos o bebe já pode fazer a sua primeira consulta odontológica. Caso a mãe ainda não tenha recebido orientações por outros profissionais sobre saúde bucal e amamentação, ela deve procurar o odontopediatra antes destes dentes nascerem. 


MS: A amamentação gera benefícios à saúde bucal dos bebês? Gera algum prejuízo? 

F: A amamentação é muito importante para o desenvolvimento da face, através do trabalho dos músculos envolvidos no processo de sucção. Além disso, também exerce uma importância muito grande no papel da respiração. Precisamos ter muito cuidado em relação à higienização dos dentes e da língua após as mamadas. A falta de higienização dos dentes em crianças que amamentam muito, principalmente de madrugada, pode levar ao aparecimento de cáries. 


MS: A chupeta (também conhecida como ‘bico’) é, sem dúvida, um santo remédio para acalmar os bebês, mas todo mundo sabe que ela pode gerar consequências terríveis para a dentição deles. Quais são os modelos de chupeta menos prejudiciais? Quando e como a chupeta deve ser retirada da vida das crianças?

F: Os modelos de chupeta mais indicados são os ortodônticos. O ideal são os que não tenham argolas que evitam fazer peso sobre os lábios . O ideal é que a criança pare de chupar o bico ate os dois anos de idade. Mas há alguns casos em que a chupeta prejudica o desenvolvimento da oclusão do bebê mais cedo e, nesses casos, este prazo deve ser reavaliado. Essa decisão para alguns pais não é tão simples, e por isso eles têm de estar seguros quando o decidirem fazê-la.


MS: Uma fase muito sofrida do crescimento dos nossos filhos é aquela em que os dentinhos começam a nascer (quem já tem filhos sabe como os bebês ficam chatinhos). Quando, em geral, nascem os primeiros dentes do bebê? Quais sintomas os bebês apresentam nesse período?

F: Geralmente os primeiros dentinhos surgem por volta dos seis meses de idade. Alguns bebês sofrem muito com o nascimento dos dentes e outros não. Os principais sintomas são irritabilidade, mudança no comportamento do sono, aumento da salivação. 


MS: Muitos pais relatam que seus bebês tiveram febre e diarreia nessa época. Esses problemas podem mesmo estar relacionados ao nascimento dos dentes? O que nós podemos fazer para aliviar a angústia e a dor dos nossos bebês nessa fase?

F: Estes relatos são muito comuns, mas na literatura não existe uma comprovação de que estes sintomas (febre, diarreia) estão relacionados com o nascimento dos dentes, mas eles devem ser levados em consideração. Para aliviar estes sintomas existem algumas pomadas tópicas, mordedores, homeopatia e as vezes analgésicos.


MS:  Quando novos alimentos começam a ser introduzidos na alimentação dos bebês, em geral aos 4 ou 6 meses, é preciso mudar alguma coisa na rotina de higienização bucal deles?

F: Nesta fase devemos higienizar a boca logo apos as refeições principais, mesmo que ainda não tenham aparecido os primeiros dentes.


MS: Qual escova de dente é mais adequada ao uso das crianças?

F: Normalmente as escovas infantis tem o tamanho apropriado para cada idade. Devem ser macias e de preferência com curvatura na região anterior das cerdas para as crianças que já tenham os molares.


MS: Qual é a diferença entre as pastas dentais infantis sem flúor e com flúor? Quando meu filho deve começar a usar pasta com flúor?

F: As pastas dentais sem flúor não protegem os dentes contra as cáries. Há diferentes quantidades de flúor nas pastas infantis e cada uma tem a sua idade mais indicada. De acordo com a literatura mais atual, o uso do flúor já esta sendo indicado em bebês também , porém em mínimas quantidades. 


MS: E o fio dental? As crianças precisam utilizá-lo desde cedo?

F: Sim. O fio dental deve fazer parte da rotina da higienização da criança desde cedo. Precisa ser um hábito diário igual ao da escovação.


MS: Meu filho pequeno quer escovar os dentes sozinho e não me deixa ajudar de jeito nenhum, e por isso fico muito preocupada com os problemas que a má escovação ou a falta dela podem trazer. O que posso fazer para resolver esse problema? Existe algum alimento que ajuda a “limpar” os dentes?

F: As crianças devem ter a supervisão durante a escovação ate pelo menos os 10 anos de idade. Os pais devem participar deste momento com a criança e de preferência realizar a ultima escovação do dia. Não serão os alimentos que ajudarão a melhorar a higienização da boca.


MS:  Meu filho caiu de boca no chão e um dos seus dentinhos amoleceu ou caiu. O que eu devo fazer?

F: O ideal é sempre entrar em contato com o dentista imediatamente após a queda para orientar sobre a melhor conduta. Se o dente que cair for o de leite não está indicado recolocá-lo no lugar. Dentes de leite não são reimplantados.


MS: Quando é que os dentes do meu filho vão começar a cair? Quanto tempo demora até nascerem os dentes permanentes? Preciso fazer um acompanhamento odontológico especial durante essa época? 

F: Normalmente os dentes de leite iniciam as trocas por volta dos 5/6 anos de idade. Precisamos lembrar que como todo processo biológico, temos variações individuais. Os acompanhamentos odontológicos podem ser os de rotina, que normalmente são semestrais nesta idade.


MS: Apareceu uma cárie no dente do meu filho! É muito grave? O que deve ser feito nesse caso?

F: Se a mãe suspeitar que a criança esta com cárie, o dentista deve ser procurado imediatamente.


MS:  Acho que meu filho vai precisar de aparelho para alinhar os dentes. Quando devo começar a procurar um ortodontista?

F: Este momento pode ser definido junto ao odontopediatra. Muitas crianças precisam ser avaliadas pelo ortodontista atá mesmo antes das trocas dos primeiros dentes de leite.


Gente, que delícia de entrevista!

Fernanda, MUITO obrigada por responder às nossas (tantas) perguntas! Adoramos as respostas e já estamos ansiosas por mais projetos como esse! 

Para vocês, leitores queridos, deixaremos aqui embaixo uma pequena lista de profissionais de odontopediatria, de nossa TOTAL confiança, para que vocês tenham em mãos boas opções na hora de cuidar dos dentinhos dos filhotes!


1. Dra. Fernanda Guimarães 
Rua da Bahia, 2696/502 - Lourdes
Telefone: 3284-9619

2. Dra Mariana Coda (atende plano de saúde)
Hospital São Camilo - Avenida Silviano Brandão, 1600 - Horto
Telefone: 3489-6097

3. Aline Stockler Barbosa
Rua Sergipe, 1167/1001 - Savassi
Telefone: 3225-6500

Um beijinho, com muito amor,


G.

_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!