terça-feira, 26 de julho de 2016

Vovó: Mamãe com açúcar... e compromisso!

Quando pensamos em casa de vovó, sempre vem à cabeça um delicioso bolo de chocolate, uma broa quentinha, biscoitinho com leite, um mingauzinho que só ela sabe fazer, muitas brincadeiras e muito mimo! Vovó é aquela super heroína que nos defende até da nossa mãe! Como não amar? Vovó deve ser feita de pão de ló e recheada de brigadeiro, só pode!
Hoje em dia as vovós não só mimam os netinhos, mas participam ativamente na educação junto aos pais. Há avós que detém a guarda da criança e precisam tomar frente da educação, há avós que participam de forma mais ocasional, como finais de semana ou férias, onde o “querer agradar” se torna uma forma de estreitar os laços com os pequenos por não passarem a maior parte do tempo presentes, e também as vovós que compartilham a criação dos netos com os papais. É sobre estas que vamos falar aqui.





“E o tão esperado dia chegou! Uma mistura de sentimentos e ansiedade, medos e preocupações, mas quando vi aquela carinha, aqueles olhinhos espertos, tudo se dissipou e transformou no mais puro amor. Um amor que não se explica e que se estende além da sua filha. Sabe o que sobra? Só amor, amor que não se define e só aumenta a cada sorriso, a cada gracinha, a cada novidade do dia a dia. Quanto à educação do Benjamin, me sinto totalmente tranquila, pois vejo o comprometimento dos pais e estarei ali do lado se precisarem da vovó”
Vovó Layse, mãe da mamãe.

Elas se dispõem a experimentar outra forma de maternidade, a auxiliar seus filhos na educação dos seus netos, doando seu tempo, paciência e toda sua experiência. Nessa relação, é necessário que o diálogo seja aberto e utilizado quantas vezes forem necessárias, para não haver conflitos de regras e divergências na conduta educacional adotada, que deve ser estabelecida em comum acordo. Sim, em comum acordo! A educação não será compartilhada? Então como pais, principalmente os de primeira viagem como no meu caso, devemos escutar o que as avós têm a nos passar e adequar ao projeto de educação que idealizamos para nossos filhos. Projeto de educação, porque não acredito que há um modelo certo ou errado de se educar, não há um escopo rígido a ser seguido. A educação é feita de construção e desconstrução o tempo inteiro. A sociedade que fomos criados não é a mesma que criamos nossos filhos, muito menos será a que veremos os nossos netos crescer. Não há educação isolada do meio em que se vive, há valores morais a serem inseridos, porém contextualizados em nova realidade existente.





“Quando me tornei avó, pintou a nostalgia! Aquelas lembranças de risadas, choros, angustias, certezas e incertezas, mas ao mesmo tempo a felicidade de missão cumprida. Ali, estava uma pessoinha que era minha continuação. Trouxe a sensação de como o tempo é rápido, que devemos desfrutar dessa alegria única, pois agora sou mãe com açúcar! É o papel de proteção, carinho, aconselhamento, ajuda, apoio. É trazer o antigo para o novo (ensinamentos, brincadeiras, etc.)”
Vovó Karla, mamãe do papai


Compreensão, diálogo e tentativas sempre serão as respostas para essa relação de avós, pais e netos. Os pais devem compreender que as vovós só participam por amor, não há obrigação, o papel delas já está feito, estão abdicando de muitas coisas ao assumirem esse posto e ser avó também é um mundo novo para elas, será sempre a cada neto, cada criança é um novo mundo a ser explorado, e elas também vão errar, assim como nós! As avós devem respeitar as opiniões dos pais e a forma que eles querem que os netos sejam educados e entender que o papel das regras estabelecidas é tão importante quanto o amor de avó. Relações saudáveis geram frutos saudáveis.  Educação não é tarefa fácil, tentaremos, acertaremos e erraremos. Com bom senso e muito amor teremos um bom resultado.
Benjamin, meu neném de três meses, ainda está sob o meu cuidado integral, como trabalho por conta própria, carrego ele comigo sempre e faço minha agenda de acordo com a rotina dele, mas as vovós já me salvam quando estou muito apertada, principalmente agora que estou complementando a amamentação.  Logo, elas irão participar efetivamente da criação do Benjamin, opção feita por mim e por meu marido, e claro, com a disponibilidade delas em nos ajudar. Quero aproveitá-lo enquanto consigo conciliar com meu trabalho e, quando for a hora, vamos encontrar uma boa maneira de não sobrecarregá-las tanto e achar uma adequada rotina para ele. Temos certeza que será nossa melhor escolha e que o Ben receberá muito amor e uma ótima educação! Só temos a agradecer a oportunidade de poder dividir isso tudo com elas!
Depois conto para vocês como está sendo essa nova experiência.

Dicas válidas para os pais que deixam os filhos com as vovós:

Respeitem os horários de levar e buscar a criança, a vovó precisa programar suas atividades. Ela precisa ter uma vida!
·         Combinem a melhor forma de arcarem com as despesas da criança.
·         Sejam gratos à vovó
·         Respeitem as limitações da vovó
·        Mostrem à criança importância do papel da vovó na sua criação para que ela entenda toda a situação




E como nós amamos as vovós, fizemos uma recordação para este dia tão especial!






  1. Vamos precisar de porta retrato, papel mais durinho que absorva tinta (usamos papel canson,), tesoura, tinta não tóxica, lápis e canetinha permanente.
  2. Risque o tamanho do papel, usando o vidro do porta retrato como referência . Faça vários para que possa escolher o melhor carimbo depois.
  3. Umedeça o pincel e pinte o pezinho ou mãozinha da criança.
  4. Carimbe o pezinho no papel


 

  1. Escreva seu recadinho, personalize com o nome da criança
  2. Passe canetinha permanente sobre o escrito
  3. Recorte o papel  nas marcações feitas
  4. Monte o porta retrato e embale para sua vovó

Temos certeza que ela vai amar!

A todas as vovós sortudas, todo nosso amor! Esse mundo seria muito menos doce sem vocês!
Um grande beijo!
Até mais,



Lalá






_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!