sexta-feira, 24 de julho de 2015

Chegou a hora de Desfraldar

Olá Mãezinhas!



O Théo acabou de fazer 2 aninhos e comecei a sentir muuuuita pressão para desfraldá-lo. Para começar, ele ganhou várias cuequinhas de presente, além do peniquinho. E depois todo mundo começou a me perguntar se ele ainda usa fraldas, se eu já comecei a tirar, etc, etc, etc... Comecei a ficar louca: a hora do desfralde sempre foi, sem dúvida, o meu maior medo relacionado à maternidade, acreditem.

Decidi aproveitar as férias de julho para começar o processo. Antes, no entanto (e graças a Deus), decidi ler um pouco sobre o assunto. Digo graças a Deus porque acabei mudando um pouco os planos do desfralde, e vou explicar por que:

1. Li em vários sites (Revista Crescer, Baby Center, etc) que, antes de qualquer coisa, é necessário que o bebê tenha noção do que é fazer xixi e cocô. Para que o desfralde seja mais fácil e menos turbulento, o bebê precisa entender o que está acontecendo e, sobretudo, conseguir comunicar isso aos pais de alguma maneira. Antes de começar o desfralde, portanto, pergunte-se:

 - O meu bebê já consegue me avisar que fez xixi ou cocô?

2. Outra coisa que descobri: para desfraldar o bebê, é importante que o clima esteja mais quente. Provavelmente ele ficará só de calcinha/cueca (para não sujar ou molhar tantas roupinhas), e não dá para deixá-lo sem calças no tempo frio! Antes de começar o desfralde, portanto, pergunte-se:

- O tempo está quente o bastante para que o bebê fique sem calças?

Essas duas perguntas-chave me fizeram refletir sobre o desfralde do Théo e voltar atrás. O tempo está friozinho e, até a semana passada, ele nunca tinha me avisado sobre ter feito xixi ou cocô (há exatos sete dias ele começou a avisar que fez cocô, por pura coincidência). Já tinha desistido de desfaldá-lo agora e replanejado o desfralde para janeiro, mas numa conversa com uma prima decidi por algo melhor:

Vou começar o desfralde do cocô.

Eu não tinha pensado nisso, mas é uma maneira mais fácil de começar a desfraldar o bebê. O cocô geralmente tem hora para ser feito, e aí nós mamães/papais podemos calcular mais ou menos o horário e levar o bebê ao penico/privada para exercitar. Comecei a reparar e o Théo geralmente faz cocô mais de uma vez por dia, mas o horário mais certo de fazer é depois do almoço.

(Dica valiosa: geralmente o intestino dos bebês funciona logo depois do almoço, pois a barriguinha enche e ele precisa esvaziar o intestino). 

Depois de marcar os horários direitinho, comecei a levá-lo ao banheiro 20 minutinhos depois de ele almoçar. Já tentei três vezes, mas deixa eu contar para vocês: ele não fez cocô em nenhuma!!!!

Como eu fiz: levei-o ao banheiro e sentei com ele no vaso (sentei atrás e o coloquei na frente, entre minhas pernas). Incentivei-o bastante, mas... Ele não fez cocô nenhum. Parece que só porque o horário estava certinho ele decidiu mudar, hehe...

Amanhã vou começar uma nova estratégia e conto pra vocês se deu certo: ele tem feito cocô logo que acorda. Vou levá-lo de manhã. Torçam por mim!!!


Minha tese, de qualquer maneira, foi comprovada: desfraldar é o meu maior desafio da maternidade até agora!!!

A única coisa que é importante que todos saibam é o seguinte: se começar o desfralde, NÃO VOLTE ATRÁS. O bebê se acostumará rapidamente a não usar fraldas e, em breve, não aceitará mais usá-las. Voltar atrás pode ser bem traumático para o bebê. Portanto, seja forte e vá em frente!

E quem tiver dicas para me ajudar (sou mãe de 1ª viagem e super aceito conselhos construtivos), por favor, fique à vontade! 

Beijinhos carinhosos,


G.

_

Um comentário:

  1. Oi Giulia!

    O desfralde da Lara foi até fácil ao meu ver...
    Mas o que tem que ter é paciência mesmo! Eu deixava ela sem fralda e levava ao banheiro de tempos em tempos... espaços bem curtos mesmo! E quando ela fazia no peniquinho, fazíamos a maior festa! Quando ela fazia na roupa eu não brigava... trocava e explicava pra ela que ela podia fazer no peniquinho, que não precisava fazer na calça! O coco foi bem mais difícil que o xixi...
    Mas até hoje (tem um ano que ela não usa mais fralda)eu tenho que ficar oferecendo o banheiro... ela pede as vezes, mas na maioria ela não quer parar de brincar para ir ao banheiro, ai eu a lembro e levo!
    Palavra chave: P.A.C.I.Ê.N.C.I.A

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!