segunda-feira, 13 de julho de 2015

1º Seminário Internacional de Mães: Os desafios de ser mãe nos dias de hoje


Aconteceu no último sábado, dia 11/07/2015, o 1º Seminário Internacional de Mães, e tivemos a sorte de ser aqui em nossa terrinha, Belzonte! O tema do seminário foi: Os desafios de ser mãe nos dias de hoje. 

 


O seminário foi organizado pelas mamães Ana Paula Menegatt e Flávia Fontes, em conjunto com a Revista Pais&Filhos.  

O evento foi muuuuuuito bacana! Eu a  Fernanda, nossa colunista, estivemos lá para contar  tudo o que aconteceu!



As palestras

Para início de conversa a mediadora do seminário foi a fofíssima Mônica Figueiredo, que é diretora da revista Pais & Filhos! No princípio do evento ela nos fez um pedido, que estivéssemos de coração aberto para novos conteúdos e ideias diferentes. Assim seguimos o nosso dia, com o coração aberto!

Segue abaixo relato sobre o conteúdo abordado em cada palestra:

Cris Guerra
Gostamos muito da palestra da Cris Guerra! Foi emocionante! Ela é divertidíssima e cheia de energia positiva! A Cris Guerra é publicitária e contou como seu filho Francisco veio ao mundo. Ela teve duras perdas durante a vida. Primeiro a mãe, com câncer. Em seu primeiro casamento engravidou e por duas vezes teve abortos espontâneos. Se separou e aprendeu com o tempo que é possível sim, amar novamente! Amou o Gui, com quem engravidou. Durante a gestação ele veio a falecer. Ela viveu a maior dor, que é a dor da perda, e a maior alegria, que é a alegria de ser mães, ao mesmo tempo. Para amenizar a dor  da perda, começou a escrever em um blog, memórias sobre o pai que seu filho lesse, denominado "Para Francisco". Os escritos viraram livro e agora será um filme, que será estrelado pela Débora Falabella. Após o lançamento do livro Cris Guerra lançou o primeiro blog de looks diários "Hoje vou assim".

Algo que achamos super interessante na fala da Cris foram as 10 coisas que ela aprendeu com a maternidade:
01) Mãe não vem com manual;
02) Ser mãe é saber dizer não, principalmente para as expectativas dos outros;
03) Mães são empreendedoras por natureza;
04) Comparou, chorou;
05) Ter um filho rejuvenesce;
06) Ser mãe não é minha única fonte de satisfação;
07) É uma aventura sem volta;
08) Mães precisam de ajuda;
09) O que faz um filho feliz é uma mãe feliz;
10) Aprendi a me perdoar.
Perfeito! Que mãe já não aprendeu pelo menos uma dessas 10 coisas? 

A Cris disse outra característica de mãe que nos fez refletir (por descobrir que é verdade) e sorrir (por ser engraçado esse tal comportamento de mãe): uma mãe é uma fada do beijo. E não é mesmo? Que mãe não adora abraçar, beijar e fazer um carinho em seu filho? 
Mãe é um ser de sentimentos acentuados, de amor incondicional e de forças inexplicáveis na luta pela felicidade do(s) filho(s). 

Ela apresentou este vídeo que conta tudo o que uma mãe é, muitas em uma!


A Cris é um exemplo de mulher e mãe. Quem quiser saber um pouquinho mais sobre o mundo dela clique aqui: Cris Guerra.



Melinda Blau

A Melinda é um ícone mundial do universo materno. A parceria com Tracy Hogg deu origem a três livros best-sellers, a trilogia da “A Encantadora de Bebês”.


De acordo com Melinda, há três fatores que afetam a família:
01) os componentes individuais que a integram;
02) os relacionamentos entre os componentes;
03) o contexto onde está inserida.

Solucionar ou minimizar os problemas na esfera desses três fatores é a chave para que as famílias alcancem sucesso. Nesse contexto, a educação e o relacionamento com os filhos são determinantes.

Uma questão que a Melinda deixou clara em sua fala é de que a criança não pode ser o rei/ a rainha da casa. É preciso incluir a criança nas atividades e conversas domésticas, mas ela não deve possuir o poder sobre a vida em família. Ela deve tornar-se independente e conquistar um papel de responsabilidade em casa. A independência da criança deve ser trabalhada desde o início da vida. O bebê deve ter um tempo sozinho no berço/ no quarto para descobrir seu universo particular e começar a desenvolver sua independência. 

Desde cedo é fundamental explicar para a criança o que se está fazendo, como a troca de uma fralda, por exemplo, e o que está acontecendo. Isso favorece, para além do desenvolvimento da fala e da inteligência infantil, a conversa entre os componentes familiares, o diálogo aberto. 

A família deve ser como uma cooperativa, uma associação de pessoas que atuam de forma organizada, onde todos têm direitos e deveres que, quando bem trabalhados, fazem com que a família alcance seus objetivos e interesses. Nessa cooperativa a educação acontece de forma horizontal, sendo os pais orientadores dos filhos e não tiranos.

Nesse ambiente é preciso oferecer alguma responsabilidade para as crianças e incluí-las nos assuntos que dizem respeito à família, pois, por exemplo, nem todas as crianças serão atletas, mas a maioria constituirá uma família, por isso é preciso explicar e incluir a criança na gestão da casa, na gestão da família.

As crianças seguem o comportamento dos pais, por isso, quando pensamos em educar filhos, devemos pensar sobre o amor e sobre o limite. 

Pamela Druckermann

Pamela é uma jornalista que, após uma reviravolta em sua vida, se mudou para Paris e se tornou mãe. Observando as diferenças existentes em sua vida materna e a das francesas a Pamela resolveu investigar como as crianças são criadas na França. O resultado está no best-seller “Crianças Francesas Não Fazem Manha”.

Kit - Crianças Francesas (2 Livros)

Em sua participação no Seminário, a Pamela abordou sobre o que aprendeu da experiência francesa. Foi uma experiência única poder partilhar da vivência dela. Veja que interessante é o comportamento das mulheres francesas e as dicas que a Pamela mencionou...

Durante a Gravidez
  • Mãe zen – quanto mais calma for a mulher durante a gravidez, mais clama será como mãe;
  • Comer até saciar.
Bebês
  • Os bebês são inteligentes – converse com seu bebê e explique tudo. Não é que tudo na vida tenha que ser perfeito, mas tudo tem que ser coerente;
  • Esteja em sintonia com a experiência de vida do bebê;
  • O sono – não levante correndo para acudir o bebê quando ele chorar ou balbuciar, tenha calma;
Crianças
  • Comida – opte por um cardápio variado todos os dias, com frutas, legumes e verduras. Comer para os franceses é partilhar a mesa, por isso a família deve estar unida e concentrada no momento (nada de telas). Outras dicas para a alimentação: quando a criança for para a mesa ela deve estar com fome (não dê lanches antes das refeições principais), a salada deve ser servida primeira, as crianças podem (e devem) auxiliar no preparo das refeições e ensine-as a provar, assim evita que elas digam “não gosto disso”;
  • Boa educação – quatro são as expressões/palavras essenciais para a boa educação: por favor, obrigado(a), olá e tchau;
  • Frustração – ensine a criança a passar e superar as frustrações;
  • Espere aí – ensine a virtude da paciência para as crianças;
  • Cumplicidade – comunique com seu filho(a), mantenha diálogo e saiba dizer sim e não quando for necessário;
  • Pirraça – compreenda a frustração da criança, mas isso não significa ceder;
Pais e Mães
  • Equilíbrio – nenhuma parte da vida deve se sobrepor a outra;
  • Táxi – não sejam pais taxistas, que vivam em função de levar as crianças para cumprir diversas atividades em vários lugares;
  • Mãe perfeita não existe;
  • Mães devem ter uma vida além da vida com seus filhos;
  • O casal – o relacionamento bem estruturado é a base para o sucesso da família. Os filhos não devem tomar o lugar do marido ou da esposa;
  • O quarto – o seu quarto é o seu castelo, por isso, seu filho(a) não deve ter liberdade em no seu quarto (deve respeitar seu horário de sono e seu espaço);
  • A noite é dos adultos;
  • Autonomia – dê aos filhos autonomia para realizar algumas tarefas;
  • Não sejam pais helicópteros – que centralizam suas vidas e casa nas crianças, fazem tudo em torno de seus filhos, que são reis e rainhas e não assumem responsabilidade alguma em casa (e na vida).

Luiz Alberto Hanns

Ele é psicólogo e escritor do livro "Equação do Casamento". Foi uma palestra muito divertida também e muito instrutiva! Falou sobre os componentes para uma boa relação.

Laura Muller

É sexóloga e se apresenta toda semana no programa "Altas Horas". Trouxe questões importantes para o debate, tais como sexo após o nascimento dos filhos e sexualidade da criança. A apresentação foi no estilo talk show e o tempo foi bem pequeno para tantas questões a serem trabalhadas.



Comes e Bebes

Os comes e bebes estavam divinos! A Itambé caprichou nas bebidas lácteas! Tinham todos os produtos da empresa, geladinhos e em grande quantidade e variedade. Os comes foram por conta da Forno de Minas. Em terra de mineiro não pode faltar o tradicional pão de queijo, não é mesmo? No final tinha uma mesa super caprichada preparada pela "Rê! tráz as cores".


Os presentes


Muitos patrocinadores presentearam as mamães! Começando pela Pompom que distribuiu muitos produtos. Alguns deles ainda não conhecíamos, como o Creme para prevenção de assaduras e o sabonete espuma glicerinado! Ganhamos ainda uma necessarie térmica e sabonete em barra!




A Itambé caprichou no presente! Fomos presenteadas com uma SUPER sacola com produtos da marca! Já conhecia os produtos, exceto os da linha "nolac", que são sem lactose. Muitos dos produtos já uso em casa e amamos recebê-los de presente!


A Puket mandou uma meinha fofaaaaa! Amamos os produtos da Puket e ficamos felizes demais com o presente!


A MAM, que também é uma marca que adoramos nos presenteou com mordedores para bebês! Chegou em boa hora! Nina com o primeiro dentinho nascendo!!! 


A Malvatrikids nos presenteou com creme dental para mãe e gel dental para bebês. Vamos testar!!! A empresa "Rê! tráz as cores" presenteou com lápis de cores!E ganhamos revistas: Pais & Filhos, ConstanceZahn e Habitat Imóveis!


Deixamos nossos agradecimentos às organizadoras deste evento:  Ana Paula Menegatt e Flávia Fontes! O evento foi sensacional! Amamos participar! Aguardaremos ansiosas pelas próximas edições!



Heloisa e Fernanda
contato@mamaesortuda.com


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!