quinta-feira, 11 de junho de 2015

Namoro na infância: E ai??

Com certeza, todas nós que somos mães já ouvimos alguém dizer que os nossos filhos são namoradinhos dos filhos deles...
Isso é praxe! Todo mundo quer arrumar namoradinhos pros bebes... chega a ser até uma forma de agradar os pais, como se o filho dele fosse lindo e por isso merecesse namorar o seu!
Mas e ai? E quando a criança passa a entender as coisas? E quando ela passa a se intitular namorada (o) de fulano (a)?




Certamente a criança que se intitula namorada de outra ouviu isso de um adulto. Na verdade as crianças não entendem o namoro como nós adultos entendemos! Eles vão sempre namorar com o amiguinho que eles tem mais afinidade, mais carinho... As vezes pode ser até mesmo amiguinhos do mesmo sexo! 
O namoro para eles, muitas vezes é querer estar perto o tempo todo!

Lara e Mateus indo para escolinha juntos, exemplo de amizade

Por volta dos três anos as crianças incorporam o conceito de gênero... Já entendem que são meninos ou meninas e entendem que há crianças do sexo oposto a elas. É nesta fase também que elas começam a imitar os adultos, até mesmo na questão de namorar... Mas isso não quer dizer que eles tenham ainda noções de sexualidade.
A maioria das confusões acontecem porque nós adultos temos uma visão diferente de namoro. Para os pequenos, na maioria das vezes, só basta o titulo de "namorados", enquanto alguns adultos incentivam abraços e até beijos entre eles.


Eu bati um papo rapidinho com a Psicóloga Camila Almeida, ela é psicóloga clinica e organizacional, Pós graduada em Psicoterapia Analitica Junguiana, Pós graduada em gestão de Recursos Humanos, especialista em coaching sistêmico e grupos multireferenciais, atua na clinica com crianças, adolescentes e adultos, com desenvolvimento humano e ainda como professora nos cursos de pós graduação da clínica Psique em Salvador na abordagem Analítica Junguiana.


 O que as mães devem fazer quando as crianças pequenas dizem estar namorando um amiguinho? Entrar na brincadeira ou desincentivar? 
A sexualidade é uma expressão natural do ser humano, ainda que se apresente na primeira infância e como expressão natural do ser deve sempre que possível ser tratada de forma natural. É comum que crianças antes até dos 4 anos expressem brincadeiras voltadas para sexualidade ou para um possível "namoro". A orientação é sempre relativa a cada caso, se a expressão da criança não envolve nenhuma outra necessidade, além da brincadeira e do carinho especial, chamado por ela de namoro, por outra criança não se torna necessário que se desfaça a ideia. É possível tratar desta expressão de forma natural seguindo o ritmo  e a fantasia da criança sem nenhum estímulo extra ou repressão, apenas acolhendo de forma mais natural. 

 Quais os argumentos seriam legais de serem usados para desincentivar o “namoro”?

No casos em que os pais percebem que as brincadeiras e fantasias são mais intensas e frequentes, principalmente em crianças a partir dos 7 anos, é possível que trate o "namoro" buscando sempre uma associação e incentivo da amizade e do carinho nas relações, bem como a importância de ambos na vida das pessoas.

 É legal que os adultos fiquem brincando que eles tenham namorado?

Cada família tem uma maneira específica de lidar com este tema. O incentivo para um namoro ainda na infância não é algo que se considere apropriado já que a criança vivencia nesta fase outras necessidades prioritárias como a nutrição afetiva familiar, os vínculos de amizade e as relações com figuras de autoridade e respeito de forma segura e estável. 

 O que fazer quando a criança tem vergonha ou até chora, quando alguém brinca com ela sobre namorado?

Sempre que uma criança se sente envergonhada ou constrangida, seja ela qual for a situação, a orientação é de que se ofereça acolhimento, segurança e apoio, tratando o assunto de forma natural e de maneira menos emocional possível. 

 E os adolescentes? Como agir quando meu filho começa a namorar?

O diálogo é sempre a melhor maneira de oferecer a orientação e obter a confiança dos filhos, principalmente os adolescentes. É necessário que a mesma naturalidade seja mantida, lembrando que a sexualidade é uma expressão humana e natural em todos, evitando assim tratar o assunto como algo, proibido, "errado" ou "feio". A maneira mais indicada é tratar como algo natural e bom, porém que exige responsabilidade e maturidade para ser vivido. Os adolescentes precisam e devem ser orientados quanto a sexualidade, suas manifestações e responsabilidades. 

 Existe uma idade legal para começar um namoro?

Não existe idade ideal, existe maturidade, confiança e convicções específicas a cada família.

 Com que idade podemos conversar sobre o namoro mais voltado para a sexualidade mesmo?

Depende da necessidade que a criança/adolescente apresenta. Se este demonstra interesse em entender é indicado que o mesmo tenha a informação que busca, no entanto a informação será com a linguagem de acordo a cada idade. Na adolescência é importante que a informação oferecida pelos pais e escolas se antecipe quando possível, já que nesta fase os conhecimentos são compartilhados comumente entre os amigos e colegas. 

 Eu descobri que meu filho começou a namorar, mas não me contou. O que devo fazer?

Buscar o diálogo de forma amigável e se possível não repressora, ainda que a intenção dos pais seja a proibição. Tanto a proibição quanto a permissão, quando acontecem devem estar sempre acompanhadas da explicação, da argumentação e da relação de transparência e confiança.

Não tem segredo! A chave de tudo é mesmo o dialogo! Observe sempre o comportamento do seu filho e seja paciente ao conversar com ele... Nada de punições, stress, ou ate mesmo permissões em excesso. Seja amigo dele!
Cada um tem um jeito particular de criar seus filhos, mas o bom senso impõe limites. Quando o assunto é a sexualidade de crianças então, esses limites precisam ser observados.

Ainda dentro do assunto "namoros de bebes e crianças" tenho uma observação ou até uma dica para finalizar:
Tenha cuidado ao brincar com o filho dos outros e ate com as mulheres que ainda estão esperando por eles... Algumas brincadeirinhas como "Sua filha vai namorar meu filho", ou "Vou fazer um menino só pra namorar com sua filha", ou ainda tem aquela, "Segura as cabritinhas que meu bode ta solto" (essa pra mim é péssima), pode não agradar todo mundo. Eu mesma, quando estava grávida da minha Lara passei uma situação chatíssima com um amigo por causa dessas brincadeiras.

Então é isso! Aqui em casa Lara já se diz namoradinha de um amiguinho da escola! Eu levo na brincadeira, mas não incentivo muito! E ai na sua casa, estão passando por isso? Conta aqui pra gente como está sendo...
contato@mamaesortuda.com


Me despeço desejando a todas as mães um feliz dia dos namorados, aproveitem as dicas já dadas aqui no blog e não deixem de comemorar só porque vocês tem seus pequenos hein?
Ah, lembrem-se sempre: "Não é o amor que sustenta o relacionamento, e sim a forma de se relacionar que sustenta o amor!"
Beijos e mais Beijos





Thaísa Freitas
_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!