quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Quiche de queijo com alho poró



Essa é uma daquelas receitas da quarentena e que virou a estrela do meu caderninho de receitas: quiche de queijo com alho poró! É uma quiche maravilhoooooosaaaaa! Crocante, amanteigada, gostosa, irresistível... Um prato perfeito para um bruch! Não podia deixar de compartilhar com vocês!!!!

Essa é uma receita coringa! Você pode tirar o alho poró e substituí-lo por outras combinações! Você pode colocar geleia de damasco, legumes, goiabada (uma quiche romeu e julieta...imagina?) ... enfim, use e abuse da criatividade com essa receita! E não esqueça de marcar @mamaesortuda em suas redes viu?

Essa receita original é da digníssima Rita Lobo, mas dei uma adaptada para ficar do meu jeitinho!
Salve Rita!!! 









MASSA

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
150 g de manteiga gelada em cubos
5 colheres (sopa) de água gelada

RECHEIO

1 caixinha de creme de leite (com 17% de gordura ou mais)
4 ovos
220g de queijo ralado grosso (gosto de usar canastra ralado, mas você pode usar outros)
Noz moscada a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Alho poró refogadinho no azeite
1 pacotinho de queijo parmesão

Modo de Preparo - Para a massa

1) Numa tigela, misture a farinha com o sal. Acrescente os cubos de manteiga e amasse, beliscando com as pontas dos dedos até formar uma farofinha. Acrescente a água gelada de colher em colher, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola – evite trabalhar demais a massa, deixe pontinhos de manteiga ainda aparentes para ficar bem crocante depois de assada.

2) Pré-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média) e separe uma fôrma com fundo removível de 20 cm de diâmetro. Forre o fundo da forma com papel manteiga.

3) Disponha a massa sobre uma bancada enfarinhada. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo até formar um círculo cerca de 6 cm maior que o diâmetro da fôrma. Coloque a massa sobre a forma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma.

4) Com uma faca, corte o excesso de massa. Leve a fôrma para a geladeira por 10 minutos enquanto o forno aquece – a massa é muito amanteigada, isso evita que as laterais abaixem na hora de assar.

5) Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e rache ao assar.

6) Leve ao forno por cerca de 30 minutos para pré-assar – as bordas começam a dourar e o fundo perde o aspecto de cru. Enquanto isso, prepare o recheio.


Modo de Preparo - Para o recheio

Enquanto a massa estiver assando prepare o recheio!
1) Refogue o alho poró em rodelas no azeite até começar a dourar (cerca de 5 minutos).
2) Misture em uma tigela os ovos, o creme de leite e o queijo ralado e misture com um batedor de arame até ficar homogêneo. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.
3) Acrescente o alho poró refogado.


Modo de Preparo - Montagem

1) Retire a massa pré-assada do forno e diminua a temperatura para 180 ºC (temperatura média). Com cuidado, retire o papel manteiga e os grãos de feijão.
2) Coloque o recheio e polvilhe por cima o queijo parmesão.
3) Volte a fôrma ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a quiche inflar e ficar bem dourada. 
4) Espere esfriar antes de desenformar.
5) Divirta-se! 


Assim que fizer por aí me conte o que achou!
Vou amar saber!!!












_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!