sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Carta para Rafael - Cirurgia, fisioterapia e quimioterapia

Boa noite meu amor, vou aproveitar que você acabou de sair com o papai, para contar mais sobre a cirurgia. 



A cirurgia de retirada da mama é uma cirurgia grande e às vezes feita junto com um cirurgião plástico. Atrás do músculo é colocado um expansor que prepara a pele para receber o silicone, que ele não pode ser colocado na hora, porque a gente costuma perder uma parte da pele na cirurgia. Fizeram mastectomia radical, perdi o mamilo, a aréola e todos os linfonodos do braço. Fiquei 7 dias com um dreno e nem acreditei quando o tio. Alfonso (Cirurgião Plastico) falou que ia tirar, eu e a tia Pri tínhamos apelidado o dreno de Vlad. 



No dia seguinte, tive consulta com a tia Malu e comentei que estava achando meu braço um pouco inchado. Ela confirmou que estava mesmo e ligou para o tio Nazir (fisioterapeuta oncológico) pedindo para ele adiantar meu horário que seria no dia seguinte. 
Saí correndo e cheguei lá chorando com medo de estar com um linfaedema, ele me viu e riu muito do meu desespero. A clínica dele tem uma energia incrível e ele falou que meu braço não ia ficar inchado porque ele não ia deixar! Enfaixou o braço e me explicou sobre os cuidados que eu precisaria ter daquele dia em diante e me deixou bem mais calma. Continuei indo lá todos os dias da semana e continuo até hoje três vezes por semana.

 
 
Uma semana depois disso, voltei no tio Alfonso para encher mais o peito. Enchemos 150 ml, voltei no tio Nazir  e saí de lá sem dor nenhuma, porém durante a noite a dor estava tão grande, foi tão difícil suportar que queria ir ao pronto socorro esvaziar, mas ela durou uns 3 dias e passou. 

Outro dia cheguei no tio Nazir e ele estava com o resultado do histopatológico da cirurgia. Falou que tinham tirado 15 linfonodos e ainda tinha célula cancerígena nos 15. A lesão do peito que tinha 15 cm estava apenas com 1cm, mas eu não tinha mais nada porque havia sido tudo retirado na cirurgia. 
Fiquei um pouco decepcionada com o resultado dos linfonodos e conversei com a tia Malu, que falou que o Pet Scan não tinha mostrado nada porque era como se as células estivessem desmaiadas. A radioterapia e a quimio preventiva iriam acabar com tudo. 

Mesmo assim eu não estava me sentindo segura em continuar só com a quimio preventiva, mesmo com o resultado do meu exame de sangue perfeito, igual de uma pessoa sem câncer e na consulta com o tio Enaldo, ele analisou várias vezes e resolveu mudar o protocolo para garantir que não sobre nenhuma célula cancerígena no corpo. Optou por adicionar mais 3 quimioterapias vermelhas. 

No início fiquei aliviada e depois um pouco chateada, com a sensação de estar andando para trás, mas essa sensação durou só até o papai lembrar que era só uma garantia de cura. 
Também fiquei um pouco chateada porque os cabelos que já estavam crescendo vão voltar a cair, mas isso é só um detalhe e logo, logo vão voltar a crescer, a tia Marina me emprestou vários lenços novos e tenho feito varias combinações lindas
3 sessões passam rápido e será mais uma etapa vencida!



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!