terça-feira, 27 de novembro de 2018

Novembro azul: Convide todos homens que você ama a se prevenir!





Um belo dia na Austrália, um grupo de amigos se reuniu e decidiu deixar os bigodes crescerem em apoio às instituições de caridade. Assim nasceu o Movember, que é a junção das palavras em inglês moustache e november onde a tradução é bigode e novembro, que para nós é o conhecido Novembro Azul, escolhido por causa do dia 17/11 que é o dia mundial do combate ao câncer de próstata. A campanha foi bastante aceita, ganhou publicidade e muitos países se tornaram adeptos, em alguns lugares até se pintam barbas e bigodes de azul, que a cor oficial do movimento. 

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. É ela a responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma. No seu interior passa a uretra, o que justifica que alterações podem gerar dificuldade de urinar, principalmente em homens com mais de 50 anos.

Segundo o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Há estudos americanos que dizem que um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. Ele é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino. 

Por estes motivos, é tão importante a prevenção e a rotina médica, principalmente para a ala masculina que é mais resistente a esses assuntos.

Como o nosso blog sempre levanta a bandeira do cuidado à saúde, convidamos o Dr Henrique Cunha, médico urologista, integrante do corpo clínico da Imedato Saúde, para responder algumas perguntas sobre o câncer de próstata:

[MS]: Em relação à conscientização do novembro azul, qual a importância da prevenção do Câncer de próstata?

Drº Henrique Cunha - Urologista
[Drº Henrique Cunha]: O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata, bem como a saúde do homem. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo o sexto tipo mais comum no mundo. Trata-se de uma medida de conscientização e rastreamento populacional, com a possibilidade do diagnóstico precoce e acompanhamento do estado de saúde.

[MS]: Quais os sintomas devem alertar os homens?

[Drº Henrique Cunha]: Dor lombar, jato de urina muito fraco ou reduzido, necessidade de urinar frequentemente, dor nos ossos, infecção de urina de repetição, sangramento no esperma ou na urina, dor na barriga ou testículos, entre outros.

[MS]: O câncer de próstata afeta somente idosos?

[Drº Henrique Cunha]: Isso é um mito. Pode afetar também jovens-adultos, porem sua prevalência maior ocorre após os 65 anos de idade ou 10 anos antes do 1o caso na família. Atualmente recomenda-se a primeira consulta até os 45 anos de idade.

[MS]: A ausência de histórico familiar, diminui o risco de desenvolver a doença? Há alguma incidência maior em casos de sobrepeso e pele negra?

[Drº Henrique Cunha]: Apesar de um histórico familiar de câncer de próstata dobrar as chances, 1 em cada 6 homens serão diagnosticados com câncer de próstata em sua vida independente da história familiar. O negro possui risco três vezes maior de sofrer de câncer da próstata do que branco. A obesidade aumenta o risco e o tumor tem comportamento mais agressivo.

[MS]: Quais o exames necessários para prevenção e diagnóstico? Que especialidade médica deve ser procurada?

[Drº Henrique Cunha]: O principal exame a ser realizado é o clínico feito pelo urologista o qual inclui a anamnese (a entrevista com paciente sobre seu sinais e sintomas) e o exame físico que inclui o toque. Além disso é realizado o exame de sangue do PSA.

[MS]: O tratamento do câncer de próstata está associado à impotência sexual?

[Drº Henrique Cunha]: Existem vários tipos de tratamento para o câncer de próstata dependendo de como está o estádio da doença. Numa fase inicial pode ser realizado tratamento observacional ativo dependendo da idade do paciente e o foco da doença na biópsia de próstata. Assim apenas acompanhando a sua evolução não afetaria na potência sexual. Pode ser realizada também tratamentos como radioterapia e cirurgia para retirada da próstata. Quando se realiza a cirurgia da próstata apenas metade fica impotente sendo que a grande maioria recupera nos dois primeiros anos.

[MS]: Caso seja diagnosticado o câncer de próstata, qual tratamento mais indicado?

[Drº Henrique Cunha]: Dependerá do estágio, se inicial, avançada localmente ou se com doença a distância (metástase). O tratamento pode ser cirúrgico, clínico, hormonal, quimioterapia e radioterapia.

[MS]: Para encerrar nossa entrevista, que mensagem deixaria para quem está enfrentando o câncer de próstata?

[Drº Henrique Cunha]: Apesar de ser uma doença do mal existem vários tipos de tratamento e seguimento para enfrentar o câncer. Não deixe de lutar pela sua vida.


Gostou da nossa entrevista? Agora repasse esse post a todos homens que você ama e que são importantes para você. Ajudar a prevenir também é um ato de amor. Em Novembro Azul temos todos bigodes!

Se quiserem conhecer mais sobre a Clínica Imedato Saúde, vou deixar o link aqui. Eles prepararam, com muito carinho, pacotes check up voltados para saúde do homem, tem condições especiais e consultas com preços justos e uma estrutura ímpar. Vale conferir! Agradecemos a Imedato Saúde e ao Dr° Henrique Cunha por toda atenção com o blog e nossos leitores.




Um grande beijo e boa sáude a todos!


Lalá
@laladoben





_

Um comentário:

Obrigada!
Volte sempre!