segunda-feira, 26 de junho de 2017

Pensando em aumentar a família...


pensando em aumentar a família, mais um filho, culpa, nasce uma mãe nasce a culpa, reflexões de uma mãe, Nasceu uma Mãe, mamãe coruja,


Já li textos, criamos rotinas de sono, fizemos tratamento homeopático, já investiguei várias coisas, recebi conselhos bons, mas também julgamentos fortes sobre o fato da minha filha não dormir como um bebê comum. 

"A culpa é sua que não dorme nunca." 
"A culpa é sua que não desacelera."
"A culpa é sua por não parar em casa."
"A culpa é sua que na gravidez não parou um segundo"
A culpa...a culpa...a culpa...a culpa...
"A culpa é sua que nasceu" .... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A culpa sempre foi minha na opinião de várias pessoas. Mas com o tempo fui trabalhando isso em mim e me libertando de algumas culpas que a sociedade foi inserindo na minha bagagem. Já bastam as culpas que a gente tem porque merece ter, não é mesmo? Porque sim, não somos perfeitas, e em muitos momentos erramos e nos sentimos culpadas em relação aos nossos filhos e em relação ao mundo. 

Quando era grávida li que "nasce uma mãe, nasce a culpa". Ri e achei isso uma bobagem. Bobagem a minha de achar isso uma mentira, de achar que estava preparada psicologicamente para tudo, de achar que ler tudo em sites e blogs me deixaria treinada para ser mãe... kkkkkkkkkkkkk. Agora sim, estou rindo de ter rido disso. Se é que você me entende. Tem horas que a culpa é tão grande que a gente se sente culpada quando não está sentindo culpa por algo. É bem estranho isso. Filosófico. 

Ela não dorme como uma criança comum mesmo. Essas tabelas nunca foram parâmetros para gente. Um RN dorme 16 horas por dia. Ela nunca dormiu isso, nunca. Oh! Nos primeiros meses como eu sonhava em poder fazer meu almoço enquanto ela dormia, ou dormir decentemente, ou tomar um banho tranquila, ler um livro, arrumar a casa, lavar roupa em paz, sair do sofá sem escutar choro... mas ela não dormia e mamava incansavelmente. Acredito que a horas de sono se transformaram em horas de mamada. kkkkkkkkkkkkkkk ( E aí começam outros julgamentos né? "Você amamenta muito", "essa menina vai virar uma bola", "a menina mal chora e você já amamenta" ... kkkkkkkk). Sempre praticamos a livre demanda, e isso incomoda muito as pessoas, não é mesmo?

Ahh, "já que você amamenta muito vai emagrecer rapidinho!". Isso também não foi verdade. hahahaha. Não conquistei o troféu magra por amamentar. Já fui perguntada se estava grávida muitas vezes até ter coragem para abdicar um pouco do tempo em família (um singela horinha por dia) para fazer ginástica, além de melhorar a nossa alimentação por aqui!

"Aposto que vocês não fazem rotina de sono." Sim, fazemos todos os dias. E quando começo a cantar para ela começo a dormir antes dela. E eis que surge um "mamãe, canta mais" e me trás à realidade novamente. Até "Você quer brincar na neve", versão voz e voz, rola na nossa playlist cantada noturna. kkkkkkkk. Tem historinhas também, o lobo mal é tão bonzinho na nossa historinha, que ela inventou que ele come um bolo de chocolate com a vovó e com a chapeuzinho, no final do livro. E vocês já podem imaginar qual foi o tema que ela me pediu para o aniversário deste ano? Lobo mal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Posso contar os dias em que dormir foi uma tarefa fácil. Normalmente o marido dorme antes da gente e dá umas acordadas assustadas no meio "oi, hãã, tá tudo bem?!". Como se tivesse feito algo errado de dormir antes da gente. A culpa bate para as bandas masculinas também minha gente. Não é desmérito nosso receber as culpas da sociedade, eles também recebem.

Na escola se o assunto é "você esqueceu a fralda" ele vem destinado à mim. Se o assunto é "você esqueceu de pagar", vem destinado à ele. Porque gente?! Mandem para papai e mamãe que nós dois aqui somos responsáveis por tudo. Quando esqueço de colocar a fralda na bolsa, ainda mais quando isso se repete por dois ou três dias, significa que estou precisando do papai mais do que em outras época, porque estou estafada e com o sanguinho lá fim, no vídeo game da vida real. 

Não é fácil. 

Antes de julgar qualquer pessoa seja resiliente. E saiba, todos estamos em treinamento constante. Pais e mães aprendem com seus erros e acertos, e tenham certeza que se forem praticar os acertos com outra criança pode não dar certo também! E que posso dizer é que cada dia é diferente, a rotina de sono já teve altos e baixos por aqui, por exemplo. Já tivemos noites completas de sono mas recentemente temos acordado de uma a duas vezes por noite. Então mesmo que a gente saiba os "macetes" para lidar com os nossos filhos, esses se alteram com o passar dos meses.

E toda a nossa experiência não nos faz mais pais ou menos que outros. Essa é a nossa realidade. Em nossa casa tentamos ser os melhores pais para nossa filha, mesmo que em alguns momentos deixemos ela comer um doce antes do almoço porque ela está grudada em minha perna feito um bicho preguiça me impedindo de fazer tudo. Mesmo que ela faça xixi no tapete ou sofá maravilhoso na casa de algum amigo e a gente fique morrendo de vergonha. Juntos vamos vencer. 

Umas semanas atrás me tive vontade de chorar de cansaço e chorei. Estava chorando sozinha na cozinha, achando que ela não perceberia. Ela chegou de mansinho e falou "mamãe, você tá 'cholando'? 'Chola' não mamãe. Eu te amo!". Me deu um beijo e foi brincar na sala. Nessa hora chorei mais ainda. Essas coisas nos renovam para vida! 

Não existe maternidade perfeita e nem paternidade. Estamos aprendendo, nos reinventando e aumentando a nossa coleção de momentos em família! Se me perguntarem se é fácil, vou dizer de cara que é muito difícil, mas vale à pena cada segundo! Por um bom tempo a ideia de ter um outro filho passou longe das nossas cabeças, mas já estamos sim pensando em aumentar a nossa família! 





_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!