sexta-feira, 28 de abril de 2017

28/04 - Dia da sogra!


Sogra: mãe do cônjuge.
Pessoa que é vista como um peso a ser carregado.
Indivíduo que adquiriu a fama de ser “bruxa”, a "pior pessoa do mundo".
Realmente, algumas sogras dificultam a vida das pessoas e podem ser chamadas de "sogra coral" (aprendi essa com um ex-colega de trabalho, hehe), mas nem todas são assim...

O que noras, sogras e maridos/esposas podem fazer para melhorar a convivência?

dia da sogra
Mantenha a calma!

Eu dei muita sorte. A minha sogra é um amor. Ela me ajuda em tudo que pode, sempre lembra da gente, faz questão de ver a família sempre unida, cozinha delícias e nos convida... Eu ganhei uma segunda mãe!

Durante a gravidez, ela sempre vinha com: "fiz canjica", o que eu mais tinha vontade de comer durante os 9 meses!
Já viram uma sogra, no pós parto da nora, falar "vim só dar um beijinho na Anna, lavar o banheiro e já vou embora. Nem precisa levantar." ou “trouxe almoço, assim você não tem trabalho. Eu cuido da Anna para você comer.”, aí arrumava a cozinha e ia embora pra eu descansar.

Ás vezes eu até insistia para ela ficar mais, pra me fazer companhia, pra eu ter com quem conversar e tal, mas ela não ficava, com medo de incomodar. Vê se pode?

Eu, sogra e filhota no clube
 Para muitas pessoas, a convivência com a sogra é nada fácil! Tudo complicado e cheio de estresse!   Quem nunca ouviu o velho ditado: “casa com o cônjuge, casa-se também com a sogra, com a família”, ou seja, quando alguém se casa, cria uma aliança com a família do cônjuge e está sujeito às regras dessa família. Porém, sempre com muito respeito, de ambos os lados.

Sabe quando dizem "uma filha mulher, quando casa, a gente ganha um filho. Um filho homem, quando casa, a gente perde um filho". Quem é mãe sabe que morremos de ciúme da cria. Já pararam para pensar nisso (principalmente as mães de menino)? Você já deu uma oportunidade para sua sogra mostrar que é legal?

Pedi opinião para as integrantes de grupos de mãe que participo e as respostas foram quase unânimes:

Distância!
Mas será que é assim mesmo??? A culpa é apenas da sogra?
Reuni as melhores respostas e dividi como cada indivíduo da relação pode fazer sua parte. Prepare-se para rir e chorar!!!

Sogra

Uma das meninas respondeu: “Cíntia, uma sogra deve saber que o filho agora precisa pensar na relação dele, no casamento dele, na vontade da esposa, dos filhos. Eu vejo que o que atrapalha muito é isso, sabe?! A sogra querer "competir" com a nora. E acaba o filho ficando em cima do muro ou indo pro lado da mãe só pra não chateá-la”.
Amei a resposta acima. E também tive respostas como:
- “A sogra deve respeitar os limites, o espaço do casal. Não intrometer ou querer fazer o que é papel da esposa.”                      
- “A sogra primeiro tem que educar o filho dela pra ser homem de verdade e não o tratar como criança o resto da vida.”
- “A minha é um doce, mas sim, tem que ter limites.”

Resumindo nossa conversa:

Respeitar os limites;
Respeitar o espaço do casal;
Não competir com a nora;
Não achar que é mãe dos netos;
Não oferecer coisas para os netos comerem sem perguntar a mãe;

Manter a distância de segurança, kkkkkkk                        


Nora / Genro

Por outro lado, nem tudo é problema com a sogra. Ás vezes, o cônjuge possui uma certa implicância com a sogra, fala mal dela e atribui como intromissão qualquer conselho.
A mãe é a mulher mais importante da vida do seu parceiro(a). Seja qual for sua opinião sobre a sua sogra, respeite-a.
Além disso, muitas coisas que ela faz são tentativas de participar de alguma maneira da vida do(a) filho(a). Não dá para competir com ela. São relações diferentes e não estão no mesmo plano.


                
Resposta à pergunta: E o que nós, noras/genros, podemos fazer para melhorar a relação?

Respostas sérias (rsrsrsrs):

“Nós noras podemos ser mais tolerantes, mas não deixar de nos posicionar. Elas tiveram a vez delas. Agora é nossa vez... kkk”
- “Como noras devemos respeitar, mas nunca baixar a cabeça.”
- “Não tentar afastar o marido da sogra porque, gente, em quase todas as situações, ela vai ganhar de nós”.
- “Eu faço assim: quando sei que vou encontrar com a minha, que ela vai criticar, vai falar, vai ser sogra... Eu penso: é só por um dia... aguenta aí, fia. Ou seja: Tolerância”.
- Minha sogra ama competir comigo na cozinha. Eu ficava p... Agora, sempre a deixo cozinhar. Ou seja, a nora tem que desapegar e deixar a sogra competir sozinha...”
- “Releve o que é possível relevar.”

Vamos pontuar:

Dê atenção à sua sogra: costume recebê-la da melhor forma possível, com respeito, educação e afeto. Com um tempo, isso pode mudar e fazer com que ela lhe veja com outros olhos e até melhore a convivência entre vocês. Se você interage com ela apenas durante os conflitos ou quando outras pessoas estão em volta, vocês nunca terão uma chance de se relacionar de maneira casual e amigável.
Faça agrados para sua sogra, especialmente em datas comemorativas. Compre ou faça algo que sabe que ela possa gostar. Pequenos gestos mudam muita coisa!
Estabeleça papéis, mas tente se aproximar de outras formas: Sair para tomar um café ou assistir um filme juntos pode ajudar a fazer com que se conheçam em nível pessoal, em vez de através dos seus papéis regulares como membros da família. 
Não tente competir com a sogra e não a deixe competir com você. Claro que ela adora paparicar o filho, mas agora o filho tem você. Vocês podem ter a atenção da mesma pessoa, de maneiras e em momentos diferentes.
A intimidade do casal deve ser preservada acima de tudo. Se você dá intimidade, também concede liberdade para que ela entre em sua vida. Reserve-se e seja discreta. Não dê espaço para que ela entre demais na vida do casal. Ela nunca saberá exatamente o que se passa e sempre ficará ao lado do(a) filho(a).


Maridos / Esposas (cônjuge)

O problema não é você (genro/nora)? Você faz a sua parte e nada muda? Então, tente ajudar a resolver.
A primeira coisa a ser feita é conversar com o cônjuge. Mesmo a minha sogra sendo fofa de tudo, ela já teve atitudes que eu não gostei (como um neto engasgar com tomate e ela jogar tudo fora, sendo que minha filha ainda estava comendo. Sei que foi no impulso, que fez “por segurança”, mas eu não gostei e falei com o maridão, rsrsrs). O que ela já fez e eu não gostei, tenho plena consciência que não fez por mal, então nunca tivemos problemas e realmente gosto de ter a companhia dela. Mas se você tem problemas, converse com o marido/esposa e tentem também conversar com a sogra. O importe é você ser honesta com o cônjuge e com a sogra. Honesta e calma!

Mas, o mais importante é: sempre conversar com o marido de uma maneira que não ofenda a mãe dele, porque mãe é mãe! Então, você tem que falar de um jeitinho doce, mas que aponte as coisas chatas. Assim, ele(a) pode te ajudar a resolver a situação...
Dificilmente, a sogra vai mudar a sua maneira de pensar. Mas temos que nos esforçar para transformar tudo isso em uma relação saudável.
E os cônjuges também podem ajudar, vendo os próprios defeitos.

Recebi frases como:
- “Gente, meu marido não colocava o prato na pia porque a mãe sempre fez isso. Imaginam o que enfrento?!”
- “Aqui a minha (sogra) tenta fazer agora com os filhos o que não fez quando eram pequenos.”
- “Nossa geração ainda é muito machista. Vejo minhas tias criando os filhos dessa forma que vocês descreveram. Não são capazes de colocar a roupa suja no cesto.”
- “Minha mãe criou meu irmão para ser mimado... coitada da futura esposa.”
- “Agora, vamos ser sinceras... Dá uma raiva tãaao grande da sogra quando a gente enxerga um defeito que a gente sabe que foi ela que colocou, né?!”          

Nós podemos (e devemos) tornar nosso cônjuge uma pessoa melhor. Mas não é pra criar/educar... Isso tem que vir “de berço”.

- “Sabe o que fiz com meu marido depois que minha ajudante me deixou? O cérebro demora 21 dias para tornar algo como novo hábito. Então, pedia algo todo dia, como se fosse favor, até que se tornou hábito e hoje ele me ajuda. Faz por hábito...”
- “No meu caso, quando fiquei sem ajudante também, não consegui ajuda pedindo as coisas, mas alertando e conversando.”
- Quando meu marido via nossa filha fazendo algo errado, falava para eu chamar a atenção dela. Eu dizia: Ela também é sua filha. Você tem direito de chamar a atenção dela, sabia?!”
- Meu marido sempre reclamava quando eu não havia jogado o lixo fora. Um dia ele chegou e foi bem ríspido: sua mão vai quebrar se jogar o lixo lá fora? Eu disse: A minha não, mas a sua deve quebrar, pois é a única coisa que você faz em casa e ainda reclama. Coisas como essa o alertaram para suas obrigações.  Hoje ele já faz algumas coisas para ajudar.”
- “Resumindo: Homens: Se coloquem no lugar de suas mulheres e façam a divisão das tarefas em casa!!
Sogras: Não encham o saco... ele sempre será seu filho, mas agora ele tem uma família pra cuidar !!
Mães: Vamos direto para o céu”

Se eu gostei dessa frase que recebi? Muito! Resume bem nossas conversas. Porém, pensem bem: somos mães e vamos direto pro céu, mas também somos/seremos sogras. Ou seja, tudo tem mais de um lado...

Criação dos filhos 
              
Somos noras. Sabemos como é ruim ter um marido/esposa que dão mais trabalho que nossos filhos. Então, temos que pensar muito bem sobre como estamos criando nossos filhos e que tipo de adultos estamos formando. Olha que fofo que recebi:
- “Ainda bem que não sou mãe de menino, porque seria uma sogra daquelas... Hahaha... Qual sogra não é assim???”
- “Não tenho sogra, mas crio meu filho como gostaria que meu marido fosse. Levo ele em floras para dar flores a professora e as tias; ensino a ajudar na organização da casa e sempre fazemos alguma coisa para comermos juntos. Quero que ele tenha consciência que é tão responsável pela casa e filhos como sua esposa é.”
- “Também sou assim com meu filho... Ele ajuda nos afazeres de casa, na cozinha, até  abre a porta do carro as vezes kkkkk”

E um pai enviou “Eu quero ser uma boa pessoa pra minha filha. Quero que ela veja que pode ter um bom marido e não se contentar com porcaria. Eu quero ser o exemplo”.

Minha sogra infringiu TODOS os limites e agora?  
                     
É possível ter uma boa relação com a sogra, mas claro que cada caso é um caso. Tentou ser legal e não deu certo? Falou com o marido e ele não se importou? Conversou com a sogra e não funcionou? Então, “chute o balde”!

Recebi boas dicas:

- “Quando a sogra soltar comentários que alfinetem, faça o mesmo e sorria, pra levar na brincadeira!”
- “Quando a sogra falar com seu filho que ele não pode fazer alguma coisa porque a mãe não deixa, explique para os dois, sogra e filho: olha, não é porque a mamãe não deixa, é porque não pode e ninguém vai deixar! Estamos cuidando de você.”
- “Sua sogra não larga seu filho? Ninguém mais pode pegar / cuidar / brincar? Aproveite para descansar e fazer suas coisas.”


E você, se dá bem com sua sogra?

Como sua sogra é? Como a convivência de vocês funciona? Ela é boa?  Ela é uma má sogra? Ela é ciumenta, crítica, intrometida e manipuladora? Ela é fofa? Sua sogra sabe ouvir a palavra não? Ela conhece os limites da relação?
Conta pra gente!

Bjuuuu

@minhas24horas





_

Um comentário:

Obrigada!
Volte sempre!