sexta-feira, 28 de abril de 2017

28/04 - Dia da sogra!


Sogra: mãe do cônjuge.
Pessoa que é vista como um peso a ser carregado.
Indivíduo que adquiriu a fama de ser “bruxa”, a "pior pessoa do mundo".
Realmente, algumas sogras dificultam a vida das pessoas e podem ser chamadas de "sogra coral" (aprendi essa com um ex-colega de trabalho, hehe), mas nem todas são assim...

O que noras, sogras e maridos/esposas podem fazer para melhorar a convivência?

dia da sogra
Mantenha a calma!

Eu dei muita sorte. A minha sogra é um amor. Ela me ajuda em tudo que pode, sempre lembra da gente, faz questão de ver a família sempre unida, cozinha delícias e nos convida... Eu ganhei uma segunda mãe!

Durante a gravidez, ela sempre vinha com: "fiz canjica", o que eu mais tinha vontade de comer durante os 9 meses!
Já viram uma sogra, no pós parto da nora, falar "vim só dar um beijinho na Anna, lavar o banheiro e já vou embora. Nem precisa levantar." ou “trouxe almoço, assim você não tem trabalho. Eu cuido da Anna para você comer.”, aí arrumava a cozinha e ia embora pra eu descansar.

Ás vezes eu até insistia para ela ficar mais, pra me fazer companhia, pra eu ter com quem conversar e tal, mas ela não ficava, com medo de incomodar. Vê se pode?

Eu, sogra e filhota no clube
 Para muitas pessoas, a convivência com a sogra é nada fácil! Tudo complicado e cheio de estresse!   Quem nunca ouviu o velho ditado: “casa com o cônjuge, casa-se também com a sogra, com a família”, ou seja, quando alguém se casa, cria uma aliança com a família do cônjuge e está sujeito às regras dessa família. Porém, sempre com muito respeito, de ambos os lados.

Sabe quando dizem "uma filha mulher, quando casa, a gente ganha um filho. Um filho homem, quando casa, a gente perde um filho". Quem é mãe sabe que morremos de ciúme da cria. Já pararam para pensar nisso (principalmente as mães de menino)? Você já deu uma oportunidade para sua sogra mostrar que é legal?

Pedi opinião para as integrantes de grupos de mãe que participo e as respostas foram quase unânimes:

Distância!
Mas será que é assim mesmo??? A culpa é apenas da sogra?
Reuni as melhores respostas e dividi como cada indivíduo da relação pode fazer sua parte. Prepare-se para rir e chorar!!!

Sogra

Uma das meninas respondeu: “Cíntia, uma sogra deve saber que o filho agora precisa pensar na relação dele, no casamento dele, na vontade da esposa, dos filhos. Eu vejo que o que atrapalha muito é isso, sabe?! A sogra querer "competir" com a nora. E acaba o filho ficando em cima do muro ou indo pro lado da mãe só pra não chateá-la”.
Amei a resposta acima. E também tive respostas como:
- “A sogra deve respeitar os limites, o espaço do casal. Não intrometer ou querer fazer o que é papel da esposa.”                      
- “A sogra primeiro tem que educar o filho dela pra ser homem de verdade e não o tratar como criança o resto da vida.”
- “A minha é um doce, mas sim, tem que ter limites.”

Resumindo nossa conversa:

✔ Respeitar os limites;
✔ Respeitar o espaço do casal;
✔ Não competir com a nora;
✔ Não achar que é mãe dos netos;
✔ Não oferecer coisas para os netos comerem sem perguntar a mãe;

✔ Manter a distância de segurança, kkkkkkk                        


Nora / Genro

Por outro lado, nem tudo é problema com a sogra. Ás vezes, o cônjuge possui uma certa implicância com a sogra, fala mal dela e atribui como intromissão qualquer conselho.
A mãe é a mulher mais importante da vida do seu parceiro(a). Seja qual for sua opinião sobre a sua sogra, respeite-a.
Além disso, muitas coisas que ela faz são tentativas de participar de alguma maneira da vida do(a) filho(a). Não dá para competir com ela. São relações diferentes e não estão no mesmo plano.


                
Resposta à pergunta: E o que nós, noras/genros, podemos fazer para melhorar a relação?

Respostas sérias (rsrsrsrs):

“Nós noras podemos ser mais tolerantes, mas não deixar de nos posicionar. Elas tiveram a vez delas. Agora é nossa vez... kkk”
- “Como noras devemos respeitar, mas nunca baixar a cabeça.”
- “Não tentar afastar o marido da sogra porque, gente, em quase todas as situações, ela vai ganhar de nós”.
- “Eu faço assim: quando sei que vou encontrar com a minha, que ela vai criticar, vai falar, vai ser sogra... Eu penso: é só por um dia... aguenta aí, fia. Ou seja: Tolerância”.
- Minha sogra ama competir comigo na cozinha. Eu ficava p... Agora, sempre a deixo cozinhar. Ou seja, a nora tem que desapegar e deixar a sogra competir sozinha...”
- “Releve o que é possível relevar.”

Vamos pontuar:

✔ Dê atenção à sua sogra: costume recebê-la da melhor forma possível, com respeito, educação e afeto. Com um tempo, isso pode mudar e fazer com que ela lhe veja com outros olhos e até melhore a convivência entre vocês. Se você interage com ela apenas durante os conflitos ou quando outras pessoas estão em volta, vocês nunca terão uma chance de se relacionar de maneira casual e amigável.
✔ Faça agrados para sua sogra, especialmente em datas comemorativas. Compre ou faça algo que sabe que ela possa gostar. Pequenos gestos mudam muita coisa!
✔ Estabeleça papéis, mas tente se aproximar de outras formas: Sair para tomar um café ou assistir um filme juntos pode ajudar a fazer com que se conheçam em nível pessoal, em vez de através dos seus papéis regulares como membros da família. 
✔ Não tente competir com a sogra e não a deixe competir com você. Claro que ela adora paparicar o filho, mas agora o filho tem você. Vocês podem ter a atenção da mesma pessoa, de maneiras e em momentos diferentes.
✔ A intimidade do casal deve ser preservada acima de tudo. Se você dá intimidade, também concede liberdade para que ela entre em sua vida. Reserve-se e seja discreta. Não dê espaço para que ela entre demais na vida do casal. Ela nunca saberá exatamente o que se passa e sempre ficará ao lado do(a) filho(a).


Maridos / Esposas (cônjuge)

O problema não é você (genro/nora)? Você faz a sua parte e nada muda? Então, tente ajudar a resolver.
A primeira coisa a ser feita é conversar com o cônjuge. Mesmo a minha sogra sendo fofa de tudo, ela já teve atitudes que eu não gostei (como um neto engasgar com tomate e ela jogar tudo fora, sendo que minha filha ainda estava comendo. Sei que foi no impulso, que fez “por segurança”, mas eu não gostei e falei com o maridão, rsrsrs). O que ela já fez e eu não gostei, tenho plena consciência que não fez por mal, então nunca tivemos problemas e realmente gosto de ter a companhia dela. Mas se você tem problemas, converse com o marido/esposa e tentem também conversar com a sogra. O importe é você ser honesta com o cônjuge e com a sogra. Honesta e calma!

Mas, o mais importante é: sempre conversar com o marido de uma maneira que não ofenda a mãe dele, porque mãe é mãe! Então, você tem que falar de um jeitinho doce, mas que aponte as coisas chatas. Assim, ele(a) pode te ajudar a resolver a situação...
Dificilmente, a sogra vai mudar a sua maneira de pensar. Mas temos que nos esforçar para transformar tudo isso em uma relação saudável.
E os cônjuges também podem ajudar, vendo os próprios defeitos.

Recebi frases como:
- “Gente, meu marido não colocava o prato na pia porque a mãe sempre fez isso. Imaginam o que enfrento?!”
- “Aqui a minha (sogra) tenta fazer agora com os filhos o que não fez quando eram pequenos.”
- “Nossa geração ainda é muito machista. Vejo minhas tias criando os filhos dessa forma que vocês descreveram. Não são capazes de colocar a roupa suja no cesto.”
- “Minha mãe criou meu irmão para ser mimado... coitada da futura esposa.”
- “Agora, vamos ser sinceras... Dá uma raiva tãaao grande da sogra quando a gente enxerga um defeito que a gente sabe que foi ela que colocou, né?!”          

Nós podemos (e devemos) tornar nosso cônjuge uma pessoa melhor. Mas não é pra criar/educar... Isso tem que vir “de berço”.

- “Sabe o que fiz com meu marido depois que minha ajudante me deixou? O cérebro demora 21 dias para tornar algo como novo hábito. Então, pedia algo todo dia, como se fosse favor, até que se tornou hábito e hoje ele me ajuda. Faz por hábito...”
- “No meu caso, quando fiquei sem ajudante também, não consegui ajuda pedindo as coisas, mas alertando e conversando.”
- Quando meu marido via nossa filha fazendo algo errado, falava para eu chamar a atenção dela. Eu dizia: Ela também é sua filha. Você tem direito de chamar a atenção dela, sabia?!”
- Meu marido sempre reclamava quando eu não havia jogado o lixo fora. Um dia ele chegou e foi bem ríspido: sua mão vai quebrar se jogar o lixo lá fora? Eu disse: A minha não, mas a sua deve quebrar, pois é a única coisa que você faz em casa e ainda reclama. Coisas como essa o alertaram para suas obrigações.  Hoje ele já faz algumas coisas para ajudar.”
- “Resumindo: Homens: Se coloquem no lugar de suas mulheres e façam a divisão das tarefas em casa!!
Sogras: Não encham o saco... ele sempre será seu filho, mas agora ele tem uma família pra cuidar !!
Mães: Vamos direto para o céu”

Se eu gostei dessa frase que recebi? Muito! Resume bem nossas conversas. Porém, pensem bem: somos mães e vamos direto pro céu, mas também somos/seremos sogras. Ou seja, tudo tem mais de um lado...

Criação dos filhos 
              
Somos noras. Sabemos como é ruim ter um marido/esposa que dão mais trabalho que nossos filhos. Então, temos que pensar muito bem sobre como estamos criando nossos filhos e que tipo de adultos estamos formando. Olha que fofo que recebi:
- “Ainda bem que não sou mãe de menino, porque seria uma sogra daquelas... Hahaha... Qual sogra não é assim???”
- “Não tenho sogra, mas crio meu filho como gostaria que meu marido fosse. Levo ele em floras para dar flores a professora e as tias; ensino a ajudar na organização da casa e sempre fazemos alguma coisa para comermos juntos. Quero que ele tenha consciência que é tão responsável pela casa e filhos como sua esposa é.”
- “Também sou assim com meu filho... Ele ajuda nos afazeres de casa, na cozinha, até  abre a porta do carro as vezes kkkkk”

E um pai enviou “Eu quero ser uma boa pessoa pra minha filha. Quero que ela veja que pode ter um bom marido e não se contentar com porcaria. Eu quero ser o exemplo”.

Minha sogra infringiu TODOS os limites e agora?  
                     
É possível ter uma boa relação com a sogra, mas claro que cada caso é um caso. Tentou ser legal e não deu certo? Falou com o marido e ele não se importou? Conversou com a sogra e não funcionou? Então, “chute o balde”!

Recebi boas dicas:

- “Quando a sogra soltar comentários que alfinetem, faça o mesmo e sorria, pra levar na brincadeira!”
- “Quando a sogra falar com seu filho que ele não pode fazer alguma coisa porque a mãe não deixa, explique para os dois, sogra e filho: olha, não é porque a mamãe não deixa, é porque não pode e ninguém vai deixar! Estamos cuidando de você.”
- “Sua sogra não larga seu filho? Ninguém mais pode pegar / cuidar / brincar? Aproveite para descansar e fazer suas coisas.”


E você, se dá bem com sua sogra?

Como sua sogra é? Como a convivência de vocês funciona? Ela é boa?  Ela é uma má sogra? Ela é ciumenta, crítica, intrometida e manipuladora? Ela é fofa? Sua sogra sabe ouvir a palavra não? Ela conhece os limites da relação?
Conta pra gente!

Bjuuuu

@minhas24horas





_

Um comentário:

Obrigada!
Volte sempre!