sábado, 13 de agosto de 2016

Dia dos pais! Mas cadê meu pai?

Dia dos pais a gente comemora com os papais não é? É... Deveria ser... Mas nem para todo mundo é assim!
Hoje eu queria falar sobre a falta do pai! Sejam as pessoas que não tem pai (falecido ou desconhecido), quem tem mas não é presente e quem não tem dentro de casa mas tem um super pai!


Eu e meu marido entramos no primeiro grupo, os que não tem pai! O pai dele faleceu quando ele tinha 1 ano e 8 meses e o meu eu nunca tive contato (o tal desconhecido). 
Quando somos crianças é um pouco mais difícil lhe dar com essa data pois nós ainda não temos um discernimento a cerca de todos os motivos e razões para não termos um pai, mas isto nunca foi problema para nós! Na escolinha, quando tinha a confecção do presente do dia dos pais, eu fazia o presente para meu tio, irmão mais novo da minha mãe, que morava do ladinho da nossa casa.

Tio Jacson e as sobrinhas! Eu sou a de Azul!

Já meu marido fazia os presentinhos para o irmão mais velho da mãe dele... 
Acho que hoje as escolas estão se adaptando melhor a esta realidade. Entendem que nem todos tem pai e tratam com mais naturalidade esta questão.
Nós nunca tivemos problemas com a ausência do pai. Uma vez perguntei para meu marido se ele sentia falta de ter um pai e a resposta dele iluminou minha mente: "Como eu vou sentir falta de uma coisa que eu nunca tive?"
E era exatamente este meu sentimento.
Com isto tento imaginar a dor de quem teve pai e perdeu!
Minha amiga Georgina perdeu o pai em 2007, ele lutou a segunda guerra, por este motivo ela se refere a ele sempre como herói. No casamento dela já não andava mais... mesmo assim ela fez questão que fosse entregue ao seu noivo por ele:


"Pai, como é difícil não te-lo mais aqui comigo. O senhor sempre foi o maior exemplo de homem em minha vida. No momento da sua perda, fiquei sem chão, uma dor enorme apertava meu coração, mas foi o senhor que me deu mais força para continuar, pois me fez uma pessoa forte e de fé. A saudade que sinto é diária e aí falar do senhor meus olhos se enchem de lágrimas, e seu que será assim sempre. O que me consola é saber que o senhor estará eternamente vivo em mim, pois metade de mim é a mãe e a outra metade é o senhor.
Meu eterno Pai, meu eterno Herói!!!"




Há também aqueles que tem pai, foram registrados mas os mesmos sumiram no mundo, não dão atenção e nem carinho... 
Pra falar a verdade... Pra que falar desses né? Vou pulá-los!

E os pais que são separados? Ou mesmo que nunca casaram-se com as mães de seus filhos mas que mesmo assim são "paizão"?
Esses sim eu admiro!
Estar casado ou mesmo morando junto com uma pessoa é questão de escolha. Mas ser pai não! A partir do momento que você assumiu o compromisso de ter um filho, isto será para sempre!
Tenho amigos que tem filhos de outro relacionamento e que fazem questão de estar presente na vida do filho. Estes pais podem até ter outro relacionamento, mas ao meu ver ele tem que adequar esta nova família a que ela já tinha iniciado anteriormente. É tão legal quando isso acontece não é? Veja só o caso do meu amigo. Eu e Fillipe estudamos juntos e ele me mandou este relato sobre como é ter os pais separados, especialmente no dia dos pais:


"Oi, meu nome é Luiz Fillipe, tenho 27 anos e tenho meus pais separados desde os meus 9 anos. O que posso dizer é que não necessariamente tenho os meus pais separados, na verdade eu e meu irmão, na época com 4 anos hoje com 22, ganhamos mais um pai e uma mãe, vimos as duas partes da família crescer. No começo foi um baque, afinal, éramos crianças e não ter mas o pai em casa foi muito estranho, mas com o tempo, entendemos que ele e nossa mãe tinham as diferenças deles, não era saudável pra ninguém, muito menos a gente. O dia dos pais sempre foram muito bons, íamos pra casa dele passar o fim de semana, saímos para almoçar fora e aos pouco a família foi aumentando, ganhamos um irmão de consideração, filho da nova esposa do meu pai e depois veio o Lucas, nosso irmão por parte dele. Porém fomos crescendo, os compromissos aumentando e os finais de semana passaram a ser apenas encontros nos domingos para almoçar, mas continuaram sendo sempre muito prazerosos. Mas esse ano, coincidentemente será meio que nostálgico, pois teremos um evento na sexta dia 12 em família e depois combinamos de passar o fim de semana inteiro lá, será bacana depois de todos esses anos reunirmos de novo por tanto tempo."


Gabriel irmão do Fillipe, o papai Roberto e ele!

Há ainda os que consideram seu pai de verdade o companheiro de sua mãe. 
As vezes a mãe inicia um novo relacionamento com a criança ainda pequena e o filho acaba se apegando e tendo como referencia paterna aquele homem. Acho muito lindo, pois estes sim, podem não ter gerado os filhos, mas cumprem um papel ainda mais importante, ser pai por opção!
Tratando-se deste "tipo de pai" vocês viram o vídeo promocional do O Boticario? Não??? Então segurem as lagrimas:


A mensagem final do vídeo é a mais importante, no dia dos pais homenageie quem é especial para você! Quem é referência... Independente de ser de sangue, por opção, ou simplesmente por empatia!

Aos Papais Sortudos que passarem por aqui, queria primeiro parabenizá-los pelo dia de vocês e dar um conselho: Mesmo que seja seu filho de sengue, faça a opção de tê-lo como filho!  
Opção de ser referência... opção de influenciar a educação, a conduta! Tire um tempo para seu filho... Sai sozinho com ele... Converse... mostre para ele o quanto você se importa. As lembranças que ele terá de você, cabe somente a você proporcionar! O que ele contará sobre você nada mais será do que o prazer que você o proporcionou a vida inteira!
E ai? Vamos caprichar nas marcar que você deixará nele?

E você? Tem um papai dentro de casa? Fora de casa mas dentro da vida? 
Conta pra gente!

contato@mamaesortuda.com

Beijos e mais beijos




_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!