terça-feira, 16 de agosto de 2016

Dia dos pais, dia da saudade!



“Parece que jamais serás a mesma e que nada mais terá sentido como antes, mas assim como é líquida essa tristeza, essas águas são dinâmicas e fluídas. Então deixa que as coisas se renovem, e que as perdas tenham mais de um sentido, que os vazios te ofereçam mais espaço, pra que a vida te compense com o impossível. E permita que a alegria se aproxime, e que traga mais calor para os teus dias, quando tudo nos parece um desolo, é possível ainda assim, ser poesia.Seja forte, siga em frente, respire fundo, e perceba a importância de se ter braços vazios, pra que se possa ter espaço em si para abraçar o mundo.”Marla de Queiroz




Nessa época do ano eu estaria comprando seu presente para o dia dos pais e aniversário. Organizaríamos um churrasco, compraríamos cerveja e nos encontraríamos para comemora a vida. Você contaria inúmeras histórias e piadas. Falaria pela “milésima” vez o quanto era abençoado por ter filhas tão maravilhosas, genros que considerava como filhos e netas lindas. Falaríamos sobre política e sobre o “Galo”. Você me perguntaria sobre o trabalho com as crianças e sobre a minha próxima viagem. O sertanejo daria o tom da festa e a alegria contagiaria o nosso domingo. A semana seguiria seu curso. E nosso encontro familiar deixaria nossa vida mais leve e afetiva . Mas neste ano e nos próximos, tudo será tão diferente! Sua presença física, seus jargões, sua alegria infinita serão, apenas, doces memórias. 
Ainda, fica, na garganta um grito contido e nos olhos, lágrimas teimam em não parar de rolar. Quantos abraços para serem dados, quantas palavras não ditas.... Tudo agora é silêncio e saudade.
Não cabe culpa para esse momento, mas perdão , gratidão e amor. 
È fato que nunca estamos preparados para a morte, principalmente se tratando de um pai. É uma grande adversidade que dificilmente superamos completamente. Mesmo sendo o destino de todos, a morte é uma grande incógnita. Não estamos preparados para um despedida tão longa. Somos egoístas e não queremos ir embora dessa grande festa que é a vida, mas um dia temos que partir.
Diante de tanta dor e sofrimento é possível refletir sobre o inverso da morte: a vida! E nesses momentos consigo ter maturidade e sensibilidade de agradecer pelos ensinamentos , pelos beijos estalados em minha testa, pelo orgulho e amor que eu via nos seus olhos. Obrigada pelos abraços fortes, pelo incentivo , pela alegria, pelos sermões e palavras de conforto ....Obrigada pelo pai com erros e acertos. Pelo pai humano que você foi. 
A reflexão sobre o sentido da vida parece ser tão dicotômico quanto necessário: Para que tanto estresse? Tanto orgulho, tanta ingratidão e tantos sentimentos negativos , se nosso destino é o mesmo? Creio que um dos motivos de estarmos nesse mundo seja justamente ser feliz e fazer os outros felizes. Isso torna nossa maneira de caminhar diferente.
A vida é tão linda, tão cheia de significado e aprendizado. È preciso senti-la e interagir com ela .Apreciar o nascer e pôr –do- sol , ouvir o canto dos pássaros, colocar em prática o conselho dos mais velhos, estar mais presente na vida da família e dos amigos. Rir das adversidades da vida, viajar, observar a natureza, brincar como criança. Caminhar de mãos dadas, ser mais companheiro e mais irmão. Permitir-se fraquejar ou desistir. Apreciar o mundo e suas poesias diárias. Estar atento à magia do universo e fazer dessa passagem a melhor possível. Enfim, ser lembrando por toda sua humanidade e empatia. 
Papai tinha uma alegria enorme pela vida. Era um ser humano autêntico e contagiava a todos com sua alegria e irreverência. Na sua despedida , vi muitos dos seus amigos profundamente emocionados . A palavra que mais ouvi foi que meu pai era muito bom e prestativo: uma pessoa do bem. Ajudava a todos. Não media esforços para auxiliar quem precisasse. Tinha empatia. Se colocava no lugar do outro. Tenho aprendido muito com isso. Quero ser um ser humano melhor. Quero ser solidária como meu pai foi e minha mãe é. Esse é um legado importante. 
Meu pai será lembrado como um ser humano único . Não passou despercebido. Plantou árvores , teve três filhas e três netas .Amou e foi amado. Não escreveu um livro, mas deixou alegria e ótimas lembranças na memória e nossos corações de todos que o conheceram. Foi feliz e viveu intensamente.
Desejo força, fé e muita luz para todos que estão órfãos de pai. E para você que tem seu pai , aproveite essa oportunidade e privilégio . Não economize amor e gratidão. 
Feliz todo dia ,Pais!!!!

Beijos


Fernanda Grey

_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!