sexta-feira, 6 de maio de 2016

Antes e Depois de Ser Mãe

Dia de mãe é todo dia, mas já que temos uma data no calendário para nós... Vamos comemorar!

Ser mãe é viver uma aventura sem fim e é tão difícil explicar e entender a maternidade enquanto não vivenciamos ela. 

Quando moramos com nossos parentes nosso mundo está voltado para nós mesmos, estamos preocupados apenas com aquilo que nos satisfaz ou não. Quando nos apaixonamos nos voltamos para a pessoa amada, fazemos tudo para agradar e manter um relacionamento duradouro. Já quando temos filhos, o resto do mundo acaba e passamos a fazer tudo por eles, em função deles, com eles ou longe deles, mas pensando neles. 





Ah, essa história de antes e depois de ser mãe...

 O SONO

Antes de ser mãe: você consegue fazer a gestão do sono. Dorme o quanto quiser e um sono reparador. Depois de ser mãe: nos primeiros anos você vai acordar sem necessidade só para verificar se a criança está respirando. Depois, quando ela ficar grandinha, você vai dormir melhor, mas é provável que ela te acorde se você estiver "dormindo demais" ou só para pedir para dormir na sua cama (prepare-se para as pernas na sua barriga, o braço no seu rosto e o pouco espaço que restará na sua cama King Size). Quando a criança virar um jovenzinho, aí não vai ter sono tranquilo enquanto seu jovem não voltar da festinha ou de qualquer outro lugar. Até da padaria! E quando esse jovem virar um adulto e alçar novos voos, o que restará será orar para que tudo fique sempre em paz. 




 A ALIMENTAÇÃO

Antes de ser mãe: você come qualquer coisa, na hora que quiser, o que for mais fácil, o que estiver com vontade, o que tem na geladeira, no armário, no drive thru. Depois de ser mãe: você começa a ler livros, revistas e matérias sobre alimentação saudável, sobre alimentação infantil, sobre como fazer seu filho comer bem e outras coisas. Você vai fazer o esforço de manter uma alimentação mais saudável para que sua criança também o faça. Vai passar a ter resistência às comidas fáceis de qualquer esquina e vai exigir que seu filho coma algumas coisas que nem você gostava de comer. Quando seu filho crescer é possível que você deixe de preocupar excessivamente com a alimentação dele, mas você nunca mais vai deixar de oferecer saladas, frutas e suco natural. 




 AS COMPRAS

Antes de ser mãe: você gasta parte dos seus recursos comprando coisas para você. É fácil juntar um dinheirinho. É fácil comprar o que quer e sem muito peso na consciência. Depois de ser mãe: vai ser difícil você sair para comprar e voltar sem nada para seu filho. Não será nada estranho se você sair com a intenção de comprar alguma coisa para você e acabar não comprando, mas comprar para seu filho. Possivelmente você vai parar nas vitrines que tenham roupa infantil ou brinquedos. Será uma prova de resistência os pedidos dos filhos e muitas vezes você refletirá sobre o "custo de oportunidade" (por exemplo: comprar uma linda bota para passar o inverno no melhor estilo ou três tênis para seu filho ir para a escola).




 O ESTILO

Antes de ser mãe: você está bem produzida até dentro de casa. Tem todos os estilos. Fica horas pensando qual roupa vai usar. Gasta horas na produção. Andar de salto alto é lei. Depois de ser mãe: você vai passar a valorizar roupas confortáveis (pijamas inclusive), chinelos e tênis. Talvez até perca o equilíbrio quando colocar um salto alto. Se não perder, talvez não use por medo de cair com seu filho no colo ou, quando ele estiver maior, talvez desista de usar ao pensar que terá que correr atrás dele. Você vai gastar um bom tempo produzindo sua criança e quando perceber já não terá mais tanto tempo para produzir você. 






 O TEMPO

Antes de ser mãe: você não importa muito para a meteorologia, só quando tem um programa ou uma viagem agendada. Depois de ser mãe: você acompanha a previsão do tempo diariamente e aprende a sempre ter roupa para temperaturas altas e baixas dentro da mochila do filho. Agasalha mais do que o necessário, cobre mais do que o necessário. Evita passeios noturnos com seu filho em época de frio e até passa o secador no cabelo dele depois do banho. 




 AS DATAS FESTIVAS

Antes de ser mãe: você não se importa tanto para as comemorações. O que é dia das crianças para você? Depois de ser mãe: você valoriza cada época do ano. Pensa em histórias para contar ao seu filho, alimentar a imaginação dele, faz com que ele acredite em Coelhinho da Páscoa, Papai Noel, Fada dos Dentes e tantos outros. Vai ficar emocionada com o brilho nos olhos dele ao descobrir um ovo escondido pela casa, um presente que ele queria tanto ao pé da árvore de Natal, uma moedinha debaixo do travesseiro. Quando ele não acreditar mais nisso, você usará das datas para ficar ao lado dele, para abraçar e fazer uma refeição juntos à mesa.  




 O EMOCIONAL

Antes de ser mãe: você pode até ser uma derretida por natureza (eu sou!), mas consegue administrar as lágrimas e nem tudo te comove. Depois de ser mãe: ser mãe é perder lágrimas quando descobre a gravidez, quando a criança nasce e pelo resto da vida. Vai ser difícil conter as lágrimas quando ouvir as primeiras palavras, principalmente porque "mama" estará entre elas. Vai ser difícil conter quando assistir às apresentações da escola ou quando seu filho te desenhar pela primeira vez. Quando ele estiver descobrindo o mundo, fazendo e falando algumas coisas. Também vai ser difícil quando ele estiver doente e por todas essas vezes você vai preferir estar no lugar dele. Você ficará comovida com as histórias de outras mães e de outras crianças e vai chorar quando assistir uma reportagem na televisão ou mesmo um filme sem graça.




 SUA MÃE

Antes de ser mãe: sua mãe é só a sua mãe. Algumas vezes (na sua adolescência rebelde) ela foi a pior mãe do mundo. Vocês discutem, brigam, têm suas divergências. Depois de ser mãe: você entende tudo o que sua mãe fez/faz por você. Entende todos os castigos, todas as correções, todas as discussões, todas as divergências. Enxerga o amor infinito que ela tem por você. Ela é simplesmente a melhor mãe do mundo! Ou pelo menos tenta ser... E quando você olha para o espelho encontra algo bem parecido: você! Talvez com uma criança entre as pernas buscando entender sobre esse tal amor de mãe.




Feliz dia das Mães!






Fernanda G.


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!