segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Nem melhor, nem pior: Tem uma idade ideal para ser mãe?


Amigas se encontram e chovem um milhão de assuntos. Quando se tem um grupo que vive momentos diferentes da vida é que a coisa fica mais interessante e nos faz refletir. Vim para Belo Horizonte no início de dezembro e desde então tenho encontrado amigas daqui e dali. Foi unânime o assunto sobre a idade certa para ser mãe. Em meio as perguntas da rotina e a curiosidade de como sua vida fica após a maternidade. Há aquelas que são mães e te ajudam a contar sobre o mundo do lado de cá e demonstrar que as individualidades continuam daqui.



Antes dos 30
"Se eu soubesse que era assim, teria esperado mais tempo."

É inevitável que venha esse pensamento depois de alguns dias, meses ou anos padecendo no paraíso. A maternidade não é feita somente de momentos perfeitos, mas como diz Dave Willis eles estão no meio do caminho. Isso é o que te move, te alegra e te faz ser uma mãe realizada e feliz. As responsabilidades são incalculáveis aliadas a pressão, culpa, medo de ter que dar sempre o exemplo e uma vontade enorme de que tudo saia perfeito. Será que alguém está 100% preparado para isso? Achar que está a gente acha, num determinado momento, mas depois que eles chegam as coisas mudam. Como mãe antes dos 30 acredito na parte boa da chegada da Cecília em meus 25 anos. 
Em qualquer idade da sua vida, os primeiros anos serão de pouco sono e muita entrega. Porque eu gosto de ser mãe antes do 30? Estou com uma energia a mais do que terei nos próximos anos, meu corpo voltou rapidamente para o lugar sem qualquer esforço; a chegada da minha filha é responsável pelo meu projeto profissional, me imagino iniciando os 40 anos tendo uma filha de 15 que pode ficar em casa sozinha quando eu realmente vou precisar relaxar e sair por aí para dar umas escapulidas com o maridão pelo mundo. Resumindo, estou com gás! Apesar da rotina materna me desanimar quando estou naqueles momentos "imperfeitos".


"E o seu casamento? Você nem curtiu!"
Fico tranquila, pois ainda há muita paixão em nós e quando precisarmos de reascendê-la os filhos estarão bem grandinhos para termos bastante tempo um para o outro. Outra reflexão que fiz foi o fato de estar construindo a minha vida com o meu marido ao lado da minha filha e ela presenciar e aprender com o nosso esforço. É uma forma fácil da gente conseguir ensinar o valor das pequenas coisas, conquistas diárias e perseverança.

Viu como essas frases pensadas e ditas somem? Tenho certeza que o lado negativo de qualquer idade irá sumir se você prestar atenção em uma coisa: a hora em que uma vida é gerada é sempre a hora certa! Acredite em você e perceba que você será sempre a melhor mãe do mundo para quem importa, seu filho, que te amará incondicionalmente!


Quer contar pra gente da sua experiência?
Manda aqui: contato@mamaesortuda.com
Beijos


Aline Caldas Viterbo


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!