sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Férias X Rotina

Em relação às férias ... Conversando com outros pais em relação as férias e o que elas causam em nossos filhos, cheguei a uma conclusão unânime (risos)!!! Para crianças autistas a rotina é muito importante, então quando ocorre essa quebra, eles ficam bem agitados, alguns voltam ou adquirem novos movimentos repetitivos, estereotipias.

No caso do Daniel ele entrou de férias em dezembro e só volta as aulas em início de março. Teve recesso de suas terapias em dezembro também, então sua rotina foi "destruída" (risos) !Percebi que ele ficou muito mais agitado, nervoso e com novas estereotipias. Fiquei desorientada e sem saber como lidar com essa situação. Foi quando comecei a conversar com outros pais que estavam na mesma situação. Percebi também que não era somente em relação aos nossos filhos especiais, mas também a qualquer criança. Percebi nesse instante que precisava fazer algo. Pra piorar aqui em Brasília o clima esta péssimo. Muita chuva, vento e consequentemente frio. Daniel não gosta de shopping (a não ser para comprar sua famosa batata "tata", como ele mesmo diz) . Não dá para levá-lo ao zoológico, nem a um parque. Ele não gosta de lugares fechados e cheios, então cinema também não é uma boa. Inclusive na quarta-feira dia 20, teve a primeira sessão de cinema para crianças autistas e ele detestou, infelizmente. Gosta de passear de carro, mas o preço da gasolina não está de acordo com seus passeios (risos)!!! Gosta de ficar em casa assistindo seus desenhos favoritos, mas chega uma hora que também cansa. Não tem brinquedo que o distraia por mais de 15 minutos e comida que ele ama, também não existe pra 10 horas por dia.


 
Antes de continuar a conversa sobre férias gostaria de falar do dia da sessão de cinema para autistas. Daniel nunca tinha ido ao cinema. Aqui em casa ele não se prende a um filme, mas como era uma sessão fechada para crianças autistas me animei. Quando chegamos fomos super bem recebidos mas Daniel começou a gritar e chorar. Conseguiu quebrar uma das minhas pulseiras e não conseguia conter sua crise. Entrando na sala, como já conhecia muitos pais, um se ofereceu pra comprar um batata que ele (Daniel) tanto pedia. Ficamos pelo menos uns 40 minutos dentro da sala e Daniel não parava. Quando sai com ele a batata chegou e achei que ele se acalmaria, mas não aconteceu. Moral da história: ficamos o filme inteiro lá fora. Mesmo cansada e chateada, não desisto. Ele tem que aceitar mais coisas do mundo "externo" ao dele. O que quero passar aqui é que não devemos desistir nunca!!! Isso é muito importante para a vida deles, se ambientar com o mundo.

Voltando ao assunto de férias e rotina... Foi quando me veio uma ideia brilhante: procurar alguma atividade física para ele! Foi quando descobri que aqui em Brasília tem um lugar que além de ter atividades físicas também tem um programa que a criança fica 4 horas tendo atividades lúdicas, atividades físicas, dentre outras. Minha experiência vai começar nessa semana e depois digo como foi. As nossas férias estão sendo bem cansativas por tudo o que contei acima ! Mas graças a Deus tive essa ideia, sei que demorou, mas já estou pensando nas próximas férias. É muito bom ver meu filho feliz e bem. Não gosto de vê-lo agitado, triste. Procuro tentar fazer dos seus dias agradáveis e me sinto mal em saber que ele não está bem. Várias pessoas dizem que sempre é bom quebrar a rotina, mas somente as pessoas que passam pelo o que passo sabem o quanto é difícil e doloroso, para ambos, tanto para os pais quanto para as crianças.


Nessas férias também resolvi me dedicar mais, mas mesmo assim não está sendo suficiente. Vai uma dica, ocupe o tempo de seu filho, não precisa abarrotá-lo de tarefas ou exercícios. Saiba equilibrar seu tempo. O neurologista do meu filho sempre me diz que criança é e deve ser criança. Tem que ter tempo livre, pra fazer o que quiser. Assistir televisão, brincar sem ser estimulado. Então reveja a vida de seu filho nas férias. Se for preciso de mais atenção, monte uma rotina nas férias. Talvez isso já basta para que seu filho não fique tão nervoso ou ocioso.

Por mais que o clima daqui não esteja cooperando, sempre tento fazer o que ele gosta. Esta dando certo! Espero que todos achem um meio para que seus filhos se sintam bem nas férias!

Bom, antes de finalizar quero dar dicas de algumas brincadeiras estimulantes para crianças. Daniel tem quatro anos, mas vocês, pais, podem adaptar para crianças menores ou maiores:

- Comprar uma bacia bem grande e deixar a criança brincar com texturas diferentes, por exemplo: algumas frutas (banana, melancia, melão);
- Dominó educativo (tem de cores, animais, números);
- Tem um brinquedo que se chama lince da turma da Mônica;
- Jogo da memória.

Bom é isso, qualquer coisa podem me procurar, estou a disposição.
Um grande abraço para todos e até...


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!