quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ajudando os refugiados que chegaram a BH

Olá mamães e papais!

Estou passando aqui rapidinho para falar sobre algo muito importante.

Há algum tempo já estamos acompanhando, por meio dos mais variados veículos midiáticos, o sofrimento pelo qual os sírios estão passando. Eu pessoalmente, fico a cada dia mais sensibilizada com as histórias que leio e ouço, e estava me sentindo muito angustiada por não saber como ajudar. 
Sabem, muitas vezes nós reclamamos do que temos, amaldiçoamos nosso emprego, nossa casa, nosso carro, nossa família... E muitas vezes, também, pensamos que só conseguiríamos ter total realização se realizássemos nossos maiores sonhos: festa de casamento, casa própria, viagens, empregos com bons salários, etc. Quando olho para a situação vivida pelos sírios, percebo o quanto esse pensamento é egoísta.

Eu não realizei todos os meus sonhos. Aliás, estou longe disso. Mas tenho um emprego, tenho uma casa, tenho um filho saudável, tenho comida na mesa, tenho uma cama quentinha. Tenho a tranquilidade de dormir e saber que tenho condições de manter a minha família. Tenho a tranquilidade de dormir sabendo que minha família está segura. 

E esse, infeliz e injustamente, não é o caso dos sírios. Eles estão saindo em massa de seu país, sem nada, com destino a países de idiomas e culturas completamente diferente dos deles. 


O que eles querem? Paz. Apenas isso. 

Paz, algo praticamente banalizado por nós, que temos tudo praticamente à mão. 


Eles querem a paz de dar segurança a suas famílias. Eles querem a paz de recomeçar a vida. Eles querem a paz que nós temos e quase nunca valorizamos.

Cerca de 70 refugiados chegaram a Belo Horizonte nessa semana. Eles foram acolhidos pelo padre George, da Paróquia Sagrado Coração, na Av. Carandaí. Chegaram com apenas duas coisas: a roupa do corpo e a imensa vontade de reconstruir a vida. Vamos ajudá-los?

Primeiramente, vou colocar aqui o evento do facebook em que podemos nos informar melhor sobre a situação. Há tanta, mas tanta gente querendo ajudar, que as informações estão desencontradas. Lá nesse evento, conseguimos saber direitinho tudo o que está acontecendo e quais são as demandas deles.


O evento tá lindo gente! Tanta gente querendo ajudar, é gratificante! 

Entrem lá e vejam em que podem ajudar! Há demanda de tanta coisa! Desde roupas até voluntários!


Essa imagem aqui eu tomei a liberdade de pegar no facebook do meu colega Thiago Gonçalves Vieira, que encabeça o movimento A.N.D. - Ajudar não dói. Ele disse que chega a ser emocionante ver a mobilização da cidade para dar todo o auxílio necessário aos sírios. 



Vamos receber os sírios de braços abertos, como sabe fazer bem qualquer brasileiro. Vamos mostrar que, para nós, é uma honra tê-los conosco. E que eles sempre podem contar com a gente.

Conto com a ajuda de vocês. Essa, sem dúvida, é a maior realização na vida de uma pessoa: saber que contribuiu, de alguma forma, para melhorar a vida de alguém..

Um beijo,

G.
_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!