terça-feira, 23 de junho de 2015

"Etiqueta" da corrida de rua

Como todos sabem, eu sou uma apaixonada pela corrida. 
Ai você me pergunta: "Este é um blog para mamães, la vem a maníaca da corrida fugir do assunto"! Nããão... não estou fugindo do assunto... só trocando as ordem um pouquinho! Ainda farei um post contando a vocês como a corrida me fez voltar ao meu peso apos a gravidez, me relaxa e me deixa muito mais disposta a enfrentar a minha rotina SUPER pesada.

                                Corrida de Rua
Mas então vamos ao assunto de hoje.

Eu corro na rua e amo isso! Aqui perto de casa tem uma pista de corrida no canteiro central de uma avenida. Ela é super arrumadinha, com marcação dos quilômetros e academia ao ar livre. Gosto de correr nela, pois todo o percurso tem mais ou menos 6 quilômetros, o que pra mim é um tanto bom.
Mas estes dias me deparei com algumas situações que fizeram meu momento de lazer ser um pouco estressante. Ai pensei: "A galera tem que ter educação até para correr na rua né?"
Foi ai que bolei este post aqui. E vem cá, educação vem de berço não é mesmo? Então é sim um assunto para mamães!
             Corrida de Rua
             Avenida Firmo de Matos, em Contagem. Onde eu corro!

Vamos então aos tópicos que eu julgo serem importantes para uma corrida tranquila:

 Transite sempre pela direita

                          Corrida de Rua

Ao correr, use sempre o lado direito da pista, assim como os carros fazem. Isso evita as trombadas. Além disso a sua direita fica livre pra quem está numa velocidade superior a sua poder te ultrapassar sem maiores problemas.

 Se for com amigos (as), não forme filas

                                             Corrida de Rua

O mais comum de se ver, principalmente entre as mulheres, são grupos de amigas que vão juntas caminhar ou correr. Eu acho bem legal pra quem precisa de uma mãozinha pra não desanimar, mas... Se forem em um numero maior que duas pessoas, fica inviável caminharem ou correr uma do lado da outra, visto que assim formará um paredão e impedirá quem vem atrás de passar entre vocês.

 Se estiver passando de carro por uma pista de corrida, pare para os corredores passar

Corrida de Rua

Algumas pistas de corrida, principalmente as que ficam ao longo de uma avenida, tem sempre uma interseção com a rua que geralmente têm faixas de pedestres. Quando for assim, os carros tem que parar para os corredores passarem. Primeiro porque é normal que o pedestre na faixa tenham preferencia, segundo por bom senso. Quando a gente está correndo e tem o ritmo quebrado por ter que parar para esperar um carro passar, fica muito difícil voltar ao mesmo ritmo, fora que corremos risco até de nos machucar por parar de repente.

Gentileza gera Gentileza

Corrida de Rua
Meu marido Correndo
Sempre que o carro parar para você passar, ou uma outra pessoa tiver algum ato que te ajude na corrida, como desviar para que você passe, agradeça. Sim, isso ajuda a termos um ambiente saudável onde as boas ações se multiplicarão!


 Se for correr com o cachorro, cate as caquinhas dele

                                    Corrida de Rua

É muito legal quem corre com seu animalzinho... tem cachorros que sempre correm com os donos até em competições, mas ao levar os cachorros para correrem, leve também uma sacolinha para pegar o cocô dele caso ele faça. Além de ser uma baita falta de educação deixar o cocô do cachorro na rua, você ainda pode causar um acidente. Um corredor pode perfeitamente escorregar ao pisar numa dessas caquinhas.

 Está de bicicleta, use a ciclovia ou ande pelo meio

Corrida de Rua

Quem está de bicicleta tem sempre que ter mais cuidado. Se existir uma ciclovia separada da via onde as pessoas caminham ou correm, use-a. Caso não tenha, minha sugestão é que você ande sempre pelo meio da pista, para que dê para as pessoas desviarem. Mas mesmo assim, se quiser andar numa velocidade muito alta, acho mais legal usar o cantinho da rua.


                                                  Corrida de Rua
                                                                                                     Papai, Larinha e Eu!

Então é isso! Estes são alguns pontos que eu acho que qualquer pessoa tem que observar na hora da corrida de rua. Independente da modalidade que esteja praticando. 

Fico devendo um post falando mais sobre como iniciei e como me apaixonei pela corrida!

Alguém aqui corre? Conta ai como é para vocês!
Contato@mamaesortuda.com.br


Beijos e mais Beijos

Thaísa Freitas

Thaísa Freitas





_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!