segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Vacina contra a Meningite B: qual a importância?



A pediatra da minha bebê recomendou enfaticamente a aplicação da vacina Meningo B, pois esse ano Maria Fernanda entrou para a escolinha e o risco de exposição é maior. E eu nem pensei em não seguir a orientação, com questões de saúde sou muito criteriosa (chego a ser até medrosa!). Aplicamos a primeira dose quando ela completou 1 ano, mas, na verdade, seria importante começar com as doses até mesmo antes, aos 2 meses de idade. Agora temos mais uma dose de reforço e não deixarei de levá-la
vacina Meningite B

Por muitas vezes fiquei pensativa sobre a real necessidade da vacina contra Meningite B, visto que não é oferecida na rede pública sendo necessário lançar mão de uma valor de investimento, o que nem sempre é tão tranquilo de se fazer em boa parte das famílias brasileiras. 

Porém, ao receber as informações da pediatra e pesquisar sobre o assunto, decidi imediatamente que deveria imunizar minha filha, dada a gravidade representada por essa doença. Tenho comigo o conceito de que cuidar da saúde dos nossos filhos não é gasto, mas sim investimento e segurança. É melhor abrir mão de determinadas aquisições e gastos por um tempo, para se ter tranquilidade em relação à saúde dos nossos pequenos. Pelo ao menos é assim que eu penso!

Mas, o que é a Meningite B? Qual risco a doença oferece para as crianças? Quais os sintomas e formas de prevenção?

Pensando nessas questões, pesquisei algumas informações e vou deixar um resuminho aqui pra vocês.


O que é a Meningite B

A meningite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, ou também por processos não infecciosos. Do ponto de vista da saúde pública, as meningites bacterianas são as mais preocupantes, pois têm potencial para causar surtos e consequências graves. No Brasil, a doença é considerada endêmica, o que significa que novos casos são esperados ao longo de todo o ano.

As meningites bacterianas são mais comuns no inverno, entre os meses de junho e setembro. É uma doença grave e requer cuidados intensivos. A taxa de letalidade em nosso país é de 20%. A taxa de sequelas permanentes é de 11% a 19% (amputações, surdez e déficits neurológicos).

O meningococo B é um dos principais causadores da meningite bacteriana no mundo. As meningites bacterianas, consideradas as mais graves, devem ser tratadas com antibióticos e requerem hospitalização em UTI, por causa da alta taxa de mortalidade associada à doença. Também são mais raras do que as virais.

Os principais sintomas da meningite são:

– Febre

– Dor de cabeça

– Vômitos

– Náuseas

– Rigidez na nuca

– Manchas vermelhas na pele

Em bebês menores de um ano, os sintomas podem não ser tão evidentes. Por isso, é necessário ficar atento para outros sintomas:

– Moleira tensa ou elevada

– Irritabilidade

– Inquietação com choro agudo e persistente

– Rigidez corporal com ou sem convulsões

Vacina contra Meningite B

A vacina Meningocócica B – disponível apenas em clínicas particulares – protege contra a meningite bacteriana causada pelo meningococo B. Ela é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) nas seguintes doses:

Vacinação iniciada aos dois meses: Três doses da vacina entre 2 e 5 meses, com intervalo de dois meses. Aplicar uma dose de reforço entre 12 e 15 meses.

Vacinação iniciada aos seis meses: Duas doses da vacina até os 11 meses, com intervalo de dois meses. Aplicar uma dose de reforço no segundo ano de vida.

Vacinação iniciada a partir dos 12 meses: Duas doses até os 10 anos, com intervalo de dois meses.

Vacinação iniciada a partir dos 11 anos: Duas doses com um mês de intervalo entre elas.

Adultos com até 50 anos devem tomar a vacina em situações específicas, sob recomendação médica. São duas doses com intervalo de um mês.

Para crianças mais velhas que não foram vacinadas, o esquema de doses varia conforme a faixa etária. Deve-se consultar o pediatra.
Fonte da pesquisa: https://imunizarvacinas.com.br/


Clínica para vacinação

A clínica em que levei Maria Fernanda e que indico para vocês foi a Imunizar Vacinas, que fica dentro do Shopping Boulevard/Bh . Adorei o atendimento das meninas de lá que foram super carinhosas e atenciosas com a Mafê. E tudo muito rápido também. Enquanto João estava no cinema com a vovó, descemos lá na clínica e fomos atendidos rapidinho. 
vacina Meningite B


Sobre os preços, de todas as pesquisas em clínicas que fiz, lá foi o melhor preço que encontrei. A clínica está com uma promoção que só dura até o final desse mês de fevereiro: Meningo B de R$640,00 por R$570,00, e há a possibilidade de dividir em 10x no cartão de crédito. Eu ainda consegui 5% de desconto para nossos leitores, é só comunicar na clínica que querem utilizar o desconto do Blog João e Maria Passeiam.

Enfim, espero ter ajudado vocês a tirarem suas dúvidas e a entenderem sobre a importância desse assunto. Esse post contém apenas uma pequena parcela de informação, para mais dúvidas sempre consulte o pediatra da sua criança.

Como já dizia o ditado: “Melhor prevenir do que remediar" , não é mesmo?!

Para mais informações sobre o calendário geral de vacinas, clique aqui.

Confira as unidades em Bh:

▶️ Boulevard Shopping, 2° piso (funciona durante todo o horário de funcionamento do shopping)
▶️ Av. Prof. Alfredo Balena, 189, Sta. Efigênia
▶️ Rua Cristiano Moreira Sales, 150, sala 710. Estoril
▶️ Em Vespasiano: Praça Professora Julia Chalita, 50. (Próximo à matriz)

Belo Horizonte | Fone: (31) 3222-0983

Montes Claros | Fone (38) 3221-7415

Janaúba | (38) 3221-7415

Guanambi | (77) 3452-0574
Abraços!
Talyta Andrade (@joaoemaria_passeiam)



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!