terça-feira, 29 de maio de 2018

Perda gestacional: o princípio de uma nova fase de vida

Difícil até iniciar esse texto, mas quero muito escrever para vocês sobre o acontecido. Levei algum tempo para assimilar tudo o que passou e ter forças para escrever. No final de 2017, após muitas tentativas, veio a notícia de que estávamos grávidos. Nos preparamos muito para receber esse filho, bem como a Nina, minha filha. Mudamos de apartamento para poder caber mais pessoinhas lindas com tranquilidade (antes mesmo de engravidar), programamos o nosso ano de 2018, escolhemos um nome de menina e um de menino, sonhamos, planejamos e amamos estar grávidos novamente! Em minha intuição era um menino, e se chamaria Saulo (significado: aquele que foi muito desejado, que foi pedido insistentemente, aquele que foi conseguido através de orações).

Ultrassonografia, primeiro trimestre, translucência nucal, TN, Nasceu uma Mãe, gravidez, sexo do bebê, é menino, é menina, Mamãe Gatona, síndrome de down, doença cardíacas

Começamos a bateria de exames de pré-natal: exame de sangue, ultrassonografia (US), verificação das vacinas etc. Na primeira US, com 8 semanas, houve uma observação sobre o útero: eu estava com um hematoma interno. Enviei à obstetra e ela retornou com uma medicação que eu deveria usar, Progesterona, e me receitou repouso parcial. E claro, fui procurar na internet sobre o assunto e vi que muitas pessoas se recuperavam logo após seguir as recomendações. Externamente não havia nenhum sintoma, pelo contrário, estava bem-disposta, sem dor alguma ou sangramento externo. Fiquei animada e não me preocupei com isso, mentalizando que iria melhorar logo! Fiz o repouso da forma como consegui. Não pude evitar de subir os 5 andares do apartamento onde moro, mas evitei pegar a Nina no colo, parei de dirigir, não peguei peso, suspendi as atividades físicas e fiz repouso parcial receitado.

Algumas pessoas não contam antes dos 3 meses sobre a gravidez. Eu já havia contado desde o início!  Vou explicar o porquê. Acredito que cada vida é importante e precisa ser celebrada. No momento em que contei não passava pela minha cabeça que iria ter complicações e poderia perder um bebezinho, e sim que ele era importante para mim, e que mesmo que viesse para ficar por pouco tempo teria uma missão nessa vida.

Fiz essa foto da Nina dois dias após sabermos da gravidez! Ela curtiu muito a notícia!

Após alguns dias fiz a repetição da US. Nessa US o bebezinho já estava com os bracinhos formados e vimos ele se mexendo. Brincamos que ele estava dando um tchau para as câmeras. Nina foi com a gente e não tivemos como não nos emocionar com essa cena e também ao escutar o coraçãozinho a todo vapor do nosso bebê. É tão emocionante né? No momento da ultra a médica me alertou que estava com a vesícula vitelínica aumentada (hidrópica), mas que iria dar tudo certo. Perguntei o que isso significava e ela me disse que se não normalizasse poderia haver algum problema no desenvolvimento, mas que era para conversar com a minha obstetra maiores detalhes.

Preciso fazer um apêndice sobre uma questão: senti muita falta de uma obstetra mais sensível e atenciosa. Após cada exame que fiz mandava mensagem para ela. Ela pedia para eu enviar o exame que tinha feito mas me deixava dias sem respostas. Angustiantes dias. Não é obrigação do médico fazer esse tipo de contato externamente, mas ao se falar de uma gestação de risco, é preciso um suporte mais atencioso.

Alguns dias depois recebi meus exames de sangue e urina e estava tudo muito desequilibrado. Já estávamos em 2018. Achei muito estranho pois eu nunca tive alterações do tipo. Resolvi ir à urgência de uma maternidade para verificar. Levei os meus últimos exames. O médico simplesmente ignorou a minha preocupação, mal olhou meus exames e falou: "se estivesse acontecendo alguma coisa errada você estaria sentindo. Aqui não é lugar para pré-natal, aqui é lugar para pessoas que estão em risco". Sai de lá me sentindo uma vilã né? Mas mesmo assim continuei com a pulga atrás da orelha.

Com 11 para 12 semanas fiz mais uma US, que já estava no planejamento do pré-natal. Tem dias que a gente não entende bem como as coisas acontecem, e só posso imaginar Deus lá de cima tentando amenizar as coisas aqui embaixo. Nina estava de férias, e os meus sogros vieram ficar com ela na minha casa para brincar. Fui ao exame com o Pablo, meu marido, que também estava de férias. No momento do exame aquele silêncio. O médico analisou a tela, olhou os exames anteriores, e continuou em silêncio. No meu coração algo me dizia que havia alguma estranheza no ar. Depois ele começou a fazer as medidas e a falar um monte de coisas que até então eu não havia escutado, e a assistente ia perguntando algumas coisas, como se fossem coisas novas para ela também. Foi um exame demorado e assim que terminou ele retirou o equipamento. E eu já ia perguntar se não íamos escutar o coraçãozinho do bebê. Nesse mesmo momento ele disse "você perdeu o seu bebezinho, sinto muito".

Chorei na hora, sai de lá chorando e cheguei em casa chorando. Não sabia como ia contar para os meus sogros e para a Nina, mas a minha cara já dizia tudo. Nina me abraçou e eu disse "O bebezinho não mora mais na barriguinha da mamãe. Vamos ter que pedir ao Papai do Céu um novo bebezinho, está bem?". Ela me abraçou, me beijou e falou assim "então quer dizer que agora posso ficar no seu colo?". kkkkkkk. Tão lindas essas crianças né? 

E esse foi o início de um processo longo, de muitos altos e baixos nas emoções. Tive que cuidar de mim, e também do Pablo e da Nina. Foi o momento de vida em que precisamos de muito carinho, palavras amigas, de colo, de apoio, superação e de ter muita fé. Busquei conversar com quem passou por isso, procurei ler muito, escrevi muitas coisas, e iniciei tratamentos alternativos para limpeza e cura interna.

Se a maternidade me virou do avesso, o aborto me fez virar pelo avesso do avesso. Já se passaram 4 meses do ocorrido e nesse tempo também surgiram tantas reflexões e mudanças. Entendo a missão de Saulo aqui como alguém que veio para me transformar, para abrir os meus olhos para muitas coisas, para me tornar mais sensível e também para me ajudar a traçar uma busca pelo autoconhecimento. E sei que a missão dele abrange outras pessoas também. Um bebê virou anjinho e com ele renasceu uma nova mãe em mim!

Quero escrever mais três textos a respeito para falar sobre a rede de apoio que tive, falar sobre os procedimentos pós perda gestacional e também falar dos tratamentos alternativos que fiz na @se.ame.tista e que foram essenciais para a minha recuperação!

Sendo assim, se você passou por esta situação, quer conversar, tem alguma dúvida, 
quer me enviar alguma história, pode me chamar no meu whatsapp. 
(31) 98771-5676 ou e-mail helodrumond@gmail.com.




_

4 comentários:

  1. O coração de mãe que
    se desabrocha em emoções, em confissões que deixam a gente cheio de amor, mas também triste com a distância e frieza que muitas vezes encontramos no acolhimento em saúde em nosso país.
    A vida, a natureza e os Céus têm também seus caminhos, que aprendemos a percorrer com maturidade espiritual e no exercício desta sabedoria interior que aqui se manifesta.
    Heloísa, seu texto ao mesmo tempo comovente e edificante compartilha sentimentos e contenta nosso coração com afeto, com amor.
    Deus abençoe sua família.
    Felicidades...

    ResponderExcluir
  2. Helô impossível não se emocionar com esse seu relato, mas ao mesmo tempo feliz em saber que você conseguiu entender a missão do seu filho neste mundo e que ele te tornou e está tornando uma pessoa melhor, assim como a Nina faz todos os dias! Muita paz e luz para você e sua família!

    ResponderExcluir
  3. Eu vivi essa historia...Nao foi uma gravidez planejada,porem ja era muito quista por todos nos...Tambem contei aos 7 ventos assim q descobri..Porem na Us de TN veio a noticia q nao havia mais Batimentos..Meu bebe se foi com 12 semanas..Hoje completo 10dias de muita tristeza,porem com o coraçao cheio de esperança q em breve ele volta❤🙏.Seu texto e maravilhso Helo me vi em cada linha q vc escreveu,só qm passa por isso sabe q tudo o q vc escreveu é de fato tudo o q se vive...Boa sorte para nós!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto Helô...tbm estou tentando meu segundo filho tive uma gravidez química em novembro de 2020 e agora engravidei novamente e estou grávida de 7 para 8 semanas...fiz meu US com 6 semanas e 5 dias e não vi o embrião somente o saco gestacional e VV que estava em 9mm ...ansiosa para a próxima US q será daqui 6 dias...

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!