terça-feira, 10 de abril de 2018

Convite: tertúlia literária

"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta."
Fernando Pessoa.

Eu tenho convicção que a literatura, a música, a dança, o brincar e a arte de uma maneira geral, nos humanizam e tornam a vida mais leve e possível. Através da leitura ampliamos nossa visão cultural e de mundo, ativamos memória afetiva, expandimos nossa imaginação, vocabulário e criatividade.

 Como leitores, podemos também ser mediadores literários, principalmente das crianças. Pelas nossas palavras encantamos os pequenos através do universo da leitura. Neste sentido, é importante que as crianças tenham exemplos  de leitores competentes e mais do que isso, pessoas sensíveis e encantas pela literatura. Portanto, é fundamental que o adulto receba nutrição literária também. Por isso, esse post é um  convite. Um convite para uma tertúlia literária. A tertúlia  é um encontro  para dialogar sobre literatura, poesia, música , filmes... Uma tertúlia literária tem como objetivo   despertar o gosto pela leitura em um espaço de compartilhamento de experiências sobre obras literárias.

Alguns clássicos da nossa literatura que serão trabalhados na tertúlia literária da UFMG

 Estou participando de vários grupos literários. Apaixonei-me pela possibilidade de ampliar meu acervo de livros literários através do projeto “Leitura e escrita na primeira infância"(LEPI/UFMG)  que tem a tertúlia como estratégia de trabalho. O projeto encantou-me tanto que estou organizando uma tertúlia em casa com a minha filha. 
Estamos lendo  a coleção dos Karas, de Pedro Bandeira.

Coleção de clássicos do escritor Pedro Bandeira

 Com a equipe de coordenadores das regionais  Oeste e Barreiro estou trabalhando os livros: Indez , de Bartolomeu Campos ,de Queiroz e Infância ,de Graciliano Ramos.

Indez

Para motivá-los  a ler , “Indez” , segue um pouco sobre a história:

A narrativa é um primor, mas encantou-me principalmente a forma como o autor nos põe em contato com a riquíssima cultura interiorana de tradição oral. 

Antônio, o menino protagonista, vai naturalmente somando às suas experiências domésticas de mundo às práticas sociais letradas, adquiridas em casa e na escola.


Antônio não só se divertia procurando os ninhos das galinhas legornes, cuja plumagem às vezes a mãe pintava com anilina para que elas colorissem o quintal de arco-íris. Comia junto com os irmãos a bandeira brasileira construída no prato com alimentos coloridos: chuchu, arroz com gema e o azul do esmaltado do prato.

Certa vez engoliu piabas vivas para  aprender a nadar depressa e teve forte infecção intestinal. Acompanhou o resguardo da mãe, quando nasceu a caçula e podia comer os pedaços da galinha que  não eram aproveitados na canja, menos os pés, porque os pés não se pode comer um só, sob o risco de na vida só espalhar e não ajuntar.Brincava de chicotinho queimado, boca de forno, pai Francisco entrou na roda, de passar anel...


 Aprendeu a rezar e  a cantar para fazer primeira comunhão. Recitava de cor os dez mandamentos. Ajudava a montar o presépio, envolvia-se com os festejos juninos, divertia-se no primeiro de abril, com as peças que a mãe lhes pregava; comia biscoitos assados no forno de barro, tudo isso entremeado com os reis , as fadas e os mágicos dos castelos encantados das histórias que lhe contavam e que depois ele mesmo aprendeu a ler, quando também já sabia tabuada de vezes.


 Assim ia crescendo e à medida que crescia sua imaginação ultrapassava as montanhas que circundavam a casa, na busca dos outros mundos que ele ia conhecendo nos livros.


Bem, Indez é um livro bem poético e que nós traz preciosas e saudosas lembranças. A leitura é extremamente prazerosa. Espero que estes trechos motivem a ler o livro e, quem sabe iniciar sua tertúlia como  esse primor  de narrativa. Tenho certeza que vocês vão amar! Não esqueçam de contar-me  o que quer dizer : "Indez"

Mas vamos ao lado prático :Como organizar uma tertúlia literária?


A tertúlia pode ser organizada em casa, escola, igrejas, clubes... é importante que  alguém  possa mediar a leitura e motivar os participantes a opinar sobre o livro , participar da escolha de materiais para a discussão e também ajude a planejar a dinâmica dos encontros, bem como sua periodicidade.
Sugiro que um lanche coletivo possa ser feito no final de cada encontro.  Os lanches poderão ser temáticos, por  exemplo. Será uma delícia!

Lanche da  tertúlio de Abril na UFMG


Então, que tal reunir familiares e amigos e juntos fortalecer vínculos de amizade  através da leitura?
Tenho certeza que serão encontros memoráveis e de grande enriquecimento para todos.  Os clássicos são muito bem vindos: Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Clarice Lispector.... Listem os livros favoritos , se reúnam  e ótima leitora a todos!

 Saiba mais:Tertúlia-Literaria

Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!

_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!