quarta-feira, 14 de março de 2018

Receita de Bolo de Amendoim

Para os amantes da cozinha ou do amendoim ou só amantes de comer mesmo... Receitinha de bolo de amendoim super prático e saboroso. Não sou nenhuma especialista de culinária, mas gosto de inventar e explodir alguma coisa na cozinha para sair da rotina. Vez em quando, bem de vez em quando, dá certo! Anota aí porque eu acertar uma receita é raridade, então todo mundo consegue fazer essa.

Foto do meu bolo: Heloisa Drumond Fotografias

Anote os ingredientes...

Para a massa:

3 ovos
3 colheres de margarina
1 colher cheia de fermento químico em pó
1 xícara de leite
1 xícara e meia de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de amendoim torrado e sem casca (eu gosto de usar aquele pacotinho que vem o amendoim torrado, sem casca, mas inteiro, sem ser o triturado, porque assim eu mesma trituro o que vou colocar na massa e posso usar ele inteiro para confeitar o bolo)

Para a cobertura:

1 xícara de açúcar refinado
2 colheres de creme de leite (você pode usar leite ou água morna que também dá certo)
amendoim para confeitar (gosto de usar o amendoim inteiro, mas você pode usar o triturado também)
* outra opção: fazer um brigadeiro de panela e, quando chegar no ponto, misturar (com o fogo desligado) a quantidade de amendoim que desejar. Um brigadeiro de amendoim! Também fica delicioso!

Agora, mão na massa...

Modo de fazer a massa:

Triture (no liquidificador ou no triturador) a xícara de amendoim que irá na massa do bolo e reserve. Caso você opte por comprar o amendoim já triturado, desconsidere essa etapa. Em uma batedeira, bata ovos, margarina, leite e açúcar. Em seguida, acrescente o amendoim triturado. Adicione a farinha de trigo e o fermento e bata pouco, o suficiente para formar a mistura. Agora é só colocar a massa numa forma (uso de 25 cm de diâmetro com furo) untada conforme sua preferência (uso margarina ou óleo de girassol com farinha de trigo). Asse por cerca de 35-40 minutos em temperatura de 180º C. Gosto de desligar o forno e manter o bolo dentro dele até que esfrie naturalmente (cuidado para não queimar o bolo).

Modo de fazer a cobertura:

Em uma vasilha pequena, misture a xícara de açúcar refinado com as 2 colheres de creme de leite até formar uma mistura homogênea. Com o bolo já frio, despeje por cima da massa e, em seguida, confeite com o amendoim. Deixe a cobertura secar por um tempo e pronto! Pode colocar o bolo na mesa! 


Se você tem interesse, nunca desista de cozinhar! Para ser bom em alguma coisa é preciso praticar! Você acha o ponto!

Beijos!




_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!