quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Doação de brinquedos: ensine aos seus filhos!

Que as nossas crianças tem muito mais brinquedos que nós na nossa época, já sabemos... Mas ainda existem crianças que não tem condições de ter brinquedos legais para brincar. Então se uns tem tantos e outros tão pouco, porque não distribuirmos os brinquedos e ajudar a quem não tem?


No dia 07/10 nossa família participou de uma matéria super legal no jornal Pampulha onde falamos sobre a doação de brinquedos que os meninos não usam mais!
Aqui em casa temos o hábito de pelo menos duas vezes por ano tirar os brinquedos que os meninos já não brincam mais e doar as crianças que precisam...

Enquanto eu tinha só a Lara ela já tinha um volume bem grande de brinquedos... ela foi a primeira neta dos dois lados, a primeira sobrinha, a primeira afilhada... então sempre ganhou muita coisa! Com a chegada do Theo ai foi que os brinquedos multiplicaram! No aniversario dela, muitos dava presentes para os dois por medo de um ficar com ciumes do outro e o mesmo acontecia no aniversario dele... e ainda tinha natal, dia das crianças... e os presentinhos que vinham fora de datas especiais! No fim das contas era sempre mais do que eles precisavam!

Aqui em casa temos a sorte de ter um quarto só para brinquedos, uma "brinquedoteca" e este quarto vive cheio! Então as vezes temos que desapegar para manter a ordem né?

Sempre que vou separar os brinquedos para desapegar, eu aproveito algum momento que os meninos não estão em casa... assim fica mais fácil! Separar o que eles não usam, com eles vendo pode ser uma tarefa bem difícil, assim como as vezes que vamos tirar roupas que não usamos mais, olhamos, pensamos, nos prometemos voltar a usar aquela roupa, mas acabamos não usando mais!
Com eles perto, pode ser que até você acredite que eles voltarão a brincar com aquele brinquedinho antigo... mas com certeza ele será mais aproveitado sendo novidade para outra criança não é?

Eu tenho as mãos sempre duas sacolas quando vou começar o processo de separar os brinquedos... Uma em que eu coloco os brinquedos que serão doados e outra que eu coloco os brinquedos que vão para o lixo! 
Não é porque as crianças que irão receber os brinquedos têm menos condições que merecem brinquedos quebrados né? Então tudo que tiver quebrado ou faltando peças (claro, que não dê para consertar) eu coloco no lixo, e só doo os brinquedos que estão realmente em condições de uso.

Ai vem o dilema... para quem doar??? 
Algumas vezes eu já tiro os brinquedos com destino certo! Alguém que me pediu alguns, ou alguma campanha... Outras vezes eu tiro e não tenho para quem doar! Então tiro uma foto dos brinquedos, deles todos juntos mesmo... e ofereço no maior canal de comunicação que temos, as redes sociais... alguma pessoa sempre indica uma instituição que precise ou se ofereça para buscar e levar na instituição.
Já teve vez também de eu tirar e deixar no porta malas do carro, e assim que visse uma criança que precisa eu doaria! Deu certo também!

Mas o mais importante disso tudo, é incentivar as crianças a doarem!
Mesmo eu separando os brinquedos sozinha, sem que eles vejam, procuro mostrar para eles depois as sacolas ou caixas e dizer para eles que aqueles brinquedos agora vão morar com outras crianças! 
Temos que mostrar para nossas crianças que ter todos aqueles brinquedos é um privilégio! Que tem crianças que não tem condições de ter o que eles tem... para que eles dêm mais valor e aprendam que com pouco podem ajudar muito outra criança!


Vou deixar aqui algumas sugestões de instituição que aceitem as doações de brinquedos:

Creche Dona Belinha
Rua Libra, 573, Jardim Riacho das Pedras - Contagem - MG
Telefone: (31) 3396-0623


Novo Ceu
Rua Macaubas, 745 - Jardim Laguna- Contagem MG
CEP32140-280 
Telefone: (31) 3368-6860


APAE Tiradentes
Rua Manoel de Moraes Batista Júnior, 529 - Parque das Abelhas - Tiradentes/MG
CEP 36325000
Telefone: (32)3355 1693

Devemos ficar atentos também que nas datas como dia das crianças e natal, alguns estabelecimentos fazem campanhas de doações! Ótima oportunidade para esvaziar os armários e encher os corações não é???
E ai? Vocês doam brinquedos? Como fazem?

Ah, tem alguma instituição ai para indicar também? Deixe nome, telefone e endereço aqui nos cometários... Tenho certeza que nossas leitoras maravilhosas também poderão ajudar!











_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!