segunda-feira, 19 de junho de 2017

Segurança em primeiro lugar


Quem me conhece, sabe que sou bem neurada com segurança. Sei que chego a exagerar às vezes, mas depois de tantos assaltos, é difícil não se preocupar a cada minuto, rsrsrs. E fico sempre reparando as pessoas. Gente, é cada coisa que fazem, que dá vontade de ir lá e alertar. Pensando nisso, reuni algumas coisas que eu já sabia com coisas que pesquisei na internet para dar algumas dicas importantes...
polícia e ladrão

Meu bairro não é um dos mais seguros da cidade (eu, minha sogra, amigos e desconhecidos que vi nos jornais fomos assaltados lá). Se é de conhecimento geral que o lugar é perigoso, porque uma pessoa fica dentro do carro, com as janelas abertas mexendo no celular? Eu vi a cena: uma pessoa passa, toma o celular da mulher e sai correndo. Ela faria o que? Ou então alguém poderia se sentar ao lado dela e falar, dirige. Pronto, sequestro. Porque facilitar tanto? E se tivesse uma criança no carro?

Sempre lemos, vemos e ouvimos falar sobre sequestros ou desaparecimentos de crianças e adolescentes. Isso é um assunto muito sério e bastante preocupante. Ainda mais que li que estatísticas mostram que a maior parte dos sequestros conta com a participação de alguém da família ou de pessoas que estão familiarizadas. E vejo umas coisas nas redes sociais que me assustam. Algumas mamães fazendo coisas erradas que são muito básicas, que todo mundo deveria saber que é errado. Por exemplo: no início do semestre meu Facebook e Instagram só tinha foto de criança de uniforme de escola. Meu coração doía cada vez que via uma dessas. Mas porque fazem isso? Por acharem que nunca vai acontecer nada com elas ou por falta de conhecimento?

Quando minha filha nasceu, eu fiquei neurótica mesmo. Eu não saía de casa com ela nem para ir à padaria! Depois que conheci o sling, ela começou a sair sempre amarrada a mim. Já aconteceu do meu marido querer pegá-la e eu não deixar por medo de alguém passar e tomá-la dos nossos braços. Quando ela foi crescendo, eu fui relaxando, mas a verdade é que não podemos deixar de ter cuidado, independente da idade.

Colonia del Sacramento - Uruguai
Pesquisei bastante na internet e trouxe para vocês um resumo do que podemos fazer para prevenir “dor de cabeça”, problemas e tristeza.

- Observe se não está sendo seguido e se não há veículos estranhos parados em sua rua, com pessoas desconhecidas dentro. Repare se há ambulantes atípicos na região ou reparos intermináveis nos fios de telefonia, por exemplo. 
Eu sou bem desatenta e peco nisso. Só olho se não tem alguém perto do portão quando vou entrar em casa. Já fiz uma nota mental para ficar mais atenta a isso.

- Evite a rotina. Mude itinerários e horários.
Isso eu faço demais e realmente me preocupo com isso. Tem dia que vou trabalhar de ônibus, tem dia que vou de metrô, tem dia que pego ônibus perto de casa, tem dia que ando alguns quarteirões para pegar ônibus diferente e por aí vai.

- Evite ostentar riqueza, comentar publicamente os valores de seus bens, o que pretende comprar, quanto é seu salário...
Como sou pobre, preciso preocupar com isso não! Hehe

- Evite dilvugar planos de viagens. As pessoas podem aproveitar que você estará ausente para entrar em sua residência. Não temos controle sobre as informações que tornamos públicas e ela pode chegar em mãos erradas.

- Suspeite de telefones desconhecidos solicitando informações sobre nomes dos moradores ou hábitos da casa.

- Observe se não está sendo observado ao descer ou entrar de seu veículo. As vítimas costumam ser atacadas no momento em que colocam o cinto ou desviam a atenção da rua para ligar o carro.
Eu fui assaltada enquanto estava em minha moto. Parei em um sinal vermelho, quando fui arrancar, me fecharam, me obrigaram a fazer um caminho que eu não queria, fugi uns 5km (por medo do que os homens poderiam fazer comigo, já que a moto tinha seguro), mas não teve jeito a levaram (graças a Deus nada aconteceu comigo). Por experiência própria, nunca perca a atenção.

- Trave as portas do carro. Deixa as portas do carro sempre fechadas e travadas, independente da situação e onde esteja.

  
Desde cedo, ensine para seu filho:

- Procurar um policial caso sejam separados acidentalmente deles. Não encontrou? Então procurem o funcionário de uma loja ou um casal que estiver próximo onde perderam.
- Não falar com estranhos é correto e errado, pois existem situações de perigo em que eles precisam conversar com desconhecidos. Tente ensinar seu filho a ter bom senso.
- Evitar ir sozinho à escola. A companhia de um adulto é sempre necessária. E o adulto, quando for levar à escola, o entregará somente ao monitor da escola na entrada. E caso a criança utilize serviço de transporte, os pais devem se informar muito bem sobre o condutor, pegando informações com outros pais e professores da escola. 
- Não aceitar nada de desconhecidos (doces, balas, chicletes, presentes). 
- Evitar os pontos de parada escuros ou sem movimento quando estiver esperando transporte ou indo e voltando para casa. 
- Não acreditar em recados de estranhos como se estivessem trazendo recado de familiares. 
- Entar no primeiro comércio caso perceba que está sendo seguido por algum estranho e pedir socorro.
- Entregar o que pedirem se moleques de rua o agredirem para tomarem sua mochila, tênis, dinheiro... 
- Nunca aproximar-se de algum veículo quando oferecerem carona ou pedirem alguma informação.
- Sempre andar em grupo ou pelo menos com um amigo comigo quando ir a qualquer lugar ou brincar fora de casa. 
- Dizer não se alguém tentar tocar ou me tratam de uma forma que fizer sentir medo ou desconfortável. Ensine-s que, se for o caso, devem gritar bastante para chamar a atenção.
- Saber seu nome, endereço, número de telefone e os nomes dos pais. Se os filhos ainda não conseguem guardar na memória, escreva as informações em um cartão e converse com os filhos para sempre carregarem o cartão.
- Sempre avisar os pais ou responsáveis antes de ir a qualquer lugar ou entrar em um carro, mesmo sendo com alguém que eu conhecido. Sempre saiba sobre as atividades e hábitos dos filhos.
- Obedecer os limites estabelecidos pelos pais sobre os lugares que pode ir, pessoas que pode ver e coisas que pode fazer. Incentive a comunicação aberta. Deixe os seus filhos saibam que podem falar sobre qualquer situação. Assim, você pode monitorar e agir caso desconfie de algo suspeito.
- Não comentarem a rotina da família, principalmente com estranhos.
- Ficar em alerta, desconfiando até mesmo do vizinho, do motorista do ônibus e de qualquer pessoa que não conhece bem.

- Esclareça sobre os perigos das drogas e consequências. Más companhias conduzem ao crime e às drogas. Selecione as companhias de seus filhos e o ambiente que eles freqüentam (clubes, festinhas, casas de jogos eletrônicos etc.). Não aceite pressão dos colegas sobre sexo, drogas, ou fazer algo que você sabe que é errado.



Não precisamos ficar neuradas, mas claro que a segurança vem sempre em primeiro lugar, não é?

Tem mais uma dica legal que eu esqueci? Conta pra gente!
Beijos,


@minhas24horas












_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!