terça-feira, 20 de setembro de 2016

Socorro! Como Largar A Chupeta?

Olá, famílias sortudas!

Outro dia uma mãe pediu para que eu desse dicas de como fazer sua criança largar a chupeta. 

Bem, se você também está na fase do querer tirar a chupeta... Converse com profissionais de pediatria e odontopediatria para receber as melhores dicas.

Vou dividir com vocês meu empirismo...

Eu era daquelas que falava meu filho não vai usar chupeta, agora é a hora que você pode rir do que eu falava. É! Quando não somos mães falamos esse tipo de coisa. 

Davi nasceu e eu tentei, tentei mesmo fazer com que ele não usasse chupeta, mas até os 2-3 anos as crianças estão na fase oral e têm a necessidade de sugar alguma coisa. Eu não oferecia a chupeta e ele pegava o que estava mais próximo: a mão.

A pediatra disse que eu teria que escolher entre a chupeta e os dedos, mas que eu soubesse que seria mais difícil tirar os dedos posteriormente. Afinal, a chupeta você joga longe, mas e a mão? Foi quando ofereci a chupeta. 

Socorro! Como Largar a Chupeta?



Ofereci, mas sem oferecer. A chupeta era sempre o último recurso. Tentava acalmar com outros objetos e brinquedos primeiro. Não deixava ele dormir com ela. Tinha minhas manobras e quase sempre não carregávamos a chupeta para os lugares. Era fácil porque Davi era um santo. Não era de chorar. Tive um pouco de sorte! Mais ainda porque ele também não fazia muita questão de chupeta. Ele gostava mesmo era de morder (os dentes estavam nascendo) até "estragar". 

Apesar de usar pouco, ele usou! E, à medida que crescia, parecia que seria mais difícil sumir com o "bubu". Como fazer isso?

01) Aproveite de alguma situação. Minha avó dizia que eu larguei a chupeta porque um dia joguei ela para um gado na roça e, portanto, eu não poderia usar a chupeta que o boi tinha usado. Fiz assim com Davi. Um dia, andando de carro, ele jogou a chupeta pela janela e essa foi a minha desculpa. 




02) Não sofra! Faz parte do crescimento. Quando ele pediu a chupeta nos dias seguintes eu disse que ele já estava grandinho e que crianças maiores não usam chupeta, apenas as pequenininhas. Até hoje quando ele vê uma criança com chupeta ele diz "mamãe, ela está usando o bico porque ainda é pequenininha, não é?!". E vez em quando me pergunta se eu usava. Digo que sim. Que todas as crianças usam, mas que deixam de usar quando crescem. Ele costuma terminar com um "eu já sou grande". 

03) Vá aos poucos! Mesmo que você tenha uma situação da qual pode se aproveitar, retire a chupeta aos poucos. Meu filho tinha o uso muito limitado, então foi mais fácil aproveitar de uma situação. Se o seu não tem, então comece tirando a chupeta nos momentos de distração ou de sono profundo, quando a criança não está lembrando que existe chupeta. 

04) A criança tem que fazer parte do processo. Peça a criança para te dar a chupeta. Pode fazer isso como uma condição... Vamos guardar a chupeta porque agora é hora de brincar/ de passear. Vá fazendo com que ela "aprenda" a conviver sem.

05) Comemore quando tudo ficar certo. No desenvolvimento das crianças isso é muito importante. Comemorar todas as conquistas de alguma forma. 

06) Nada de regressão. Quando tudo estiver bem, pode ser que a criança ainda faça um pedido por chupeta ou você queira oferecer para aliviar um choro. Seja firme! Depois de conquistar a chupeta não deixe que ela volte para sua casa. 

07) Nada de violência ou retaliação. Cada criança tem seu tempo e tudo com os pequenos exige muita paciência. Se seu filho cresceu e ainda usa chupeta, não o discrimine na frente dos outros por usar chupeta.

Foi assim que fizemos por aqui. Davi jogou a chupeta do carro quando tinha 1 ano e meio e nunca mais usou. 

Posteriormente partilho com vocês como ele largou mamadeira e fralda. É interessante como achamos que nunca (sim! São nossas conquistas também) vamos conseguir, mas conseguimos, às vezes mais fácil do que imaginamos.   

Beijos!



Fernanda G.


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!