quinta-feira, 14 de julho de 2016

Aniversário no Museu: João fez 4!


No dia 2 de junho passado, João Emanuel completou 4 aninhos e comemoramos no dia 5 de julho com uma festinha super fofa e diferente, um aniversário no museu! Mas, fazer festa em museu pode? Claro que pode, afinal, museu também é lugar de criança! Pelo ao menos no Museu de Ciências Naturais da Puc pode... e é sobre essa comemoração que quero falar para vocês hoje deixando também uma ótima sugestão de passeio com as crianças nas férias.

Trecho da área interna do museu 

Mesa e decoração feita por mim com ajuda de algumas mamães amigas

João começou a interessar-se por dinossauros num passeio que fizemos ao Museu da Puc nas férias de julho do ano passado. Ele ficou encantado com os fósseis, as réplicas perfeitas e com o grande t-rex!! Então, de lá para cá, ele só queria saber de dinossauros e é claro que pediu que seu próximo aniversário fosse sobre esse tema. Sendo assim, lá se foi a mamãe festeira começar a pensar nessa tão sonhada festinha. Nesse mesmo passeio nosso descobri que ali no museu também poderiam ser realizadas festas de aniversário, então entrei logo em contato e consegui o agendamento. Mas não foi fácil, já havia uma lista de espera,  e recebi a confirmação dois meses antes do aniversário (ufa!). Já estava quase desistindo e agendando um piquenique no parque, mas ainda bem que fomos contemplados e João ficou radiante com a notícia, falava pra todo mundo que seu aniversário seria no "museu dos dinossaulos" (rsrs). 



Então, quando todos os preparativos estavam em fase de conclusão e eu achava que já estava tudo correndo tranquilamente... o tempo em Bh resolveu fechar de uma hora para outra! A semana que antecedeu a festinha foi toda chuvosa e de muito frio! Fiquei muito chateada porque poderíamos usar apenas o espaço coberto do museu e não poderíamos desfrutar do jardim de lá, que é lindo! Bom, no dia 5 de julho, domingo, o que acontece? O sol resolve nos agraciar e o dia ficou radiante, mais bonito impossível! Graças a Deus!!

Área externa - lindo Jardim das Borboletas
Com o dia ensolarado, as crianças puderam então desfrutar de todas as atividades que eram propostas. E por falar em atividades, preciso dizer que estas, além das exposições do museu, são os grandes diferenciais de se realizar um aniversário no museu. Nada de cama elástica, piscina de bolinhas ou afins, as atividades são todas relacionadas a descobertas e investigação sobre o mundo animal e o início da vida na Terra. Não que João não curta as brincadeiras convencionais de festinhas, ao contrário, ele ama. Mas devido a essa fase em que ele está queria fazer algo que realmente fosse do interesse do meu pequeno, algo diferente e que, principalmente, fosse divertido para ele.Queria também uma festa ao ar livre, mas também já tinha realizado dois piqueniques nos anos anteriores e não gostaria de repetir. Enfim, o espaço do museu atendeu a todas as expectativas, com atividades na área coberta e curtição também ao ar livre. Resultado: filho feliz, mamãe feliz! 

Corre do t-rex!!!
João "salvando" papai do t-rex! Os adultos também se divertiram!

Sobre as atividades e oficinas, só tenho elogios. A equipe de monitores é super gracinha, todos muito atenciosos e pacientes com as crianças. Primeiramente, eles iniciaram um tour pelo museu e até mesmo as crianças mais novas curtiram. A linguagem foi adequada para todos e os papais e mamães puderam acompanhar. Fiquei impressionada de ver a concentração das crianças durante as explicações e o interesse delas durante o tour. 



Concentração!
Meu pequeno explorador 
João ficou super interessado, fazia perguntas o tempo todo!
Ah, esses olhares curiosos... <3 
Dudinha, filha da também mamãe sortuda Fernanda Grey, não quis perder nenhum detalhe!


Após o tour, foi realizada uma caça ao tesouro que substituiu a Trilha do Bem-te-vi, um pequeno percurso que seria realizado na mata com as crianças, mas que, devido ao chão estar muito molhado, não foi possível. Mas a caça ao tesouro foi super divertida também. A monitora ia dando pistas e as crianças iam percorrendo os andares do museu em busca do baú de tesouros, uma caixa cheia de moedinhas de chocolate...humm!

Além dessas atividades, aconteceram também a oficina de escavação e a pintura de réplicas. Na oficina de escavação, as crianças brincaram de arqueólogos e escavaram um tanque de areia em busca de fósseis, super legal! Já na pintura, os pequenos pintaram réplicas de dinossauros em gesso e puderam levar para casa como lembrancinha. O máximo isso, né?! Uma lembrancinha diferente e que pode substituir as guloseimas de forma interessante e educativa. 

Pequenos arqueólogos concentradíssimos no tanque de escavação
Encontrei um "fóxil", mamãe!!
Pintura de réplicas de dinossauros em gesso
Mamãe ajudar também vale!
É isso aí, Samuca!
Em assunto de diversão, além de todas as atividades, as crianças também adoraram correr pelo Jardim das Borboletas. Brincaram de exploradores com seus binóculos, imaginaram estar em uma grande floresta habitada por dinossauros, brincaram de pega-pega e de fugir dos dinossauros, enfim, se esbaldaram! E eu fiquei muito feliz com o resultado, pois pude oferecer aos amiguinhos do João aquilo que também priorizo para ele, ou seja, o brincar livre e o contato com a natureza, além também de oportunizar a apropriação de espaços culturais da cidade. Várias mamães e papais agradeceram pela oportunidade pois ainda não haviam conhecido esse espaço tão prazeroso e belo. 






Exploradores da natureza
Vamos caminhar pelo jardim?
Roarrrr!!!
Já sou um rapaz.
Enfim, termino o post por aqui senão me empolgo e não paro mais! Mas ainda voltarei para contar todos os detalhes da decoração e dar dicas sobre tipos de lanches mais apropriados para festas ao ar livre, o que acham? 

Ah! E a pergunta que não quer calar: Essa festa deve ter ficado muito cara, não?! Não!! Podem acreditar, ficou muito mais econômica que se fosse realizada em salão com buffet. Deixarei abaixo o contato do museu para quem quiser mais informações a esse respeito. Deixo também essa sugestão de passeio com as crianças nessas férias de julho. Garanto que elas vão amar!

CONTATO PARA REALIZAÇÃO DE ANIVERSÁRIO EDUCATIVO NO MUSEU PUC MINAS
mcn.educacao@pucminas.br 

FÉRIAS NO MUSEU PUC MINAS
19 a 30 de julho de 2016

ATIVIDADES:
CAIXA DE TOQUE – terça a sábado, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
DESENHOS PARA COLORIR – terça a sábado, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
PINTURA DE RÉPLICAS – terça a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
PINTURA RUPESTRE – terça a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
GRUTA DA LEITURA – terça a sábado, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
BRINQUEDOTECA – terça a sábado, das 14h às 16h30
TRILHA NA MATINHA DA PUC* – terça a sábado, às 11h e às 16h
ESCAVAÇÃO PALEONTOLÓGICA* – terça a sexta, às 11h30 e às 15h30
SESSÕES NO PLANETÁRIO* 
terça a sexta-feira, às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h
sábado, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h


 OFICINAS:
A ARTE DE PLANTAR* – quarta e sexta-feira, às 11h
VOCÊ SABE QUEM SÃO OS ANFÍBIOS E OS SQUAMATA? – Terça e quinta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
CONFECÇÃO DE RÉPLICAS* – Terça a sexta-feira, às 10h e às 14h30
COMO MONTAR UM MINHOCÁRIO* – Terça e quinta-feira, às 14h30
CONFECÇÃO DE PIPA* – Quarta e sexta-feira, às 10h e às 14h30
*Atividades com número limitado de participantes: retirar senha na recepção às 9h para as atividades da manhã, e às 13h para as atividades da tarde.
Dependendo das condições climáticas, a programação pode ser alterada.
OUTRAS ATIVIDADES – mágicos, palhaços, contadores de histórias, adestradores de aves de rapina
Mais informações: (31) 3319.4152 e 3319.4520
Museu de Ciências Naturais PUC Minas
Av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico.
Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado, das 9h às 17h.
Ingresso: R$5,00


E então, vamos passear com o Janjão?!



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!