quinta-feira, 12 de maio de 2016

"Eu sou pleta"

Gente, meus dedos estavam coçando para chegar meu dia de escrever no blog.
E falar com todo o amor do fundo do meu coração, com toda emoção que essa pequena (leia-se GIGANTE) garota chamada Elis Cantanhede me faz sentir.  Só uma observação, se você não a conhece, vem cá conhecer.
Eu já acompanho a família Cantanhede desde que cortei meu cabelo (leia aqui) e sou simplesmente apaixonada por toda a movimentação que a Renata, mãe da Elis faz em prol das famílias pretas. Renata é casada com o China e tem a Luiza (outra fofa, porém, pelo que vejo, bem tímida) e a Elis de filhas.






Sou inspirada por ela para inspirar aqui em casa com meus filhos. E hoje o texto, será feito em função de um vídeo que vem circulando a uns bons dias sobre o cabelo crespo da Elis. 

Vou começar postando o vídeo para que vocês entendam um pouco o que ocorreu: 




Renata diz sobre o vídeo: "Gente não é peruca!!! A galera tem parado a gente na rua pra falar do cabelo e principalmente da cor dela. Elis vem de uma mãe preta e de um pai preto, seria muito estranho ela ser branca. Ela tem 4 anos e a certeza da sua cor, porém o espelho sempre mostra a diferença. Eu acho mega importante ela ter essa consciência e ter orgulho disso. Ela ja me perguntou pq é mais clara e eu expliquei. Ponto. Hoje ela pediu vídeo e para a minha surpresa ela falou sobre isso. Eu realmente tô tendo a certeza que não estamos preparados pra ela


Obg por todo o carinho" 


 Renata, @pretaproblema mamãe sortuda da Elis


Falem aí, essa Elis não é uma fofa? E sim, criança é pura arte. Ela dança e muito, encanta e canta Elza Soares, ela gosta dos super herois e de Star Wars. É diferente de todas as outras garotas? NAO, NAO É! Ela só tem um jeito dela de gostar das coisas e conversar. E outra, ela só tem 4 ANOS galera!!!! <3









A Renata está ensinando a sua filha e a todos que a seguem que elas devem ser emponderadas (dar ou adquirir poder ou mais poder). Quantas crianças não são discriminadas por serem pretas? Por terem cabelo crespo? Ou simplesmente pelo fato de que não querem ser princesas e sim o Hulk do filme?
E é isso que devemos dizer as nossas meninas, que independente de cor, cabelo, raça, religião, gosto por brinquedo ou roupa, devemos gostar de nós mesmos. Do jeito que nós somos. Não temos o direito de dizer que ser preto é feio. Ou dizer que menina tem que gostar de princesas da Disney. Não temos o direito de colocar pensamentos confusos na cabeça de nenhuma criança. Deixa que a curiosidade dela seja aguçada. 
Como diz uma música do Coração Palpita, CADA UM TEM SEU TRALALÁ



E para finalizar, gostaria de deixar uma foto e um pequeno texto que a Renata Morais escreveu para explicar um tanto de coisa para a Elis:



"Essa foto foi a minha ferramenta para conversar com a Elis.

Essa mina é Karina Vieira e essa fofa é a mãe dela.
Elis gravou um vídeo que viralizou. Eu acho muito bom que isso tenha acontecido, mas como a Jaci expôs em seu post mais cedo...tem mais nesse vídeo do que apenas uma menina fofa.



Estávamos em um lugar e alguém disse pra ela que ela era branca. Alguém disse pra ela que ela estava de peruca. Não sei se por inocência ou maldade, mas rolou. Ela me falou na hora,mas logo saiu e foi brincar. 
Fiquei com isso na cabeça e no outro dia chamei pra conversar. Ela contou. Tudo bem... Deixei ela de boa. Logo depois ela disse : Me filma?
Eu pensei que ia sair uma música ou algumas história que ela conta.. Para a minha surpresa (ou não) ela falou sobre o cabelo e sobre a cor.

É bem triste, chato e confuso ver uma criança tão novinha ter que falar sobre isso.

O meu maior medo é que um dia ela pense: Ah, que coisa mais chata ter que falar o que eu sou.. Não quero mais ser isso não.

Elis está sendo ensinada que por ser mais clara ela terá privilégios e terá que conviver com isso. 
Enfim.. Essa foto resume tudo o que ela precisa saber. Mãe preta, filha preta.
Você não é a única Elis. Temos muitas e muitas como você.

Que as nossas crianças tenham orgulho de suas famílias, de seus pais,de seus avós. Que as nossas crianças saibam o que são e pronto.

Agradeço as mensagens, agradeço os carinhos das irmãs, dos irmãos.. Eu não tô sozinha.. A Elis nao ta sozinha...A Crespinhos faz a nossa contenção." 

- Morais, Renata.

obs: VENHAM PRA BH!

Beijo, mamãe de dois, Carol


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!