quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Férias em casa e na rua


Se passaram as festividades de final de ano! E pra mim, ás férias começam agora, no mês de Janeiro. Onde as ruas estão mais tranquilas, os parques mais cheios de crianças, os shoppings sem aquela loucura de comprar o presente do primo, filho, tio, marido, etc. Sendo assim, pesquisei alguns eventos e algumas atividades para preencher o tempo de Laura e Pedro. 





Sendo assim, passar muito tempo com eles, ser mais presente, menos correria do dia a dia, que acontece quando estou trabalhando. E essas dicas valem para vocês também. Alguns pais não podem estar presentes em dias de semana, pelo fato de não terem tirado férias junto com seus filhos. Mas não se preocupe, sempre vem o sábado e o domingo para compensar a segunda, terça, quarta, quinta e sexta feiras trabalhadas! 




Ando intercalando as atividades. Ontem, por exemplo, ficamos em casa vendo os clássicos da Disney. Já pensou nisso? Talvez seus filhos não conheçam os filmes infantis que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90. Ontem assistimos Dumbo, um dos clássicos da Disney, que conta a historia de um elefante que tem as orelhas grandes e aprende a voar. E gente, deixa eu contar uma coisa pra vocês, tem uma hora que a mãe é separada do filhote por defendê-lo das zoações pelo fato de ter orelhas grandes (...). E o Pedro chorou e disse: "Mamãe, que triste, ele vai ficar sem a mamãe dele. Eu não quero ficar sem você!! (chorei junto) ... 


Existem muitos filmes que são extremamente importantes para a infância dos nossos filhos tais como: Pinóquio, Bambi, Cinderela, Branca de Neve e os Sete Anões, Fantasia, Mogli, o Menino Lobo, Alice no País das Maravilhas, A Bela Adormecida, A Dama e o Vagabundo, Peter Pan, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia, 101 Dálmatas (preferido de Laura e Pedro), Alladin, Tarzan, A Espada era a lei, Pooh, entre muitos outros que agora não me recordo, mas são filmes apaixonantes. Que tal fazer uma sessão pipoca em casa? E ainda dá pra combinar com a mamãe do coleguinha do seu filho, para que ele passa o dia com vocês!

CINEMA:

Agora saindo um pouco de casa e abrindo a carteira (háháhá), temos uma porção de cinemas. Hoje estreia no cinema o filme O bom dinossauro. Confesso que estava ansiosa para essa estréia, pois são os mesmos criadores de Toy Store. Aaaaaaaah! Outro clássico para a sessão pipoca em casa!



Dia 14 de janeiro, estreia o filme do Snoopy e Charlie Brown, clássico dos clássicos! Janeiro no cinema será divertidíssimo!

TEATRO:

Temos opções teatrais também. Começou dia 06 de janeiro e vai até o dia 06 de março a 42° Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Os ingressos custam de R$ 5,00 à R$ 15,00 e podem ser adquiridos nos postos SINPARC ou ONLINE. 

E os nossos queridos amigos Jojo e Palito estarão mais uma vez com as suas peças teatrais em dois lugares, nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro no teatro Francisco Nunes (Parque Municipal) às 16:30 com a peça O mágico de Oz - Um vento forte levou Dorothy para o “Reino de Oz” Longe de sua família. Dorothy descobre que não há melhor lugar que o seu lar e sai em busca do grande Mágico de Oz para que ele a mande de volta para o Kansas. No caminho ela se encontra com o Espantalho, que quer pedir ao Mágico lhe dê um cérebro; o Homem de Lata, que quer para si um coração e, finalmente, o Leão, que busca por coragem.


E nos dias 13, 14, 20, 21, 27, 28 de fevereiro; 5 e 6 de março no Espaço Luchini. Sábado 16:30 e Domingo 11:00 horas com a peça Dona Baratinha quer se casar - Quem quer casar com a D. Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha? D. Baratinha, muito vaidosa, rica e independente procura um companheiro para se casar. Ela começa a fazer testes na floresta para ver qual dos bichos esta próximo do seu ideal de marido. Dom ratão, um rato muito guloso, vê no casamento com Dona Baratinha a oportunidade de ter uma vida folgada e claro, comer uma boa feijoada!


Programação de teatro infantil e adulto completa no site: http://www.sinparc.com.br/42campanha/index.php


BIBLIOTECA PÚBLICA:

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (Rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio) oferece uma diversificada programação gratuita neste mês de janeiro. Além das atividades, que podem ser conferidas abaixo, os interessados em conhecer o espaço por meio de visitas monitoradas podem fazer o agendamento pelo telefone 3277-8672, de terça a sexta, das 9h às 17h. Durante a visitação, que ocorre nas terças e quintas, às 9h30, e nas quartas e sextas, às 14h30, é possível conhecer os acervos e as atividades da biblioteca. O equipamento também oferece empréstimo de livros e quadrinhos. O funcionamento é de terça a sexta, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h às 13h.


Programação:

• Oficina Livro-minuto - Leitura de trechos retirados de vários gêneros literários com o objetivo de construir livretos a partir de dobraduras de papel. Público: Geral. Vagas: 20. Hoje, às 10h, e terça, dia 19, às 15h.
• Ciranda de Histórias - Leitura compartilhada de histórias clássicas e atuais. Público: Infantil (a partir de 3 anos). Vagas: 60
A partir de amanhã, todas as quartas e sextas, às 10h e às 15h.
• Oficina Quadradoido - Leitura de “O Livro Quadrado”, de Caulos, seguida de atividade criativa que pretende explorar os diversos aspectos do “quadrado”. Público: Infantil (a partir de 4 anos). Vagas: 20. Dia 7, quinta, às 10h.
• Oficina Estante Instantânea - Leitura compartilhada na qual os leitores poderão fazer sua própria seleção de livros, montando, assim, a sua “biblioteca pessoal”. Público: Geral. Vagas: 20. Dia 12, terça, às 10h.
• Oficina Qual foi a ideia do rei? - Leitura compartilhada do conto “Uma ideia toda azul”, de Marina Colasanti, seguida de sua exploração criativa por meio da produção de textos ou imagens. Público: crianças e adolescentes (a partir de 10 anos). Vagas: 15. Dia 14, quinta, às 10h e às 15h, e dia 28, quinta, às 10h.
• Oficina Coisa feia, fedorenta e pegajosa - Leitura compartilhada do livro “Que bicho será que fez a coisa?”, de Ângelo Machado, com desenhos de Roger Mello, seguida de exploração criativa com produção de textos e imagens. Público: infantil (4 a 12 anos) Vagas: 20. Dia 21, quinta, às 10h e às 15h.
• Oficina Viajando no disco voador - Leitura compartilhada do conto “Amizade extraterrestre”, de Silvio Bastos, com posterior invenção de personagens e objetos relativos ao tema. Público: Infantil (7 a 10 anos). Vagas: 20. Dia 26 e 28, terça e quinta, às 15h.

Aos sábados

Dias 9 e 23, às 10h
• Manhã Encantada – Por meio da leitura compartilhada, o leitor será convidado a reencontrar as narrativas tradicionais, como as fábulas e os contos de fadas. Público: Infantil. Vagas: 60. 

Dia 16, às 10h
• Oficina Coisa feia, fedorenta e pegajosa - Leitura compartilhada do livro “Que bicho será que fez a coisa?”, de autoria de Ângelo Machado e com desenhos de Roger Mello, seguida de sua exploração criativa por meio da produção de textos e imagens. Público: Infantil (4 a 12 anos). Vagas: 20

Dia 30, às 10h• Sarau Esquadrinhando - Encontro de criatividade e poesia, onde os participantes serão incentivados a declamar poemas e contar histórias. Público: Geral 




E no finalzinho de Janeiro, sendo mais específica, no dia 30/01/2016, teremos
Bloquinho de Carnaval Mamãe Sortuda e Trupe Maria Farinha!

Informações em breve em nosso blog!




Beijo, mamãe de dois.
Carol


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!