terça-feira, 27 de outubro de 2015

Mas porque Halloween?


Nós e nossa eterna mania de julgarmos sem conhecermos né? Quantas pessoas já ouvimos dizer; "Credo, Halloween não é uma festa de Deus", "Eu não deixo meus filhos comemorarem nesta festa pagã"! Mas você sabe realmente o porque desta data? Já parou para pensar?

Eu, Tia Tha, fiz uma pesquisinha rápida para vocês, oh:

"Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao carnaval, que antecede toda a resignação da quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos.

Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

No processo de ocupação das terras européias, os povos pagãos trouxeram esta influência cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo. Inicialmente, os cristãos celebravam a todos os santos no mês de maio. Contudo, por volta do século IX, a Igreja promoveu uma adaptação em que a festa sagrada fora deslocada para o 1° de novembro. Dessa forma, os bárbaros convertidos se lembrariam da festa cristã que sucederia a antiga e já costumeira celebração do halloween.

Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea." (www.brasilescola.com)


Viu? A intenção da festa é bem bacana... Nos vestimos de "coisas que dão medo" na verdade para afastarmos as energias negativas! E temos que pensar que energias negativas, não quer dizer somente de espíritos... há quem nem acredite que eles existam... energias negativas podem ser nossos medos, stress, cansaço, preguiça...
Então que tal, neste dia colocar sua fantasia, mesmo que não seja uma fantasia de "coisas que dão medo" e ser feliz? Espanta essa preguiça, desestressa, brinca, curte... A vida passa muito rápido para você não rir até a barriga doer, dançar até as pernas bambearem, pular até virar coelho, Vem ser feliz!

E nós podemos te ajudar nessa sabia? Se fantasie e vem pro nosso piquenique


Ah, venha sem fantasia também... Mas um item é obrigatório: Animação!

Esperamos por vocês! Venham com a gente espantar as coisas ruins e espalhar amor e sorte, afinal nesse nosso encontro sorte e amor não vão faltar! Para encerrar, deixo para vocês um videozinho com uma musiquinha chiclete que lá em casa já tocou demais! (viva o Netflix!)
Beijos e mais Beijos


Thaísa Freitas
_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!