terça-feira, 4 de agosto de 2015

Presente do dia dos pais: Confiança!




Férias de Julho: Mais uma vez eu não pude tirar ferias junto com meus filhos, mas meu marido tirou! (Alguém tinha que ficar com Lara enquanto não tem aula , né?). Aí veio a tão temida pergunta: “Posso viajar com a Lara para Montes Claros (a família dele é de lá!)?” Eu já estava esperando esta hora chegar, só não achei que seria tão cedo! hahaha
Na hora me veio a cabeça um milhão de questionamentos: Mas você vai deixar ela passar fome, não vai olhar ela na piscina, não vai passar protetor solar, não vai levar pra fazer xixi, não vai colocar pra dormir na hora certa... E se ela machucar? E se ela adoecer?
Um turbilhão de sentimentos do tipo “Ele não da conta de cuidar dela sozinha” veio na minha cabeça!
Foi então que eu pensei: Ele é pai poxa! Ele vai dar conta... E assim foi!
Nos comunicamos bastante por whats, sempre mandando fotos, vídeos, contando as experiências dela...

Leite ao pé da Vaca, caminho de Montes Claros!

  "Foi muito bom estar com a minha filha nas férias... Ela brincou muito e me obedecia sempre! Algumas vezes tive que ser mais enérgico e ela chorava indo para o colo da vovó! A preocupação  maior era deixa-la bem alimentada... Não cumprimos tudo muito a risca como a mamãe gostaria... Tomamos sorvete e comemos muitas guloseimas, mas nas férias pode né? 
Me surpreendeu bastante o desenvolvimento dela e o carinho com todo mundo, cada hora ela soltava uma pérola que eu nem imaginava de onde vinha!
Percebi mais do que nunca, que criança quer atenção e não brinquedos caros, qualquer buginganga serve para eles quando se dedica a brincar junto!
Uma vez ou outra ela chamou pela mamãe, mas nada que a brincadeira não a fizesse esquecer a saudade." Arthur, papai da Lara e do Theo





A vida é assim, ninguém nasce sabendo ser pai ou mãe! O jeito vem com o tempo! Já até escrevi um pequeno texto sobre isso:

“Nasceu um filho, nasce uma mãe e um pai...
Esqueça o “Eu nunca tive jeito com criança”... Esse jeito nasce no mesmo momento que seu filho nasce!
É como um milagre! É como se naquele momento, o nascimento, Deus desse “pause” na sua vida, descesse aqui e reorganizasse tudo!
Suas prioridades mudam, seu humor também! Seu jeito, sua calma, sua força, sua paciência... Tudo muda!
Ah, as coisas materiais também mudam. Sua casa agora fica mais colorida e com aquele cheirinho gostoso de bebe (não se assuste, mas sempre menos organizada também), as roupas da mamãe também mudam (roupas para fácil amamentação e confortáveis agora fazem nossa alegria), Até sua conta bancaria muda, veja só!
Mas não há no mundo mudança melhor!
E o melhor de tudo, quando Deus solta novamente o “play”, você descobre que aquele era o jeito que você sempre quis viver... que o bebê preenche um vazio que nem mesmo você sabia que existia!
É pleno... é lindo... é ser mãe/pai!”

Theo Tomando Solzinho!

O maior erro é a mãe achar que somente ela sabe cuidar do seu bebe, com isso ela se sobrecarrega de tarefas enquanto o pai fica ali, de expectador. Já vi muitas mães reclamarem que seus maridos não ajudam com as crianças, mas até que ponto elas permitem que eles ajudem? Deixem que eles participem ativamente nas tarefas com o filho... seja trocando uma fralda, dando banho ou até colocando pra dormir!
E enquanto ele estiver na tarefa, mesmo que ele não faça do jeito que você deseja, não o reprima! Este tipo de comportamento pode levar o papai a achar que realmente ele não da conta do recado, e não fazer mais nada para ajudar com o bebe! O elogie sempre que puder e sempre diga o quanto gosta e acha lindo quando ele está com o bebe!



E lembre-se, cada um tem seu tempo... As vezes uma tarefa que você fará em 10 minutos, o papai levará 30. Não perca a paciência! Deixe ele a seu tempo. É comum o pensamento: Ah, eu mesma vou fazer porque ele demora muito... Eu mesmo já me peguei inúmeras vezes fazendo mil tarefas ao mesmo tempo, por achar que mesmo fazendo todas, eu faria mais rápido que meu marido!

Há uma pesquisa (relatório State of the World's Fathers) que diz que os pais que mantêm uma relação bem próxima com os filhos vivem mais, têm bem menos problemas mentais e de saúde, são menos propensos a abuso de drogas, mais produtivos no trabalho e se mostram mais felizes que os pais que não mantêm a mesma conexão com seus filhos! O estudo diz ainda que pais mais envolvidos permitem e encorajam sua esposa e suas filhas a lutar por posições de igualdade, e desenvolver seu potencial completo.





Então, que tal, neste dia dos pais, além do café da manhã, um presente, um carinho, dar aos papais também um voto de confiança? Incentive-o a fazer programas sozinho com os filhos e até mesmo pequenas viagens... Mostre a ele que ele também consegue ser tão próximo dos filhos quanto você que é mãe!
E se ele já é bem próximo e já se arrisca muito sozinho com os filhos, mostre a ele o quanto você valoriza isso!

Conta aqui para gente como vocês fazem para aproximar os papais com os cuidados dos filhotes!
contato@mamaesortuda.com



Aproveito aqui para deixar o meu imenso MUITO OBRIGADA ao pai dos meus filhos, e muitas vezes meu pai também! Saiba que amamos tudo que faz por nós!



Beijos e mais Beijos


Thaísa Freitas
_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!