terça-feira, 14 de abril de 2015

Dica de leitura: Casamento + Boa administração financeira = Futuro Próspero

Finanças pessoais são dificeis! Quando nos casamos se torna um desafio... Depois que temos filhos então? Vira um Deus nos acuda!

Tenho uma irmã super organizada (o que gerava inúmeras brigas quando ainda morávamos com a mamãe) e que casou com um cara ainda mais organizado...
Hoje eles tem 10 meses de casados, com o próprio apartamento, carro quitado, festa de casamento paga antes dela acontecer, lua de mel no Chile, ferias de janeiro na praia e toda mobília do apartamento já comprada... Fora a reforma que fizeram antes de se mudarem.

Ai então eu pensei: Se eles conseguem eu também consigo (apesar deles ainda não terem filhos)!
Eu e meu marido somos contadores, e recentemente ele fez uma pós graduação em que transformou um pouco o pensamento dele... um professor bateu insistentemente na tecla: INVESTIMENTO!
Então observando tudo isso tomamos a decisão de mudar nossa forma de administrar nosso dindin!

Em visita a minha sogra em Sete Lagoas, comprei um livro chamado "O segredo dos casais inteligentes" escrito por Gustavo Cerbasi.


Li ele em poucos dias, de tão empolgada que eu fiquei!
Percebi que estávamos no caminho totalmente errado para o sucesso... Uma das primeiros pontos que ele toca é a importância de se unir as contas e o planejamento:

" ... Sempre haverá um com renda superior à do outro. Independente de como os gastos da família são divididos, sempre haverá aquele com mais chances de poupar, com maior capacidade de consumo ou com mais disposição para incrementar os gastos com as ferias. com o tempo, um terá investimentos e status em um nível bem superior ao do companheiro: um rico e um pobre convivendo sob o mesmo teto."

Ai já percebi que "o trem tava feio" pro nosso lado! Então conversei com meu marido e decidimos mudar e colocar tudo que ele falava no livro em prática. Começamos a pouco tempo e já posso te afirmar: está sendo ótimo!

Um dos pontos é que agora sei exatamente quanto ele ganha e sei de todas as obrigações que temos a pagar, com isso os gastos se tornam mais responsáveis. Além de que vimos o quanto é importante os investimentos, assim estamos nos esforçando ao máximo para criarmos condições para tal. 
Fora que no livro, Gustavo Cerbasi faz questão de enfatizar também a qualidade de vida... não adianta só juntar dinheiro e não viver o que a vida pode proporcionar!
Ele mostra de uma forma muito simples que todas as escolhas tem que ser pensadas e calculadas, porque as vezes, espantem-se: vale mais a pena morar de aluguel que ter o seu próprio apartamento.

Gostei tanto que comecei as pesquisar os outros livros do autor e comprei também o clássico: "Casais inteligentes enriquecem juntos"


Ja terminei ele e posso dizer... é realmente ótimo!  
Me empolguei tanto que comprei de uma só vez agora esses dois: "Mais tempo, mais dinheiro" e "Adeus Aposentadoria"


Já estou lendo o "Mais tempo, mais dinheiro" e estou amando... volto para falar desses dois livros assim que terminá-los.

Gustavo ainda tem mais vários livros e já estou de olho em todos. Gosto de ler, e ler o que nos interessa, de uma forma tão leve e gostosa, é muito melhor.
Ele também é dono da página " www.maisdinheiro.com.br". Nela podemos encontrar simuladores financeiros alem de planilhas para nos ajudar na organização do orçamento familiar.
Então se você gosta de ler, quer ter uma vida mais tranquila e organizada, corre pra ler esses livros aqui. Com isso um dia você vai parar de trabalhar por dinheiro e vai fazer o dinheiro trabalhar por você (é isso que o Gustavo sempre diz nas entrevistas dele e é o que a minha família procura)!

Beijos meninas e lembrem-se: Organização é sempre fundamental!






_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!