terça-feira, 21 de abril de 2015

05 dicas que ajudam a manter a paz com as crianças

1 - Avisar quando faltar 10 minutos pra ir embora de algum lugar legal


Você está num parquinho ou numa festa, e de repente avisa as crianças que é hora de ir embora. O que elas fazem? Se recusam a aceitar, né? Choram, se rebelam e muitas vezes saem correndo pra longe de você. O final mais comum dessa contenda é uma mãe desesperada tentando subornar o filho com alguma recompensa se ele topar ir embora numa boa, recorrendo a alguma ameaça (nada de televisão hoje se você não obedecer, hein!) ou simplesmente saindo carregando o filho aos prantos. 

Pois algo muito bacana que aprendi quando meu primeiro filho nasceu, é criar o hábito de sempre preparar a criança avisando a ela quando faltarem 10 minutos pra irem. Depois 5. E quem sabe, de novo quando faltar 2 minutos. Aqui em casa essa tática funciona super bem, pois dá chance às crianças de se preparem emocionalmente pra sair e terminarem a brincadeira de forma gradual. Quanto mais se cultiva esse hábito, mais fácil a criança vai obedecer toda vez que sairem. Sem falar que é um sinal de respeito e consideração com elas, afinal, quem de nós gosta de sair às pressas de algum lugar legal, né?

2 - Alternar cinco minutos pra cada criança com um brinquedo disputado


Essa é pra resolver aqueles momentos de briga entre duas (ou mais) crianças que brigam pelo mesmo brinquedo. Aqui em casa eu uso MUITO com meus dois filhos, já que eles têm essa mania irritante curiosa de se interessarem sempre pelo mesmo brinquedinho, que por muitos dias se encontrava completamente abandonado e esquecido num canto. 

A solução é propor que cada um brinque por 5 minutos, se alternando. Funciona melhor se houver um relógio que elas possam ajudar a monitorar (em geral, essa passa ser a parte mais divertida!). Pra crianças menores de 3 anos a tática não funciona 100% pois elas ainda não têm muita noção de tempo, então nesse caso, melhor tentar distraí-las com outra coisa. 

3 - Evitar fazer perguntas cuja resposta pode ser SIM ou NÃO


Quer escovar dente? Quer fazer xixi no penico? Vamos dormir agora? Vamos embora? 

Se você faz uma dessas perguntas pra uma criança, já imagina a resposta que ela vai te dar, né? Ao invés disso, experimente perguntar: quer escovar o dente com a escova amarela ou azul? Você quer fazer xixi no penico ou no vaso? Prefere que a mamãe ou papai espere você a dormir? Está na hora de ir embora, vamos ver quem chega primeiro no carro? Percebo que desde que comecei a fazer perguntas indiretas assim, que meus filhos passaram a cooperar quase que 100% das vezes!

4 - Conversar sobre as expectativas do passeio antes de sair com elas

Muitas vezes a gente tem mania de pensar que só porque são crianças, elas não vão entender quando conversamos com elas. Desde que meus filhos tinham dois anos de idade, que passei a conversar com eles antes de qualquer passeio e explicava o que iríamos encontrar lá e o que eu esperava deles. Tipo, "Estamos indo no supermercado agora, mas preciso que você fique quietinho, tá? Promete que vai se comportar bonitinho sem me pedir pra comprar um tanto de coisas?" ou "Você quer ir brincar no parquinho? Então tem que obedecer a mamãe, deixar as outras crianças brincarem também e não chorar na hora de ir embora, combinado?". Claro que nem sempre vai funcionar totalmente, mas na maioria das vezes eu fico surpresa como eles entendem e têm vontade de agradar.

4 - Rodízio de brinquedos


Essa dica é otima pra manter as crianças sempre interessadas por seus brinquedos e passarem mais tempo brincando com eles: o rodízio. Já reparou que se você deixar todos os brinquedos à disposição delas o tempo todo, além de ser super complicado manter tudo organizado, elas rapidamente enjoam de tudo? Guardar uma parte dos brinquedos e alternar de tempos em tempos pode ser uma grande solução pra isso, pois elas sempre terão um brinquedo “novo” pra brincar. Quando a criança é novinha, dá pra fazer o rodízio a cada semana, mas à medida que crescem, é melhor guardar por um ou dois meses, pra que dê tempo que se esqueçam daquele brinquedo completamente, até que ele vire novidade outra vez. 


Luciana Azevedo
_

2 comentários:

  1. Lu, taí, igual eu! tatica que eu uso pra essa numero tres é dar a opcao do COMO, e nao do que. Entao, se a atividade é ir embora, pergunto como (andando ou correndo?); se é vestir o sapato, como (sozinho ou com ajuda? esse pé ou aquele primeiro?). porque vc permite a escolha do superfluo, mas nao do essencial! [quer ser minha vizinha? vem morar pertinho de mim, lu!]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Mari, não me convida duas vezes não que eu vou!!! :D

      Excluir

Obrigada!
Volte sempre!