quarta-feira, 25 de março de 2015

O que fica da Páscoa no coração da gente

Oi Mãezinha!


A páscoa já está aí, batendo à porta. O cheirinho gostoso de chocolate já invadiu não só as ruas dos centros comerciais, mas também o nosso blog, que está cheinho de ideias maravilhosas pra fazer da páscoa um evento inesquecível para o seu filhote! Tem fantasias, ovos caseiros, caça aos ovinhos... Cada coisa mais linda!



Hoje, no entanto, quero falar um pouquinho sobre o real significado da páscoa. Quero falar sobre um valor que ela carrega e que precisamos passar para nossos pequenos. Não se assuste: pouco importa a sua religião. O que quero mesmo reforçar é algo universal e atemporal, que não necessariamente está relacionado ao Deus em que você crê, mas à família, chave de todas as melhores coisas do mundo.


Fonte: Golden Years

Sabe, eu tive a sorte, a maior sorte do mundo de nascer e crescer em uma família maravilhosa. Uma família que se autodenominou “Família Buscapé”, em homenagem àquele filme antigo que passa todo ano na Sessão da Tarde. 

Na minha família, almoço íntimo é pra 40 pessoas. Um bolinho de aniversário? Nem se fala! Enche a casa da gente. Tive a sorte, a maior sorte do mundo em ter uma das famílias mais unidas desse universo. 


É claro que nem sempre é tudo tão maravilhoso assim. Há brincadeiras de mau gosto, fofocas, discussões, bajulações. Mas há algo de muito especial nessa família. Há, acima de QUALQUER coisa, a união. Na minha família, nenhuma cara fechada ou briga antiga permanece frente a um problema maior. E é justamente quando surgem os problemas que percebemos como fomos agraciados por termos uma relação assim, tão íntima, tão verdadeira, tão singular.


Na cultura religiosa, a Páscoa é a comemoração da ressurreição de Jesus. Mas na história bíblica há algo que me encanta: a ceia. A ceia é um símbolo de partilha, de união, de comemoração com aqueles que são considerados verdadeiros companheiros.

Companheiro, pra quem não sabe, é uma palavra que vem do latim, e que quer dizer “aquele com quem se divide o pão”. Olha como isso é bonito!


Dividir o pão, na verdade, não é dividir apenas o alimento em si, mas também todas as dores, alegrias, surpresas e perdas. E é isso o que devemos fazer a cada dia. E é isso o que devemos deixar para os nossos filhos. 



Nesse mundo em que os sentimentos ruins têm se sobreposto aos sentimentos mais frutíferos, ainda tenho esperança na família. A vida passa depressa demais para cultivarmos brigas ou desentendimentos antigos. Passa depressa demais para que deixemos de dizer às pessoas o quanto elas são importantes em nossa vida. Passa depressa demais para que nos preocupemos mais com o ódio pontual do que com o amor incondicional que uniu todas aquelas pessoas.


De tudo o que queria dizer hoje, o mais importante é isto: ensine a seus filhos o valor da família. Ensine a seus filhos o valor da união, do companheirismo, da amizade. Ensine isso a seus filhos e viva o resto da vida tranquila e certa de que, em qualquer circunstância, eles terão com quem contar. Aproveite essa páscoa para isso. Festeje, coma chocolate à vontade, faça um almoço caprichado no domingo. Mas acima de tudo, mostrem aos seus filhos o valor da família. 

Vou ficando por aqui com lágrimas nos olhos de pensar no quanto sou abençoada pela família que tenho. E quero fazer um convite a vocês, mamães: mandem pra mim a foto da páscoa de vocês! Quero poder colocar muitas fotos desse momento especial em família no meu próximo post. O meu e-mail é o giulia.lage@gmail.com. Estou esperando viu?


Feliz páscoa para todas vocês, que também são uma família pra mim. E que moram no meu coração!



Um beijinho carinhoso,



Giulia Lage

_

Um comentário:

  1. Nussa!!! Lindo de chorar litros, estava lendo e vendo exatamente a minha família, que também é desta forma.

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!