segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Nossas Crianças e o excesso de tecnologia

A uma semana atras, eu estava com a Lara na espera para a sua terapia semanal (já começa por ai, as crianças hoje em dia precisam muito mais de recursos para saber lidar com suas emoções que antigamente, percebem?) e uma cena me chamou atenção... eu descrevi ela em meu instagram:

"Estou aqui na espera de um consultório, aguardando a Lara ser atendida pela psicóloga! Como ela já entra sozinha, eu trouxe um livro para ler enquanto ela conversa lá dentro...
Mas enquanto estávamos esperando a hora da consulta brincamos de adoleta, elefantinho colorido e varias outras coisas! 
Enquanto isso, aqui ao lado tem uma mãe lendo... fazendo o mesmo que faço agora... mas o filho dela ainda está ao lado dela! Pulando, gritando, clamando por atenção! 
Ela então grita varias vezes: “Fica quieto menino!”
Até que uma dos gritos dela me chamou a atenção: “Então vamos brincar!”
Eu estiquei meus ouvidos para o lado deles afim de até aprender uma nova brincadeira para a espera da semana que vem! .
Foi aí que a mãe, simplesmente tirou o celular da bolsa e entregou a ele! “Brinca aí que eu estou lendo aqui tá?”


Eu estou longe de ser um exemplo neste quesito... Theo é bem viciadinho em Celulares e tecnologias, e por este motivo eu evito o máximo! E peço (o que nem sempre é atendido) para as pessoas de nosso convívio também não incentivarem!
Acontece, que a um bom tempo atrás, um dia, eu assisti a esse vídeo! Convido você a assistir também:


Reparem que a primeira coisa que fazem no "experimento" é tirar os celulares dos pais, e ai toda a mágica acontece! Certamente se isto não tivesse sido feito, alguns dos pais ficariam no celular, nem dar um pingo de atenção aos filhos e posso afirmar que alguns ainda reclamariam e pediriam a criança para ficar quieta! Porque é isso que vejo em esperas de consultórios, de bancos, de qualquer coisa que seja preciso um tempo, sem o que fazer!

Desde que eu me tornei autônoma, já passei por várias fases... de ter alguém para me ajudar, de me virar sozinha com tudo, de contar com a avó, de levar as crianças para trabalhar comigo...
E posso afirmar, por experiencia própria, que: Estar no celular quando elas estão por perto é a pior estratégia! SEMPRE!

Foi ai que mudei meu comportamento sempre que estou com elas a esperar alguma coisa! 
Eu me comprometo comigo mesma a não tirar o celular da Bolsa! 

Por diversas vezes eu já tive que levar as crianças para a fila da Caixa Econômica... e sabe como fazemos? Brincamos de elefantinho colorido, adoleta, mímica e varias outras coisas! E sabe o que é melhor? Incomoda menos as pessoas que as musiquinhas de celular... acredite!
Na maioria das vezes que brincamos assim em esperas, outras pessoas riam com a gente (principalmente na brincadeira de mímica), dão dicas para as cores ou as adivinhações, e assim fica mais leve para todos nós! Para mim, para eles e para os outros! 
Não tem grito de fica quieto, não tem musiquinha irritante, não tem menino impaciente!

Claro né pessoas, que as brincadeiras de correr eu evito! hahaha
Mas confesso que uma vez o Theo fez uma mímica do "The Flash" e correu a espera do Banco Itau Todinha! Para meu desespero! Hahaha
Fugindo agora um pouco do assunto espera, vamos aos restaurantes, bares, clubes (sim, ja vi crianças com celular no clube), e qualquer local que seja de uso comum de adultos e crianças...
Realmente é muito difícil manter uma criança sentada sem deixar os cabelo da mãe em pé em lugares assim! Mas te digo por experiencia própria: TEM JEITO! Os meus meninos não usam celulares em lugares assim! 

"Mas Thaísa, eles nunca usam?"
 Usam... Nos finais de semana quando lembram! 
Como não é costume, eles quase não pedem... não lembram!

Abrindo um parentese gigante: A criança não é boba! Ela sabe com quem ela pode "triscar"... aqui em casa mesmo, eles sabem que, por exemplo, com as avós, é fácil pegar o celular... mas eu deixo claro para elas minha posição, e se estivermos em algum lugar que tenha qualquer outra coisa para fazer, por mais simples que seja, eu mando devolver!


Eu montei algumas regrinhas para mim e para os meninos, vou colocá-las aqui e quem sabe você pode adotar algumas delas ai:

1- Celulares somente no fim de semana;
E como eu disse, quando eles lembram e pedem... eu nunca ofereço! E quanto menos eles brincam, menos eles pedem! Então...

2 - Sempre que estamos somente eu e eles, eu evito usar o celular;
Claro que se eu precisar, estiver resolvendo alguma coisa, eu uso... mas evito ao máximo mesmo! Quando estamos em uma situação de ócio/espera e só temos a nos mesmos... eu dou a maior atenção possível a eles!

3 - Casa de Vó, clube, e qualquer outro lugar que se possa brincar de alguma coisa, não se pode usar celular;
É claro gente, que mesmo com coisas para fazer, se você oferece o celular, a criança vai parar de brincar imediatamente... então não dê a ela! Com o tempo ela vai aprender a inventar brincadeiras... você vai ver!

4 - Se tem mais uma criança no ambiente então, celular vetado;
E como aqui em casa são dois, não tem desculpa né? Se não tem o que fazer no restaurante/parque/clube/casa de parente, chame o irmão ou o amigo para brincar!
Ja cansei de presenciar cenas de primos juntos, dividindo um celular ao invés de estar dividindo a bola ou a boneca! Triste ne?

5 - Celular da mãe e do pai, ninguém coloca a mão;
Aqui em casa eu e meu marido usamos o Celular para trabalho também, então as crianças já sabem que em nossos celulares elas nem colocam a mão! Não mesmo! Não tem essa de videos no youtube ou coisas assim! 
Eles tem um aparelho antigo, sem chip, que eu e meu marido passamos para eles quanto trocamos os nossos, então é somente neste que eles tem acesso!
E sobre este tópico eu poderia ficar aqui horas falando... as crianças podem apagar dados importantes do seu celular, as pessoas podem querer falar com você e o celular estar de posse da criança, fora que... o nosso celular tem uma linha telefônica... elas podem fazer diversos contatos, compras e uma infinidades de coisas que não cabe a uma criança né???

6 - Eles usam uma bateria só e pronto;
É uma forma de limitar o tempo de uso! Eu faço assim, mas pode ser por horário também... Como o celular que eles usam é mais velho, e com a bateria já "viciada" eu carrego todo, entrego... acabou a bateria, acabou a diversão do dia! E eles já sabem que é assim!



Posso assegurar a vocês que tudo é uma questão de costume! Quanto mais acostumados a usar o celular, mais difícil será de tirar... mas não é impossível! E quanto mais acostumados a não usar, menos eles irão ligar de ficarem sem!

Quer uma ajudinha a ser mais firme em falar não para o celular? Ai vai uma lista de efeitos prejudiciais:
  • Causa déficit de atenção, atrasos cognitivos, problemas na aprendizagem, aumento da impulsividade e da falta de controle (birras).
  • Limita o movimento e consequentemente o rendimento acadêmico, a alfabetização, a atenção e capacidades.
  • Obesidade infantil, pois limita o movimento e gasto energético
  • Alteração do sono infantil
  • Doenças mentais como depressão e ansiedade infantil
  • Falta ou Deficit de atenção
  • Vício Infantil
  • Excesso de radiação
  • Superexposição as tornam vulneráveis, sujeitas a serem exploradas e expostas a abusos.

Agora para fechar o meu apelo em diminuir o uso de celulares entre as crianças, segue mais um videozinho bem legal para levarmos como reflexão!


Você sabia que o Brasil é o terceiro pais do mundo, em que mais se usa o celular?
Assustador né???

Vamos mudar isto ai?

Vamos viver mais o Offline? Vamos fazer conexões reais, abraços reais, amizades reais?
Tempo junto, olho no olho, cheiro no cabelo, um toque de mãos?

Beijos e mais beijos





 



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!