terça-feira, 5 de setembro de 2017

O que é Beleza Para Você?

Aconteceu no mês de julho o "Empodera - Mulheres de Atitude", idealizado pela Poli Pompei e pela Soraia Félix, do Instituto Solluz. 

Foi a minha experiência com técnicas avançadas e ferramentas de coaching, PNL, neurociência e psicologia positiva e achei simplesmente sensacional! Tudo isso para o desenvolvimento e capacitação humana, ajudando traçar metas e alcançar objetivos em todos os âmbitos da vida. 

Com muita interatividade, dinâmica e aprendizado, o evento foi voltado para o empoderamento de mulheres. Para superarem suas próprias limitações, alcançarem objetivos e assumirem o controle de suas vidas. Foi um momento de autoconhecimento, transformação e empoderamento, com resgate de sonhos, metas e objetivos pessoais e profissionais. 

Capricho
Um dos assuntos abordados foi sobre padrões de beleza e exigências da sociedade. Sobre como é difícil para as mulheres aceitarem seus corpos, suas vidas, libertarem das correntes invisíveis e viverem suas próprias vontades, seus sonhos, seus estilos. 

A Flávia Bragança (Instagram: @flaviabotelhobrg @divasemrotulos @flaviabragancacoach) compartilhou um de seus textos e eu não podia deixar de trazer para vocês, queridas leitoras! Pois espero que reflitam sobre a beleza que existe em cada uma de vocês e que apropriem para suas vidas a ideia de que vocês podem ser o que quiserem.

O que é beleza para você?

Você já se encarou no espelho? Já viajou para dentro de si e descobriu de onde vem essas verdades? Quem foi que te ensinou que a beleza está na revista, na TV, no cinema? Na vizinha da esquina, na amiga, na filha da comadre, na prima? O que é beleza pra você? 

Aquela criança ali vivendo, como uma tela em branco vai sendo pintada. O cabelo? Deve ser liso. Sua roupa? Deve ser sempre chique. Você tem que ter boa aparência, ser feminina, do lar e recatada... O corpo magro, no mínimo esguio, e qualquer diferença não será perdoada. E a menina não entendia direito e sozinha se indagava. O que é isso minha gente? Pois sou vida, Luz e espírito....como posso ser enlatada? Mas a história diz que os papéis já foram todos escritos e cada um que se contente com o que lhe restava. O que é beleza para você? 

Aos 14 já era um passarinho, dentro de uma gaiola dourada. Cantava para quem tinha ouvido, mas dentro do peito sua voz era abafada. Fazia exatamente o que estava escrito, seguindo cada modelo de vida pré-determinada. Seus belos sonhos de histórias de livros, com super heróis, princesas e bichos, agora eram calorias, dieta e exercícios... Tudo como uma peça encenada. Anos e anos de padrões restritos, modelaram até sua fala. Seu pensamento, antes infinito, agora era só corpo, trabalho, dinheiro e salada. O que é beleza para você? 

E aí os 30 chegaram depressa e em todos os quadrados ela já se encaixava, porém a vida foi diminuindo os sorrisos e ela novamente se questionava. Quem é que determinou tudo isso? Por que o tempo não pode ser bonito e a imperfeição não pode ser celebrada? Quem é que disse que a árvore fícus é obrigada a querer ser samambaia? Aquela beleza então, não fazia mais sentido, pois como algo pode ser bonito quando a alma está aprisionada? Por que ninguém pode ter cabelo black, ter celulite? Por que a vida para ser merecida precisa ser amarga? O que é beleza para você? 

Os 35 em diante chegaram, e sua cabeça sempre a questionava. Onde é que está aquela menina, que antes dos moldes, apenas cantava? Que quando criança tomava sorvete e ria de si mesma com a cara lambuzada? Que enxergava a vida com curiosidade, com olhar de anseio e admiração, que ao ver as rugas e imperfeições da estrada, mais se encantava com aquela visão. E aos poucos ela foi se permitindo, largando máscaras, ganhando kilos e marcas. Mas entendendo que a beleza da árvore, não está em suas medidas, mas sim nos vincos do tronco envelhecido, com raízes fortes e bem espalhadas. E as verdades que alguém tinha escrito, agora eram lembranças passadas. 

Marias, Joanas, Sandras e Isis, cada qual na sua fôrma, todas querendo ser Clarisses, enquanto Clarisse chorava sozinha em seu mundo, pois não entendia porque nunca se encaixava. E a liberdade tomou aquela criatura em seu todo, e trouxe com ela experiências de felicidade, que preferem sorrisos a um corpo bonito. Pessoas, histórias, amores e amigos.. a uma vida toda programada. 

E essa mulher descobriu que está viva, que pode ser tudo aquilo que sonhava, mudar de ideia, de cabelo, de amigo, só não pode ficar com a alma trancada. E com a licença poética devida, descobriu que a beleza realmente existe quando se decide, ser quem você é... De cara e alma lavada. E aquela já dita e desconfortável Clarisse, descobriu que agora podia ser apenas... Flávia. 

O que é beleza para você?



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!