sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Presente de natal: bichinho de estimação

Oi Pessoal!

Com vocês, o mais novo membro da nossa família: Piquenique, o peixe beta!



Na última terça-feira, enquanto lanchávamos na casa da minha sogra, minha cunhada (e dindinha do Théo) chegou na sala com um aquário pequenino, contendo um peixe beta vermelho. Théo, na mesma hora, ficou apaixonado pelo peixe, tentando chamar a atenção dele, conversar com ele. Ficamos morrendo de fofura de toda aquela inocência.

Na hora de ir embora, ele quis porque quis trazer o peixinho para casa. 

E foi aí que a minha cunhada revelou: o peixinho era, desde o início, um presente de natal para o Théo, mas ela não sabia se iríamos aceitar. Aceitamos na mesma hora, mas com ressalvas (eu não vou limpar o aquário, porque tenho #nojinho), rs.

Foi muito legal o Théo ganhar o peixinho. Ele o batizou de Piquenique (um nome muito criativo e lindamente infantil, na minha opinião). Vi nesse presente muitas oportunidades de aprendizado, e foi por isso que resolvi divulgar a ideia.

Desde que o Piquenique chegou aqui em casa, o Théo começou a ter RESPONSABILIDADE. 

Théo é o responsável por alimentar o peixinho duas vezes por dia, e também o responsável por limpar o aquário uma vez por semana com o papai. Essa, para mim, foi uma excelente maneira de introduzir o conceito de responsabilidade na vidinha dele. Ele sabe que precisa alimentar o peixe e limpar sua "casinha".

Desde que o Piquenique chegou aqui em casa, o Théo pôde entender o que é o CUIDADO e o CARINHO.

A responsabilidade que ele passou a ter com o peixinho também gerou nele, muito rapidamente, um sentimento de carinho e de cuidado com o peixe (vide foto acima, em que ele beija o aquário). Ele já tentou até fazer carinho no peixe (socorroooo)!

Desde que o Piquenique chegou aqui em casa, Théo pôde ter um maior CONTATO COM O MUNDO ANIMAL.

Théo sempre teve medo de outros animais de estimação, como gatos, cachorros e pássaros.  A mamãe aqui ama pássaros e teve vários deles ao longo da infância (mas hoje em dia prefere que eles fiquem soltos). Já gatos e cachorros não são o nosso forte, rs. O peixinho foi uma saída legal, prática e interessante de fazer o Théo ter algum contato mais próximo com um bichinho. 

Théo pergunta o tempo inteiro sobre as características do peixe. Quando ele quis que o peixe dormisse com ele na cama, expliquei que o peixinho precisa ficar sempre na água. Quando ele ofereceu pão para o peixe, expliquei que o Piquenique come outro tipo de comida. E assim, a cada dia, ele (e eu) descobrimos algo novo sobre esse novo integrante da família.

Desde que o Piquenique chegou aqui em casa, nós temos o compromisso de FAZER ALGO JUNTOS todos os dias.

A hora de cuidar do Piquenique é uma oportunidade muito gostosa de juntar a família!

Enfim, achei a ideia do presente muito legal, uma oportunidade incrível de introduzir alguns valores tão importantes na rotina do meu pequeno. Fica aí, então, a dica de um presente muuuuuito legal e diferente para as crianças nesse natal. Esse presente, independentemente de qual animal seja, é certeza de acerto! 

Espero que essa ideia tenha iluminado as cabecinhas por aí!

Muito obrigada e até a próxima!

Beijinhos,



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!