quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Em defesa das Princesas!

Elas fazem parte da infância da minha filha, e é assim que eu começo esse texto.

Somos bombardeados por textos e vídeos de anti-princesas a todo instante que pregam uma necessidade excessiva de só falarmos com nossas filhas de mulheres reais ou que não tenham traços de princesas para não as influenciarem "negativamente".

Eu amo os filmes da Disney, incluindo todas as princesas! Acredito que faça parte da infância e estou amando reviver a minha, assistindo tudo de novo com a minha filha e ainda conhecendo novos personagens.

Eu vou falar um pouco das princesas preferidas da Cecília e acredito que eu influenciei um pouco na escolha de duas, pois sou apaixonada pela Ariel e Bela que são da minha época.


sofia é uma princesa altruista, linda e fofa




Sofia

Ela não nasceu princesa, sua mãe casou-se com o rei após os dois se tornarem viúvos. Ela vive aventuras ao lado dos filhos do rei e seus amigos animais, sem esquecer suas raízes e amigos da aldeia. É um seriado com vários episódios que trazem lições deliciosas para as crianças em seus relacionamentos na escola, com os pais, pessoas e animais.

Ela é altruísta, corajosa, humilde, dedicada, amorosa e muito fofa!

elsa é uma princesa poderosa, corajosa e princesa linda

Elsa

Ama a sua irmã acima de tudo, mas possui um poder e não sabe controlá-lo. Acaba se isolando, ainda quando criança, para não machucar ninguém. Depois de um tempo sozinha perde os pais e precisa se tornar rainha, seu poder é revelado durante a coroação. Ela foge para montanha onde pode ser quem ela é de verdade sem colocar pessoas em risco. Depois de achar que irmã foi congelada acidentalmente, aprende que o que controla o seu poder é o amor. 

Ela é uma princesa poderosa, misteriosa e que traz o amor verdadeiro entre irmãs como a mensagem principal do filme Frozen.


anna é uma princesa doce, amorosa e princesa linda

Ana

Irmã da Elsa. Elas cultivam um amor lindo entre irmãs. Se sentia muito sozinha depois da Elsa ter se isolado, sem entender, acha ter sido abandonada pela irmã. Com a morte dos pais, Ana vê a irmã durante a coroação onde acredita ter encontrado seu príncipe encantado e aceita se casar com ele. Após, vai tentar encontrar a irmã sozinha na montanha e acaba contando com a ajuda de um estranho. No fim ela descobre que as pessoas nem sempre são o que parecem. Ela quase perde a vida a espera de um ato de amor verdadeiro, até que ela resolve salvar a irmã do falso príncipe encantado e o seu ato a salva também.

Ela é uma princesa amável, simpática, gentil, doce e corajosa.

bela é inteligente e uma princesa linda

Bela

Bela tem um fascínio pelos livros. Inteligente, não vê graça alguma em Gastão que arranca suspiros das mulheres da aldeia por sua beleza. Seu pai é um inventor e ela apoia o pai em suas invenções e descobertas. Até que ele fica perdido e se torna prisioneiro de uma Fera. Bela troca de lugar com o pai e acaba se apaixonando pela beleza interior da Fera e sua maneira de viver em seu palácio, sem saber que ele é um príncipe enfeitiçado.

Ela é uma princesa inteligente, generosa, preocupada com a sua família e não liga para a beleza exterior.

merida é corajosa, valente e uma princesa linda

Merida

Herdeira do trono chega a idade de se casar. A mãe tenta prepará-la a vida toda para o cargo real, mas ela prefere estar nas montanhas, florestas, cachoeiras com seu cavalo, arco e flecha. Ela resolve disputar o seu dote junto aos príncipes e acaba sendo a melhor na competição, desbancando os pretendentes. Irritada a mãe joga o seu arco na lareira e elas brigam. Merida corre para a floresta e encontra uma bruxa que a oferece uma poção para transformar sua mãe. O que a princesa não sabe é que ela será transformada em um urso. Merida passa alguns dias com a mãe na floresta, mostrando suas habilidades e ajudando-a a se adaptar em sua nova realidade, até que elas descobrem a maneira de fazer a mãe voltar ao normal. Ambas aprendem a dar valor no que as duas creditavam como certo e necessário.

Ela é uma princesa perseverante, valente, corajosa e de personalidade forte.

ariel é aventureira, corajosa e uma princesa linda

Ariel

Filha caçula do rei Tritão fascinada pelo mundo dos humanos não entende porque o pai proibi a relação do povo do mar e sereias. Ela salva um humano de um naufrágio se apaixona por ele. Procura a bruxa do mar para torná-la uma humana e troca a sua voz pela magia temporária. Ela vive no castelo por um tempo sem conseguir falar com o príncipe, mas com gestos e ações eles começam a se  aproximar cada vez mais. Até que a Ursula, bruxa do mar interfere e Eric, o príncipe, tem que lutar com a bruxa para proteger a princesa e todo o povo do mar, pois sua intenção era se tornar rainha. A coragem de Ariel é determinante para o final feliz.

Ela é uma princesa sonhadora, ama música, curiosa, aventureira e determinada.

princesas sim! em defesa das princesas


Elas continuarão fazendo parte da infância da minha filha até que ela se torne mocinha demais para isso e perca o interesse e se delicie as vezes ao assistir uma ou outra, assim como eu enquanto mãe. Elas trazem fantasia e alegria para a infância, além de ensinamentos sim, que podem ser utilizados para exemplos reais.

Sou fã das princesas e todo o mundo do faz de conta!


Beijos,


Aline Caldas Viterbo














_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!