terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Trocando os filhos de escola - Escolas Infantis na região leste de BH





Olá, pessoal!


Há muito tempo venho planejando iniciar aqui no blog uma coluna sobre as escolas de BH. Hoje, finalmente, esse plano começa a sair do papel!

Quando a minha licença maternidade estava acabando, comecei a pesquisar alguns berçários onde matricular o Théo. Fiquei muito apreensiva, pois percebi uma defasagem de dados sobre escolas infantis em BH na internet. Muitas escolas não possuem site ou Facebook, e mesmo as opiniões deixadas no Google são bem escassas. O jeito foi selecionar algumas que conhecia de vista e visitá-las.

O Théo atualmente estuda no Batista Baby, que é a escola infantil do Colégio Batista Mineiro. Não tenho absolutamente NADA a reclamar de lá. É uma escola pequena, muita arrumada, bem cuidada, com profissionais muito capacitados e carinhosos com as crianças, atividades de educação física, música, oficinas de pintura, etc. O preço, no entanto... não vou mentir, é salgado. E foi por esse motivo que, com muita dor no coração, decidi procurar uma nova escola para ele. A situação financeira do país é de vulnerabilidade, e decidimos por conta disso tentar diminuir alguns custos (até porque precisamos economizar dinheiro se queremos realizar nossos sonhos e planos).

Os motivos para trocar uma criança de escola são vários: a insatisfação com o ensino, o fato de a criança não se adaptar, o valor das mensalidades... A gente que é mãe (ou pai, ou responsável) fica com o coração apertadinho. Isso é normal em qualquer coisa que a gente faça na vida, no entanto. O importante é visitar as escolas com carinho e atenção, confiar no sexto sentido de mãe e saber que está fazendo a melhor escolha. Sentimento de culpa não vale!

A seguir, vou falar um pouquinho para vocês sobre algumas escolas que visitei na região LESTE de bh. Vou fazer aqui uma resenha bem superficial das escolas que visitei. Se quiserem mais detalhes delas, é só mandar um e-mail para giulia.lage@gmail.com!


1. Batista Baby

Berçário - Maternal

Essa escola tem site

Sou suspeita para falar de lá. É um lugar que o Théo ama, está lá desde os 3 meses e meio. A única questão problemática, para mim, é que o preço está acima do de outras escolas da região.


    Endereço: R. Araxá, 514 - Colégio Batista, Belo Horizonte - MG
    Telefone: (31) 2516-8415



2. Passo a Passo Centro Integrado da Criança

Berçário - Maternal - Pré-escola

Essa escola infantil é uma escola pequenininha, mas muito arrumada e aconchegante. Todos os funcionários receptivos e de bom humor.




    Endereço: Rua Serravite, 64 - Floresta, Belo Horizonte - MG, 31015-220
    Telefone: (31) 3442-8236


3. Trilha do Saber

Maternal - Pré-escola (estão pensando em abrir berçário)

Escola silenciosa, tranquila e pequenininha. 


    Endereço: R. São Mateus, 384 - Sagrada Família, Belo Horizonte - MG, 31035-330
    Telefone:(31) 3466-9117

4. Pedacinho de Gente

Berçário - Maternal - Pré-escola

Escola pequena e atendimento simpático.


Essa escola tem site 


    Endereço: R. João Gualberto Filho, 141 - Sagrada Família, Belo Horizonte - MG, 31030-410
    Telefone:(31) 2515-6414

5. Instituto Pedagógico Dó-Ré-Mí

Maternal - Pré - escola

Essa escola realmente me surpreendeu. É pequenininha, tem uma estrutura muito arrumada e os funcionários são MUITO atenciosos! Fiquei encantada! Pena que só têm turnos tarde ou integral (eu preciso só do turno da manhã)

Essa escola tem site



    Endereço: Rua Cabrobó, 471 - Sagrada Família, Belo Horizonte - MG, 31035-350
    Telefone:(31) 3466-2812

6. Escola Infantil Vovô Honorato

Maternal - Pré-escola

Tenho muitas referências positivas dessa escola. Ela é pequenininha, mas os funcionários são muito atenciosos e as crianças gostam muito de lá!



    Endereço: R. São Lucas, 457 - Sagrada Família, Belo Horizonte - MG, 31030-310
    Telefone:(31) 3467-4582

7. Colégio Santa Maria - Floresta

Maternal - Pré-escola

Essa escola tem site 

Estudei no Santa Maria minha vida inteira e, portanto, sou suspeita para falar. A escola é grande, mas o prédio das crianças é separado (tem até uma entrada independente) e tem aquela carinha de escolinha de bairro. Gostei muito dos funcionários e da estrutura da escola em geral.



Endereço: Rua Jacui, 237 - Floresta, Belo Horizonte - MG, 31110-050
Telefone:(31) 3449-5500


8. Instituto Monteiro Lobato

Berçário - Maternal - Pré-escola

Essa escola tem site 

A escola está aberta há 43 anos e mudou recentemente de endereço. A nova casa tem uma boa estrutura, as crianças parecem felizes e o atendimento da coordenação é bom.


    Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 312 - Floresta, Belo Horizonte - MG, 30150-100
    Telefone:(31) 3226-6609


Outras escolas com as quais entrei em contato:

- Colégio São José (Floresta): (31)3222-5328
- Colégio Nossa Senhora das Dores (Floresta): (31) 3226-6993
- Ideia de Criança (Colégio Batista): (31)3444-4838
- Escola Infantil Be-a-bá (Sagrada Família): (31)3461-8185
- Colégio Conviver (Sagrada Família): (31) 2526-6926
- Escola Raumsol (Floresta): (31) 3442-7579
- Pequenos Gênios (Sagrada Família): (31) 3466-1547
- Colégio Santa Tereza (Santa Tereza): (31)3463-0440
- Instituto pedagógico Santa Tereza (Santa Tereza): (31) 3481-1544

Essas foram as escolas que avaliei para matricular meu filho. Existem muitas outras que risquei da lista por causa de orçamento, distância, estacionamento próximo, etc. A PBH tem uma lista com TODAS as escolas autorizadas a funcionar em BH, separadas por região! É só clicar aí no link pra encontrá-la!

Qualquer dúvida, curiosidade, comentário, já sabem, né? Manda pra gente!

Um beijinho,



Giulia.

_

9 comentários:

  1. Seria interessante se existisse tipo uma "corrente" de mães, para uma ajudar a oura, muitas vezes ficamos em duvida sobre alguma escola, e ouvir quem já tem filho lá dentro seria um alivio, eu passei por isso duas vezes, a primeira escolinha da minha filha, escolhi depois de conhecer algumas ma~es de alunos, a segunda escola, que por acaso é na região leste de bh, já foi pela localidade , fiquei apreensiva de não conhecer ninguem para me falar sobre a escola. Muito boa sua postagem, adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kah!

      Também sinto uma falta imeeeeensa dessa corrente de mães! Fiquei tão perdida na primeira vez em que fui procurar escola... Hoje me sinto um pouco mais segura, mas ainda gostaria de ter a opinião de outras mães. Seria tão legal se pudéssemos promover algo assim! Vou pensar em alguma coisa junto com as outras meninas do blog. Se você tiver alguma ideia, mande para a gente!!!

      Muito obrigada pela participação!

      Um beijinho,

      G.

      Excluir
    2. Oi , fico feliz que tenha me respondido, no proximo ano começo a luta por busca de escola novamente, a escola que minha filha estuda é só até o primeiro ano, são tão poucas informações sobre escolas, que realmente, agente fica perdida, acompanho algumas mães Youtuberes que tem grupo de whatsap, na qual falam sobre os desafios da maternidade, mas quem sabe, uma rede de compartilhamento de informações por email, facebook, são varias as opções de rede social, quem sabe alguma da certo né.....rsrrs...obrigada pela atenção!!bju

      Excluir
    3. Meninas quero deixar uma dica!!! Quando eu estava procurando por escolinhas recebi o convite de uma amiga para participar de um grupo fechado do Facebook sobre escolas de Bh. É bem interessante para conhecer a opinião de outras famílias à respeito das escolas! Kah me adicione no facebook para eu lhe convidar para o grupo!

      Excluir
  2. Ola mamães! Estou procurando um prell pro meu pequeno. Sou nova em BH eestou morando no floresta. Achei o Batista muito caro, qual voces sugerem?

    ResponderExcluir
  3. Mamães, minha filha tem 3 anos e desde 1 ano e meio está no colegio Santa Tereza, gosto muitissimo da escola, estou gravida do segundo e pretendo colocar la tambem.
    Tive tambem excelentes referencias do Batista baby e do Vovô Honorato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Avia, vou lá conhecer, o Batista é bem salgado$$$

      Excluir

Obrigada!
Volte sempre!