terça-feira, 24 de março de 2015

Como é a Páscoa no Canadá

AS LOJAS


Eu moro no Canadá há 5 anos e sempre fico surpresa com a diferença das lojas daqui e no Brasil no período de Páscoa. Quando eu me mudei pro exterior, eu sentia uma profunda falta de entrar numa loja e encontrar aqueles ovos de chocolate enormes decorando cada canto, mas hoje que eu tenho filhos, eu agradeço por não ser assim.



Lojas Americanas no Brasil
Enquanto no Brasil as lojas se revestem de ovos de chocolate de vários tamanhos, cores e tipos, e mal deixam espaço pros próprios consumidores entrarem, aqui no Canadá quase não encontro um pra comprar.  Costumo brincar que os canadenses levam tão à sério a Caça aos Ovos, que até mesmo nas lojas a gente tem que ir à caça - e muitas vezes não encontra.

Supermercados Nesters no Canada
Essa é a foto de uma rede de supermercados daqui. Andei todos os corredores e só achei essa estantezinha singela com coisas de páscoa: sacos com mini-ovos, coelhinhos (ocos) de chocolate e outras barras pequenas.

Depois fui ao Walmart, que em geral é o antro do consumismo e onde eu vou só quando estou com rompante de comer porcaria mesmo, e achei muito mais coisas de Páscoa - mas longe de se comparar às lojas tupiniquins.


Eram 4 estantes dedicadas aos chocolates.


Walmart no Canada

Muitos coelhinhos dourados... Parecem o Oscar da Páscoa, né gente? :)



Sacos e sacos de ovinhos minusculinhos.



E cestinhas variadas pra coletar os ovinhos!


TRADIÇÃO NO CANADÁ

A gente pintando ovos cozidos e fazendo artesanato pra Páscoa
Aqui, a tradição é juntar as crianças pra pintar ovos cozidos alguns dias antes da Páscoa. Dá pra pintar com guache ou canetinha. Daí, no domingo de manhã a gente esconde os ovinhos pela casa, no quintal ou num parque e coloca as crianças pra irem à caça. Há quem use só ovos cozidos, de chocolate, de plástico (com alguma surpresa dentro) ou até gizes em formato de ovos. 

Ovos de giz
Esses últimos são particularmente populares aqui em casa, pois depois de encontrados são usados pra desenhar no chão de cimento e brincar de amarelinha.


No domingo de Páscoa, muitos parques promovem a Caça aos Ovos pro público em geral - seja de graça ou por um valor simbólico (geralmente por doação). A única coisa, é que tem que chegar na hora marcada! As crianças costumam ser tão rápidas, que em poucos minutos todos os ovos já foram encontrados! 

Foto via WhatsOnSeaToSky.com
Foto via Cleveland.com
Só ficam os coelhinhos pra contar a história! :)


Boa Páscoa!


Luciana Azevedo
_

6 comentários:

  1. Ameeeeei! A ideia de pintar ovos é bem legal! Podemos fazer isto aqui!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Thaisa! É super simples, divertido e uma alternativa mais saudável que os chocolates, ne? Aqui as crianças adoram ovo cozido (e dura bastante na geladeira, nao precisa comer tudo num dia). :)

      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Muito mais divertido assim! Ano passado o pessoal da turminha da escola da Clara organizou uma caça aos ovinhos (de chocolate) em uma chácara, foi super divertido.
    Agora, Lu, o que acha de mandar um singelo coelhinho Lindt desses aqui para Brasília hein? Que tal? hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly! Que legal que a Clara ja participou dessa brincadeira! Toda criança gosta de procurar coisas escondidas, ne? :)

      Já os coelhinhos suíços... Hmmm, isso é privilégio mesmo! Podexa que eu mando sim! Hahaha

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Que delícia de Páscoa! Livres do consumismo imposto, como é aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! E outra coisa que gosto, Barbara, é que nao vejo um chocolate com marca licenciada mostrando personagens da Disney e outros pra instigar as crianças a pedirem. Tampouco propagandas sobre a páscoa na TV. :) Beijos!

      Excluir

Obrigada!
Volte sempre!