sexta-feira, 28 de abril de 2017

Férias em família: Rumo à Chapada dos Veadeiros

Viajar é um projeto de vida para a minha família. Planejar roteiros, organizar a viagem, pesquisar sobre lugares e suas histórias nos dá muito prazer.

Bem, nessas férias decidimos conhecer a Chapada dos Veadeiros. E, escrever sobre essa viagem, além de me reportar a lugares belíssimos, ativou minha memória afetiva e encheu meu coração de pura e verdadeira alegria.

cachoeira mais bonita do brasil, cachoeira santa barbara, chapada de veadeiros, ecoturismo em família, passeios em familia, Roteirinho da Sorte, roteiro de férias, viagem mg em família

Iniciamos nossa aventura no dia 20 de Março ,dia equinócio de Outono . Místicos acreditam que o equinócio abre portais espirituais. Pelo sim ou pelo não , desembarcamos em Brasília debaixo de muita chuva. Alugamos um carro e seguimos viagem para Alto Paraíso ( uma das cidades que compõe a Chapada) .Fomos pedindo aos céus um tempo propício para aproveitar as cachoeiras, renovar energias e curtir nossas merecidas férias. O fato é que o universo conspirou ao nosso favor e ao chegarmos em Alto Paraíso o tempo estava  ensolarado.

Jardim de Maytrea

Com algumas horas de estrada presenciamos o mais transcendental pôr do sol de nossas vidas. Tudo plano, planíssimo e 360º de visão magnifica de um céu colorido em tons de laranja, amarelo, rosa e lilás. Um arco-íris ,no céu rosa, anunciava que dias lindos estavam por vir.

Agradecemos a Deus por nos brindar com uma visão tão extraordinária.È de encher os olhos não é mesmo?

Ficamos maravilhados com o espetáculo da natureza.

cachoeira mais bonita do brasil, cachoeira santa barbara, chapada de veadeiros, ecoturismo em família, passeios em familia,pôr do sol, Roteirinho da Sorte, roteiro de férias, viagem mg em família

Maria iluminada

Claro que sabíamos que estávamos indo para um lugar reconhecidamente místico. Veadeiros fica sobre uma grande pedra de cristal de quartzo e no paralelo 14 ( mesmo paralelo que está localizada a cidade Inca de Machu Picchu) .

cachoeira mais bonita do brasil, cachoeira santa barbara, chapada de veadeiros, ecoturismo em família, passeios em familia, paralelo14, misticismo,Roteirinho da Sorte, roteiro de férias, viagem mg em família

A Chapada é composta por três lugares: Alto Paraíso ( mais estruturada ), São Jorge (distrito de Alto Paraíso) e Cavalcante .
Veadeiros, ainda, apresenta turismo um pouco tímido e atraí pessoas que procuram um lugar zen para relaxar e curtir  as belas cachoeiras do lugar.

cachoeira mais bonita do brasil, cachoeira santa barbara, chapada de veadeiros, ecoturismo em família, passeios em familia, Vale da lua,Roteirinho da Sorte, roteiro de férias, viagem mg em família

Mirante próximo ao Vale da Lua

Mirante da Cachoeira do Abismo

Quando pesquisamos sobre ir à Veadeiros com crianças, infelizmente ,tivemos poucas informações. Sabíamos que nem todos os passeios seriam feitos com a Maria. O Mirante da Janela, por exemplo , tem uma trilha pesadíssima e, é claro que eu não arriscaria a segurança da minha filha de maneira alguma. Em uma próxima viagem este mirante estonteante estará no roteiro ,é claro!

A Chapada é composta por três lugares: Alto Paraíso ( mais estruturada ), Mirante da Janela,São Jorge (distrito de Alto Paraíso) e Cavalcante .

Mirante da Janela

Cataratas dos Couros ,Rio da Prata , Sertão Zen e Cachoeira do Segredo ficariam para uma próxima viagem à Chapada. Todas apresentam trilhas bem pesadas e , além do mais, Veadeiros não é um lugar para ir somente uma vez na vida. São tantas as atrações que é impossível conhecer todas as cachoeiras,mesmo que você fique dias, e até mesmo meses por lá.

A Chapada é composta por três lugares: Alto Paraíso ( mais estruturada ), Vale da Lua,São Jorge (distrito de Alto Paraíso) e Cavalcante .

Vale da Lua

Como nosso programa incluía uma criança ,priorizamos um roteiro que fosse interessante para toda a família.

As cachoeiras  deslumbrantes não faltam: com águas escuras, esverdeadas, azuis, transparentes, com acesso fácil, com trilhas para todos os gostos.

Tivemos a oportunidade de mergulhar nas águas azuis da cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante, considerada a cachoeira mais linda do Brasil.

Gratidão sem fim

Essa cachoeira fica em uma comunidade quilombola, Engenho II, seu acesso é feito por estrada de terra bem precária . Somente com guias autorizados pode-se seguir a trilha para as cachoeiras do local. Santa Bárbara e Barbarinha são absurdamente lindas de viver!. Suas águas transparentes hipnotizam ! Fiquei um bom tempo agradecendo a Deus por tanta beleza. O nosso guia, Manoel , achava graça, pois  eu repetia que tudo era lindo e encantador. Eu fiquei fascinada pelo lugar!

Barbarinha ou cachoeira da Amostra

Barbarinha fica a poucos metros da magnífica Santa Bárbara e é um colírio para os olhos. Tem águas claras e poço fundo. Mesmo Duda sabendo nadar , preferimos usar colete.

A deslumbrante Santa Bárbara. Uma foto assim é um privilégio, pois a cachoeira é bem procurada e famosa na região.

Cachoeira Santa Bárbara

Ainda em Cavalcante ,aproveitamos para conhecer a cachoeira da Capivara. Deixamos a linda Candaru para quando a Maria estiver maior. A trilha que leva à cachoeira é cheia de pedras e declives.

Nosso roteiro :

Parque Nacional da Chapada Dos Veadeiros:

A entrada do parque é gratuita e há várias opções de trilhas como: as corredeiras, cachoeira das Cariocas, Seriema e Saltos.

Como não faríamos a trilha do Mirante da Janela, optamos por vir a Cachoeira dos Saltos mais de perto. È uma trilha muito linda, mas um pouca cansativa. Maria percorreu conosco os 11km , mas fomos fazendo muitas paradas ao longo da trilha. Mini arbustos, “chuveirinhos”( planta nativa do cerrado), nascentes e muitos pássaros foram nos distraindo ao longo do percurso até a imponente cachoeira.

Saltos do Rio Preto :

Com 120 e 80 metros de quedas d’água, respectivamente, as cachoeiras do Rio Preto I e II são as atrações mais marcantes da chapada. As atrações podem ser aproveitadas de duas formas, pelo mirante da Janela com vista em frente as duas cachoeiras e acessando o poço da Rio Preto I (80m) e um mirante da Rio Preto II (120) em uma trilha de 11 km na entrada do Parque Nacional.

Saltos

Próximo ao Parque Nacional encontra-se a trilha que leva à cachoeira do Abismo e Mirante da Janela. A trilha até a cachoeira do abismo e piscina de borda infinita é relativamente fácil, mas a do mirante , não. Trilha bem pesada , mas recompensada por uma vista magnífica da cachoeira dos Saltos.

Maria amou as piscinas da cachoeira do Abismo. Como o fluxo de água estava baixo a piscina de borda infinita não foi formada, mas aproveitamos muito o lugar. Fora os mirantes de tirar o fôlego. Uma vista linda . Lugar para meditar , filosofar sobre a vida e agradecer a Deus.

Cachoeira do Abismo

Almécegas I
A cachoeira Almécegas I está localizada dentro da Fazenda São Bento, que fica na estrada entre Alto Paraíso e São Jorge. O acesso é fácil e a trilha leva aproximadamente 20 minutos. Você poderá explorar a cachoeira de três maneiras: do mirante, onde você terá um visual incrível de frente para a queda; lá de baixo, onde você poderá mergulhar e ir embaixo da queda e nas piscinas, que ficam na parte de cima, com mini poços ótimos para relaxar.

Loquinhas

Um verdadeiro santuário ecológico repleto de poços com águas cristalinas com quedas de diferentes tamanhos. O complexo abriga duas trilhas principais suspensas toda em madeira facilitando o acesso para qualquer pessoa. Possui estrutura com decks facilitando os banhos e preservando o meio ambiente. Os Poços Xamã s saci são imperdíveis.

Recarregando as baterias

Poço Xamã

Cachoeira dos Cristais
Infraestrutura ótima para famílias com crianças. O local possui infraestrutura com redário, slackline, restaurante com o melhor pastel de palmito com pequi da região.

Véu da Noiva

Cachoeira do Poço Encantado
Fica entre Cavalcanti e Alto Paraíso. Poço de águas bem verdinha. Lugar muito lindo.

Vale da Lua

Formação rochosa peculiar que se assemelha ás crateras lunares. Lugar de fácil acesso, porém é importante respeitas as faixas de demarcação, pois há grandes poços perigosos ao longo das pedras.
Há grandes piscinas após as pedras . Um passeio imperdível . Infelizmente, o acesso à todas as cachoeiras têm taxa de visitação entre 20 a 30 reais por pessoa. Precinho salgado quando se está em família.

Vale da Lua

Àguas termais do Morro Vermelho.
A estrada de acesso precária , muito precária. Há três piscinas com águas termais que são procuradas pelos trilheiros depois das caminhadas por Alto Paraíso e de São Jorge. O local fica aberto até às 22h e possui restaurante. Maria amou esse passeio.

Águas termais

Enfim, o sentimento que fica, depois de um mês de retorno à rotina, é que fomos transformados mais uma vez: iniciamos uma transição rumo a uma dieta lacto vegetariana, assumindo a responsabilidade sobre como nutrir nossos corpos de forma equilibrada e saudável. Esse já era um desejo antigo que foi tomando forma e gosto durante nossa estadia no Paraíso dos Pandava. Lugar extremamente acolhedor e fascinante. A experiência de hospedagem em num Asham de influência Hare Christina com alimentação lacto vegetariana ,cânticos de mantras (pela manhã e ao crepúsculo), prática de Yoga e meditação foi maravilhosa. O lugar parece um pedacinho do paraíso na Terra.

Meditação no Paraíso dos Pândavas

Ficamos em um quarto com grandes janelas de vidro, água de nascente nas torneiras, ducha quente, enxoval de algodão cru e decoração com peças em cerâmica e madeira. Acordávamos sempre com o nascer do sol a invadir o quarto e nos encher de luz.

Pândavas

yoga, meditação, mantras, viagem em família, roteitinho de viagens

Às 6 horas Guiridhari, guia espiritual do lugar, nos esperava para o cântico de mantras junto aos outros hóspedes da pousada. Após o mantra iniciava-se a prática de yoga.

“Hare Krishna” é uma abreviação do famoso maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Esse antiquíssimo mantra, encontrado nos Upanishads, é uma invocação direta a Deus, em amor e devoção. Hare é uma invocação ao aspecto feminino de Deus (Deus Mãe) “ Giridhari Das (Gustavo Dauster).

Ao término da Yoga, um cheiro de pão caseiro, cacau e chás tomava contada do lugar. Nos alimentávamos com raízes, sementes, creme de leite vegano, tofu temperado com açafrão, mel , frutas do cerrado e comida com inúmeros temperos, exceto alho e cebola. Segundo Guiridhari alho , cebola e cafeína dificultam a prática da meditação e, por isso não faziam parte do cardápio.

yoga, meditação, mantras, viagem em família, roteitinho de viagens

Raquel e Catarina organizando as refeições

Como boa mineira e cozinheira que sou , pensei ter dificuldade em apreciar uma comida sem alho , mas juro que nunca comi nada tão leve e saboroso na minha vida. Mesa posta com cuidado e harmonização, preocupação com tempo de cozimento dos alimentos, variedade de temperos.... Experiência extraordinária que estamos trazendo para nossa vida cotidiana. Corpo e mente agradecem!

CACHOEIRA, ROTEIRO DE VIAGEM, PÂNDAVAS

Piscina de água natural e cachoeira verde esmeraldas com deck davam mais charme ao lugar. Doses extras de vitamina N , de natureza, ampliavam nosso contato com o verde e nos colocava em sintonia com o planeta.

Viajar em família além de enriquecer nossas experiências culturais, fortalece o vínculo entre pais e filhos, amplia nossas relações, vocabulário e vivências. Desde pequeninha Duda tem contato com a natureza, seja em viagens para diversos lugares de Minas ,seja no Ninho de Beija-flor, escola em que vivenciou experiências marcantes na sua primeira infância.

Por isso, inclusive, ela não tem dificuldades em fazer trilhas, nadar em cachoeiras, rios ou riachos . Se encanta pelo nascer e pelo pôr –do –sol , pelo cantos pássaros , barulho de ondas e cachoeira e céu estrelado... Não tive essas experiências na minha infância e tive que desconstruir muitos mitos e paradigmas para me encantar pelos quatros elementos, pelos bichos e plantas.

Hoje, tenho prazer em estar em contato direto com a natureza e viajar para lugares que possam me enriquecer como ser humano. Meu marido tem uma importante contribuição nessa mudança de postura. Sua inteligência naturalista contagia todos que o conhecem .

Mirante da Cachoeira do Abismo

Eu sou boa com os registros, mas ele é competentíssimo com mapas e trajetos. Um casamento perfeito. Viajamos muito e temos vários projetos para viajar ainda mais. Projeto de vida que nos faz muito bem!

Enfim, este mundo é lindo e é nosso. Temos que cuidar da nossa mãe natureza e ensinar às crianças a cuidar da nossa casa. O planeta agradece e todos só têm a ganhar.

Até a próxima viagem. Te encontro pelo mundo!

Agradecimento especial a Tayla do blog www.bloghoteis.com. Blog da Hoteis.com que dá dicas de viagem sobre os melhores destinos, possibilitando também a reserva de hotéis próximos aos pontos turísticos de sua preferência.

CACHOEIRA, ROTEIRO DE VIAGEM, PÂNDAVAS

Duda , Raquel, Max e nossa mais nova amiga Taila Roncon no paraíso dos Pândavas. Taila generosamente me enviou várias fotos para esse post.