sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Não jogue lixo na praia!


Preparem protetor solar, baldinho, bonés, toalhas e guarda-sol. As férias chegaram e vamos à praia!!! Mas não se esqueçam de uma sacola para colocar seu lixo!
A praia é um excelente local para brincadeiras e diversão, o que se deve andar junto com a consciência da preservação ambiental.

nao jogue lixo na praia.
Curtindo a praia de Copacabana

Estou aqui, em Copacabana, indignada escrevendo este texto.
A praia é linda, é uma delícia ficar aqui, mas o que mais me impressionou não foi a maravilha que a natureza nos proporcionou. O que mais me impressionou foi a quantidade de lixo que o ser humano deixou para trás.

Anna já conhece uma praia no Espírito Santo (Brasil) e duas praias no Caribe (Cuba), porém ela era muito pequena para aproveitar.


Praia Tropicoco

Praia Santa Maria Del mar

Até então tínhamos como padrão "Anna odeia areia" e era verdade. Chegamos á praia com ela no colo, sentamos na cadeira e ela continuou no colo. Ela quis descer. Deixamos, mas já preparados para novamente e, para nossa surpresa, ela amou!!!

A deixamos brincar, claro!
Descobrindo o poder da areia
  
E em menos de 5 minutos juntamos uma quantidade considerável de lixo, sem ela sair do lugar.
Lixo encontrado na areia

 Sim. Isso aí é só o que estava escondido sob a areia aos nossos pés. Aparentemente a praia estava até limpa. Foi só a Anna começar a brincar que o lixo foi aparecendo.

Lixo encontrado na areia

O vento leva areia que cobre tudo, mas isso não quer dizer que o lixo não esteja lá. Vocês fazem ideia do risco que isso representa?
Para as crianças é um grande risco. A gente não pode descuidar que eles enfiam o que acham na boca, no olho, no nariz, no ouvido... Pode acabar com o passeio!!! O meu, por exemplo, ficou prejudicado. Pois eu não tirava os olhos ela, com medo do que ela poderia encontrar.
E os riscos para o meio ambiente?
 "Tudo o que é jogado nas ruas um dia vai para os rios e para o mar."
Fonte: http://salvandoomeioambiente.blogspot.com.br/2009/06/quanto-tempo-natureza-demora-para.html

Cuidados com o lixo que você produz:
- Não jogue lixo na praia (nem no chão em qualquer outro lugar); 
- Leve sempre uma sacola para colocar seu lixo (vai que não encontra uma lixeira por perto, não é?!);
- Faça uma lista de tudo que você está levando e certifique-se de trazer tudo de volta para casa, inclusive embalagens, sacos e garrafas plásticas. Tudo que é jogado na areia termina, invariavelmente, no mar, e pode causar a morte de animais e sérios danos ao ecossistema marinho. Nem um canudo pode ficar de fora, portanto, recolha tudo que foi consumido e deixe a praia da mesma forma como você a encontrou.
- Eu, Cíntia, amo cachorros, mas acho nojento cachorro em praia. Uma vez fui para Arraial d'ajuda e não tive coragem de entrar no mar e nem de sentar na areia por causa da quantidade de cachorros que tinha lá, tive que ir para outra praia.  O que pode parecer um ato inofensivo é, na verdade, um perigo para a saúde de quem frequenta a praia (animais não vermifugados podem transmitir doenças as pessoas que ali transitam. A mais frequente  é a conhecida como “bicho geográfico”, que é transmitida devido ao contato na areia com fezes de cães contaminados pelo verme ancylostoma.)


Na hora de dar uma voltinha na praia, olhe para o chão para não se surpreender com um caco de vidro, embalagens, restos de cigarro, coco de cachorro... Por isso é importante estar com a vacina antitetânica em dia ;)

Ah, e viu lixo na praia? Recolha-o e jogue no devido lugar. Seja um bom exemplo para as outras pessoas. Quanto mais pessoas tiverem atitudes como essa, mais limpa e saudável a praia ficará para você e sua família.
Seja consciente!



Beijo grande!


@minhas24horas

_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!