terça-feira, 8 de novembro de 2016

Etiqueta das Festinhas Infantis

Quem não ama  festinhas infantis não é? As crianças piram e os adultos também!



Esses dias eu li em algum instagran materno dicas de etiqueta em festinhas infantis... comecei e ler pensando ser dicas para quem estava organizando a festa, mas não!!! Eram dicas para quem está sendo convidado! Achei sensacional, pois afinal, só de aniversários eu já fiz cinco festas, fora dois chás de bebê e dois batizados, e em todas elas sempre teve alguma coisinha que eu enxerguei nessa lista.

Lara também está numa fase em que é convidada para inúmeros aniversários dos coleguinhas da escola,  e como ela ainda só tem quatro anos, nós sempre a acompanhamos nas festas. Então achei bem oportuno estas dicas, mas lembrando que algumas delas contém meu ponto de vista! Algumas seriam o correto apesar de eu não concordar por completo... acho que vale muito o bom senso também. Vamos lá:

1) Convite:

Os convite geralmente vêm em nome da criança convidada e família. Quando a criança é pequena, está implícito que os pais ou pelo menos um dos pais deve acompanhá-lo. Caso venha somente em nome da criança, eu sugiro perguntar sutilmente ao dono da festa se será uma festinha só para as crianças (neste caso o certo seria o dono usar alguma frase indicando que os pais deverão deixar a criança na festa e depois buscar).

Dicas de etiqueta para festa infantil


2) Confirmação de Presença:

Mesmo que o convite não peça que seja feita a confirmação de presença, eu acho legal você confirmar, mesmo que por Whatsapp. Quando se trata de uma festa de crianças, geralmente existem lembrancinhas, monitores, brindes... e certamente estes itens variam de acordo com a quantidade de crianças e convidados em geral, então ajuda muito ao anfitrião esta confirmação.




3) Não vai a festa:

Caso não vá a festinha, diga ao dono da festa que não será possível ir. Pelo mesmo motivo acima, estarão contando com você e sua criança. Agradeça o convite, diga o motivo que tem para não comparecer e se possível envie o presentinho (eu, como dona da festa não faço questão do presente não, mas dizem por ai que é o certo! rss...)!

Dicas de etiqueta para festa infantil

4) Convidado não convida:

Este eu acho importante! Geralmente a pessoa já tem um número de convidados para a festa, então não leve fulano e ciclano... principalmente se for uma criança. Eu já presenciei festas que um convidado chega com outra criança que não a dele e diz a dona da festa: "- Olha, eu trouxe fulano, mas não preocupa não... nem precisa dar lembrancinha pra ele!". Agora me diz, como você não dá lembrancinha pra uma outra criança de 5 anos? Eles não entendem isso não gente!
ps.: Caso seja mesmo muito necessário levar, ligue antes para o dono da festa, de preferência com o máximo de antecedência possível, para que ele possa se programar. Isto vale também para vovós, titias...

Dicas de etiqueta para festa infantil

5) Babá:

Caso você julgue que seja necessário levar sua babá na festa, avise também que levará! Afinal na contagem do buffet ela é uma convidada normal!

6) Irmãos: 

Caso o convite seja feito por um amiguinho de um dos seus filhos, ao confirmar avise que ele tem um irmãozinho(a) e a idade, e que ele irá também a festinha.

Dicas de etiqueta para festa infantil


7) Horário:

Festas infantis geralmente têm horário de começo e término. Não chegue antes do horário marcado pois isto desespera o anfitrião, principalmente se a festinha for em sua casa, mas também não chegue muito tarde para que as crianças possam aproveitar ao máximo. Quando estiver aproximando do horário de termino marcado no convite, vá embora... geralmente os buffet cobram qualquer minuto que exceder ao horário marcado para o término.

Dicas de etiqueta para festa infantil

8) Presente:

O presente é uma forma de retribuir o carinho de ser convidado para este momento especial. Eu sinceramente prefiro a presença da pessoa que o presente, mas espera-se que o convidado leve. Na minha opinião não é deselegante perguntar aos pais as medidas de roupas ou sapatos do aniversariante, mas caso não seja possível perguntar compre sempre um número a mais do que  a idade que a criança está fazendo, afinal, se não der pra trocar, se ficar grande, um dia ele usará, mas, se ficar pequeno, não! 
Outra dica legal é levar o seu presente já etiquetado com seu nome ou o nome da crianla convidada, para que o aniversariante saiba quem o presenteou. Isto facilita em caso de troca ou até mesmo para futuros agradecimentos.

Dicas de etiqueta para festa infantil

9) Comida:

Caso a sua criança tenha alguma restrição alimentar, sugiro levar algo que ela possa comer, os donos da festa farão um cardápio padrão, e algumas restrições são bem difíceis de lhe dar. As vezes já se conhece o cardápio antes mesmo de ir à festa, caso seu filho não coma o que for servido, por exemplo, será um rodízio de pizza mas seu filho por escolha sua ou restrição não come, leve ele já com um lanchinho feito e leve também algo para ele comer. Mas saiba que ele verá todos comendo.
Outra coisa importantíssima, não dê nenhum alimento a outra criança sem antes perguntar aos pais se pode! Isto é muito sério... Cada familia tem uma dinâmica alimentar e você não tem o direito de interferir nisto.. e pior, a criança pode ter uma restrição alimentar séria e passar muito mal! Então antes de oferecer algo às crianças, pergunte aos responsáveis, ok?

Dicas de etiqueta para festa infantil

10) Doces:

Para mim a parte mais crítica das festas hoje em dia! E por este motivo eu até mudei a mesa principal da festa de um ano do Theo (farei um post ainda sobre a festinha de um ano dele). Geralmente fazem-se mesas cheinhas de doces, muitas balas, personalizados etc etc... Mas espera-se que até a hora dos parabéns a mesa ainda esteja montada! Então instrua a sua criança a não pegar os doces antes do parabéns!

Apos os parabéns a mesa é liberada para o ataque! Eu costumo chamar este momento de "The Walking Dead"! Siiiiiiiiim!!! Geralmente é a coisa mais horrível! As crianças mesmo saem da mesa com dois ou três docinhos, mas os adultos parecem aqueles mortos vivos do seriado atacando uma presa... saem com tantos docinhos que não cabem na mão! Isto quando não machucam outras crianças para pegar os doces!

Dicas de etiqueta para festa infantil

11) Lembrancinhas:


As lembrancinhas são para as crianças e geralmente já são contadas para o tanto de crianças convidadas, então nada de pedir uma para você ou para a sobrinha da filha da sua vizinha ok? Há casos em que os donos da festa fazem lembrancinhas para todos os convidados, neste caso pegue a sua e nenhuma mais.

Dicas de etiqueta para festa infantil

12) Bebida alcoólica:

Geralmente festas infantis não têm bebidas alcoólicas (o que não é o caso das festas daqui de casa, mas cada um faz do jeito que lhe convir). Caso tenha, controle-se, ainda se trata de uma festa infantil!

Dicas de etiqueta para festa infantil

13) Tema da festa:

Festas infantis geralmente tem sempre um tema. Não leve sua criança fantasia do mesmo tema da festa, a não ser que venha no convite que é permitido. As vezes o aniversariante irá vestir a roupa do personagem principal e espera-se que o brilho seja todo dele, não é?

Dicas de etiqueta para festa infantil


14) Fotógrafo:

O Fotografo foi contratado para tirar fotos da festa e do aniversariante. Não peça a ele para ficar tirando fotos do seu filhos sozinho, e nem fique empurrando ele para aparecer em todas as fotos!

Dicas de etiqueta para festa infantil

15) Monitores das Brincadeiras:

Eles estão ali para auxiliar e guiar as brincadeiras... Eles não tem obrigação de olhar as bagunças do seu filhos, nem se ele vai se machucar (claro que ele pode impedir ne) muito menos ficar o tempo inteiro atrás deles. Tenham o bom senso de vez ou outra observar como seu filho está se comportando.

Dicas de etiqueta para festa infantil

Acho que é isto né?

Claro que tudo que falei aqui não é regra! Nas festas aqui em casa mesmo uma série de dicas ai quase não dá para seguir... aqui nunca tem nem horário para acabar, os adultos se jogam mais que as crianças... uma bagunça! Mas é sempre muito bom e os meninos curtem muito! Muito mesmo!!!!



Faltou alguma coisa? Ou não concordam com alguma coisa que eu falei?
Ajuda a gente aqui... se eu tiver esquecido algo importantíssimo eu atualizo o post ok?
Manda aqui para gente nos comentários ou no email:
contato@mamaesortuda.com

Beijos e mais beijos



_

Um comentário:

  1. Gostaria de uma opinião, na hora do Parabéns algumas mães deixam seus filhos juntos com os aniversariantes e os pais inclusive nas primeiras fotos. Eu acho que esse momento é somente do aniversariante e da família . O que fazer? Estou errada? Isso me incomoda muito. Obrigada pela atenção. Gislaine

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!