terça-feira, 1 de setembro de 2015

Virei irmã mais velha! E agora?

Eu sempre quis ter mais de um filho! Na verdade, queria três, mas desisti da ideia na segunda gravidez. Na verdade, não desisti de ter três filhos, desisti de ter uma terceira gestação, mas isso é tema para um outro post.
Acho lindo família grande...



E acho muito egoísmo meu não dar a minha filha a oportunidade de ter alguém para brincar, brigar, contar os segredos e ser amigo! E ainda tem o fato de que ela nunca estará sozinha... mesmo quando papai e mamãe não estiverem mais aqui, ela tem um irmão para contar! Irmãos são irmãos e pronto... laço que nunca se desfaz! E pretendo cria-los para que seja assim... um sempre apoiando o outro.

Mas a minha preocupação eram duas: Não dar um espaço muito grande entre um filho e outro, e, que eles não tivessem ciúmes um do outro! Aí foi meu desafio, que sinceramente, tirei de letra!

Assim que descobri que eu estava grávida comecei a ler bastante sobre como era ter dois filhos, como fazer para que eles se dessem bem e Lara não estranhasse o fato de agora ter que dividir tudo com outra pessoinha.


Quando engravidei Lara tinha um ano e nove meses... então não teve aquele momento “contar para ela que ela vai ter um irmãozinho”... Aconteceu naturalmente! Íamos falando com ela que tinha um neném dentro da barriga da mamãe e que ele seria um irmãozinho dela... incentivávamos muito ela a fazer carinho na barriga... conversava muito e sempre mostrando muita alegria! Fazendo ela sentir que seria uma coisa maravilhosa para ela.
Comecei a mostrar para ela as pessoas que ela gostava e seus irmãos, por exemplo: “Lara, a Dinda é irmã da Tia Julia... não é legal?”

Levamos ela a um dos ultrassons para que ela pudesse ver o irmãozinho dela dentro da barriga da mamãe, mas não deu muito certo... Lara é muito ciumenta comigo e não suportou ver o médico “mexendo” em mim! Então se quiserem mesmo levar, estejam preparados para uma pessoa ter que sair da sala com o irmão mais velho. Este dia meu marido teve que sair com ela, e só viu a ultrassom depois que o médico tinha feito todas as medidas.

Eu peguei algumas dicas legais para este momento, e acho muito válido repassar a quem está à espera do segundo filho.

 Fale do irmão com entusiasmo:  Sempre que for falar com o irmãozinho mais velho sobre o Bebe, fale como se fosse a melhor coisa do mundo! Use uma entonação de voz de felicidade e narre tudo de maravilhoso que eles poderão fazer juntos.


 Troque presentes entre eles no nascimento: Quando meu marido foi levar Lara para conhecer o Theo no hospital, deu a ela um embrulho de presente com umas bolinhas de borracha de morder, para que ela presenteasse ele. Nos também embrulhamos uma boneca para ela e falamos que foi o Theo que trouxe a boneca. Ela ficou bem contente... assim ela já associou a chegada do irmão a coisas boas.


 Não brigue com o irmão mais velho por causa do bebê: Parece lógico, mas posso afirmar que é muito difícil de controlar este impulso. Vai ter horas que o irmão mais velho fará de tudo para chamar atenção, ou fará alguma coisa com o pequeno que vocês não vão gostar, mas nesta hora o importante é respirar fundo e não gritar com ele... converse! Se você não pode parar o que está fazendo com o bebê para conversar com o mais velho, chame alguém para te ajudar, mas não brigue com ele. Brigar só vai despertar nele um sentimento de rejeição e assim provocar os ciúmes.


 Incentive-o a ajudar nos cuidados com o bebê: Sempre que for trocar a fralda, dar banho, até dar remédio, chame o irmão mais velho para ajudar. Tenha paciência de deixá-lo tentar fazer primeiro (É claro que ele não saberá trocar a fralda, mas deixe-o pensar que está ajudando muito) para depois tomar a situação e resolver. Elogie sempre que ele ajudar e diga que o irmão adora quando ele ajuda. Porém, não torne esta ajuda uma obrigação... se o mais velho não quiser, diga que não tem problema e faça sozinho. Quando se torna uma obrigação passa a ser muito chato.



 Renove o quarto do irmão mais velho também: Existe sempre aquela empolgação de arrumar o quartinho do Bebe, isto é normal. Mas não se pode esquecer do mais velho neste momento... Além de deixá-lo participar da escolha das coisas para o quarto do bebê, preocupe-se com o quarto dele também. Se não puder refazer todo o quarto, pelo menos alguma novidade arrume para ele. 
No meu caso eu peguei todos os moveis da Lara e passei para o Theo, pois era branquinhos próprios para bebês, e montei um quarto para ela já com cama (com grades removíveis) e guarda-roupas de adulto mesmo... Mas coloquei papel de parede rosa e motivos de princesa. Ela amou e nem ficou com ciúmes do quarto novinho do irmão!

 Tire um tempinho para ficar com o mais velho: Quando estamos com o bebê novinho, é quase que automático aproveitarmos o tempo em que eles dormem para fazermos tudo que eles não nos permitem fazer quando estão acordados, seja dormir também, ou passar roupa. Mas sugiro que usem parte deste tempo para dar uma atenção exclusiva para o mais velho. Ele irá sentir falta da mamãe que era somente dele... Mesmo acordados, peça para que o papai assuma alguns cuidados com o bebê para que você possa se dedicar ao mais velho. Lá em casa eu criei o "banho das meninas", um momento só meu e dela... tomamos banho juntas e brincamos muito.


Posso dizer a vocês que não é fácil não...  Aquela insegurança que temos com o primeiro filho não existe mais, mas em compensação é trabalho dobrado. Quando vem o segundo filho qualquer ajuda é válida. Tenho uma prima que acabou de ganhar seu segundo filho e fez um post em seu facebook que me identifiquei muito. Em resumo ela disse que com a chegada do segundo filho passou a dar ainda mais valor às pessoas em sua volta, que estão fazendo de tudo para ajudá-la... E é assim mesmo! O segundo filho vem para aumentar um amor, que você achava que já não cabia no peito de tão grande!


Theo nasceu Lara estava com dois anos e cinco meses, hoje está com três e desde o nascimento do Theo ela é apaixonada com ele. Dá beijos nele o tempo todo, chama de meu bebê e inventa mil apelidos carinhosos para ele. Defende ele em tudo, e sempre que ganha algo, pede um para o irmão também! Que seja assim eternamente.

Às mamães que estão pensando ai se tentam ou não o segundo filho, só posso dizer: 
Tenha mais um, amor em dobro é bom demais!
(Imagino então amor ao triplo!rss...)


E você que já tem dois ou mais? Como foi a chegada dos mais novos?
Contem aqui pra gente, comenta aqui em baixo! Você pode ajudar a encorajar mais mamães!
Ou então manda um email:
contato@mamamesortuda.com

Beijos e mais Beijos


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!